Ir ao conteúdo

AMD FX-8150 oscilando o multiplicador

Starter

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu montei um desktop com uma mobo ASUS M5A 78L-M LS V2 e um AMD FX-8150 para fazer renderização 3D. Também tenho um Core i7 3770K, montei esse AMD porque estava com um custo bem acessível e eu preciso de uma outra cpu pra fazer essas renderizações, porém na hora de fazer alguns testes de render 3D e até compará-lo ao i7-3770k, fiquei bem decepcionado com o desempenho, o AMD foi bem mais lento, eu sei que a mobo não é das melhores mas o FX-8150 ficou de 30% a 40% mais lento, muito abaixo do esperado, eu até imaginava que iria ser mais lento, mas nem tanto.

Mas quando fui monitorar o que estava acontecendo na hora da renderização 3D, percebi uma coisa, o multiplicador padrão que é de 18x200=3600MHz varia muito, e não pra mais, de vez em quando ele vai pra 21x200= 4200MHz, mas ele cai em muitos momentos para 7x200=1400MHz, que é o valor quando o processador está ocioso. Essa caída dele por acaso é normal?

Tem alguma relação com a mobo que estou usando ou é do próprio processador fazer isso?

Mais uma coisa, a temperatura na hora do render fica em 55º, se estivesse esquentando muito até entenderia essa oscilação do multiplicador, mas não está, ele deveria ficar em 21x que é o modo TURBO que está em AUTO na mobo. Tem como travar esse multiplicador pra não ficar alterando?

Só mais uma coisa, fiz a atualização da Microsoft para os processadores AMD BULLDOZER, mas não senti diferença nenhuma, talvez isso mude para jogos e não para os programas, uso o Windows 7 Professional 64bits.

Postado

Bem, dependendo do software que usa para monitoramento, isso pode ser normal.

Tive um FX-8120 e ele mostrava as mesmas coisas, porém não vi queda de desempenho por causa disso. Mas é completamente normal essa oscilação.

E o TurboCore só ativa se houver folga no TDP atual e se uma aplicação em especial usa 3 ou menos núcleos, então se ele ativar o TurboCore e a temperatura subir muito, ele reduz pra evitar problemas.

Postado

Estou usando o CPU-Z para o monitoramento, mas dizer que é normal não é não, porque eu fiz outro teste trocando o processador para um Phenom II 945 que eu tenho aqui, e nesse teste de renderização 3D, o CPU-Z não registrou em momento algum, uma queda no multiplicador, ficando em 15x200=3600MHz no tempo todo do processamento, ou seja, ficou 100% do processador para o uso da renderização, enquanto em outros testes com o FX-8150 oscilava muito o multiplicador caindo em vários momentos para 7x, sendo que o normal é de 18x, e nesses teste, até comparando com o Phenom II, FX-8150 e o i7 3770k, por incrível que pareça o Phenom II e o FX-8150 tiveram o mesmo desempenho, renderizando uma imagem 3D em pouco mais de 11min, enquanto o i7 3770k fez em 6:20min, quase 50% mais rápido.

Decepção total para os FX, e olha que eu mexi muito na bios pra tentar melhorar o desempenho dele, tentando fazer até uns overclock elevando um pouco a tensão e o multiplicador para 21x200=4200MHz, mas o desempenho não aumentou, em até alguns momentos piorou.

Por esses teste cheguei a conclusão que não é o problema da placa mãe, porque isso não aconteceu com o Phenom II, e sim tem algum problema com os FX (Zambezi), talvez os novos FX-8350 (Vishera) tenham um desempenho melhor, só resta fazer mais um teste.

Postado

faz o seguinte, vai no gerenciador de energia do Windows, em gerenciamento de energia do CPU e coloca o mínimo para 100%, o clock ficará estável.

Não aconselho, pois a redução de clock/multiplicador/voltagens é justamente para economizar energia.

Se o Software não precisa de 4 núcleos, o restante simplesmente desliga, o mesmo acontece com o clock, se não precisa dos 3,6GHz, ele reduz.

Esse é o mundo do clock dinâmico.

Postado
Estou usando o CPU-Z para o monitoramento, mas dizer que é normal não é não, porque eu fiz outro teste trocando o processador para um Phenom II 945 que eu tenho aqui, e nesse teste de renderização 3D, o CPU-Z não registrou em momento algum, uma queda no multiplicador, ficando em 15x200=3600MHz no tempo todo do processamento, ou seja, ficou 100% do processador para o uso da renderização, enquanto em outros testes com o FX-8150 oscilava muito o multiplicador caindo em vários momentos para 7x, sendo que o normal é de 18x, e nesses teste, até comparando com o Phenom II, FX-8150 e o i7 3770k, por incrível que pareça o Phenom II e o FX-8150 tiveram o mesmo desempenho, renderizando uma imagem 3D em pouco mais de 11min, enquanto o i7 3770k fez em 6:20min, quase 50% mais rápido.

Decepção total para os FX, e olha que eu mexi muito na bios pra tentar melhorar o desempenho dele, tentando fazer até uns overclock elevando um pouco a tensão e o multiplicador para 21x200=4200MHz, mas o desempenho não aumentou, em até alguns momentos piorou.

Por esses teste cheguei a conclusão que não é o problema da placa mãe, porque isso não aconteceu com o Phenom II, e sim tem algum problema com os FX (Zambezi), talvez os novos FX-8350 (Vishera) tenham um desempenho melhor, só resta fazer mais um teste.

Você tem que levar em consideração que sua placa-mãe não é uma das mais recomendadas para um octa-core. Tive uma Gigabyte que segurou legal (mesmo ela sendo para processadores com 95W TDP), mas a minha MSI 970A-G46 simplesmente não aguentou e queimou (e junto com ela, foi o processador).

Segundo uns relatos, o VRM dela para proteger sua placa-mãe simplesmente capa o desempenho dos FX de 8 núcleos.

Então o problema aí não é o processador, e sim a placa-mãe.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!