Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de motor de passo com pic


Ilgnerx

Posts recomendados

Olá pessoal , eu estou com um problema para poder controlar um motor de passo bipolar com o l298 , consigo acionar normalmente mas eu quero controlar quantos graus que o motor deve andar e nao faço ideia de como fazer isso , eu sei que o motor faz 1,8º por passo e que preciso de 200 passos para uma volta completa , preciso implementa esse controle , utilizo a programação em C para pic com o CCS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem nenhum tipo de feedback você pode estimar quantos graus ele deu com a quantidade de passos. Se você quer que ele dê 90°, faça 90/1.8= 50 passos.

Lembre-se que é uma estimativa. Para saber exatamente os graus virados, é necessário algum circuito extra de feedback como um encoder.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem nenhum tipo de feedback você pode estimar quantos graus ele deu com a quantidade de passos. Se você quer que ele dê 90°, faça 90/1.8= 50 passos.

Lembre-se que é uma estimativa. Para saber exatamente os graus virados, é necessário algum circuito extra de feedback como um encoder.

Falou

Entendi , mas no meu caso , o controle não precisa ser 100 % preciso , so quero girar o motor mesmo determinado grau , pois é para um braço robotico e em alguns momentos eu so terei que dar meia volta para movimentar o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a minha maior dificuldade é na implementação do código.

Estava pensando em uma tabela e um laço for.

int cont , giro ;

unsigned char passo [4]{
0b00000001,
0b00000010,
0b00000100,
0b00001000;
}
void main(){

while(true){

if(input(pin_a0){

for(i ; i<100;i++){

cont ++;
giro++;
output_b(passo[cont]);
delay_ms(5);

if(giro==4){
giro=1;
}
if(cont==100){

break;

}
}
}
}

}

Não sei se funcionaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!