Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou querendo comprar uma TV LED de 32 polegadas que seja FullHD e que tenha 2ms de resposta, pois eu penso em adquiri-la para, além de ver TV e jogar nos consoles que eu pretendo comprar num futuro indefinido, usá-la como monitor pro meu PC. Estou com dificuldades de encontrar uma TV nesse parâmetro. Até agora, encontrei uma de 6ms, e uma TV Monitor de 5ms. O que eu estou achando absurdo é que estou encontrando muita TV com 16ms de resposta! Deve ser impraticável de jogar numa TV dessas! Eu dou preferência pras marcas LG e Samsung.

Fico grato com a ajuda de vocês.

Postado

Bem, respondi no post sugerido no link acima, mas vou continuar por aqui mesmo.

Bem, li no tópico sobre algumas TVs Samsung e Sony que seriam uma boa pedida. Mas, dei uma fuçada na net e houve algumas divergências sobre a frequência de atualização, os Hz.

No tópico daqui, é dito que seria importante ter uma TV com uma taxa de atualização alta, esquecendo até o tempo de resposta, que eu já não sei se ainda existe nas TVs atuais. Só que lendo no fórum Adrenaline, essa tal frequência de atualização diria respeito às TVs 3D, com o efeito 3D ligado (Trumotion nas TVs LG, MotionPlus na Samsung, MotionFlow na Sony, e assim vai), e isso dá, na verdade, lag nos jogos. Logo, conta somente a frequência normal da TV, que ou é de 60 Hz ou de 29 Hz, ou mesmo 24 Hz, e o ideal seria deixar tais tecnologias desligadas.

Tô confuso com isso tudo, pois a minha referência eram os tempos de resposta em ms, e só vi TV com 5ms mínimos de tempo de resposta, quando o ideal seria 2ms. Porém, parece que as TVs de plasma tem tempo ainda menor que 2ms, só que tá difícil de encontrar TV de plasma com 32" ou menos. E vi um exemplo no Adrenaline de um cara que comprou uma TV de plasma e reclama que só consegue jogar no PC os jogos em FullHD somente em 24Hz!! Não sei se foi problema exclusivo da TV ou modelo de TV dele, ou se é algo geral pra TVs de plasma. Só sei que estou confuso a beça!!

Se alguém puder me ajudar, agradeço. Tô começando a achar que vou comprar a TV Sony de 32", citada no tópico sugerido acima.

• Coordenador
Postado

Eu estava imaginando a Samsung quando indiquei aquele tópico, as Sony's costumam ser bem mais caras...

• 6 anos depois...
Postado

Bom dia pessoal!

Desculpem o tio coveiro aqui mas vamos pensar um pouco e colocar as ideias em ordem?

Frequência: Unidade de medida em que um evento ocorre no tempo, medida em Hz ou ciclos por unidade de tempo. EM eletrônica usamos ciclos por segundo logo

1Hz=1 ciclo por segundo.

Antes uma pequena teoria: O olho humano é capaz de perceber variações de intensidade luminosa entre apagado e aceso no máximo com frequência de 20Hz ou seja, se você colocar um led num gerador de frequencias baixas, e ir aumentando a frequência, seu olho irá notar a cintilação do led até 20Hz. A partir daí o Led parecerá aceso para seu olho.

O o período de 20Hz é de t=1/f => t=1/20Hz => t=0,05s ou 50ms.

A frequência da rede é 60Hz e muitos equipamentos usam esta frequencia para suas bases de tempo. E 60Hz corresponde ao período de 16,6 ms ou 0,0166s

Tempo de resposta de um monitor: é intervalo necessário para um pixel ativo (preto) ficar inativo (branco) e voltar a ser ativado novamente (preto).

Esclarecidos estes pontos, vamos ao resto:

Jogo: Para jogos o que realmente importa é a taxa de varredura vertical pois ela sim será responsavel por mostrar os frames recebidos. Senão vejamos:

Se você tem uma FPS de 30 (frames per second) e seu monitor é de 60Hz, significa que ele poderá receber estes 30 quadros (frames) duas vezes mais em um segundo. Explico: 

30 FPS = 30 frames em 1 segundo

60Hz= 60 ciclos por segundo.

Se seu monitor atualiza a tela 60 vezes num segundo, então ele poderá mostrar duas vezes mais quadros.

Se seu jogo está acima de 60FPS a coisa complica pois o que exceder os 60 quadros será perdido até o término da varredura da TV. Isto acarretará que num jogo rápido, quando você vir a posição de um oponente na tela correndo, ele pode estar mais adiantado. Isto num jogo de competição que possui movimentos rápidos, pode  determinar sua vitória ou derrota.

Então, para que não tenha problemas com jogos, o melhor é se preocupar com a taxa de varredura vertical da TV e neste caso, quanto maior, melhor e mais cara, bem mais cara.

Enquanto um monitor de 60Hz da AOC custa hoje em média 600 reais, um de 144Hz custa 1200.

Mas e a taxa de atualização? O que isso afeta?

Se seu olho só consegue perceber variações abaixo de 20 ciclos por segundo, então se usarmos uma frequencia muito próximo disso, sua atividade no monitor acarretará cansaço pois mesmo não respondendo a variação, olho acaba absorvendo a cintilação causando cansaço. Sendo assim, foi definido que o ideal para o olho não ter estresse seria uma frequencia o dobro da máxima do olho, neste caso 40Hz. Quando do tempo das Tvs de tubo, para aproveitar a frequencia de 60Hz da rede por ser quase imutável, foi definido que a taxa de varredura vertical de uma TV fosse de 60Hz.

Video comparativo de monitores de 60, 75 e 144Hz

Mas e os monitores de 1ms e de 5ms?

Bem, 1ms é 0,001 segundo e 5ms é 0,005 segundos. A deiferença entre um e outro é de 0,004 segundos. Se você conseguir enxergar coisas neste intervalo de tempo, está perdendo seu tempo aqui, procure o professor Xavier.

Abraços, espero ter ajudado, um feliz natal a todos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...