Ir ao conteúdo

Dúvida numa questão de algoritmo, utilizando o visualg.


trojan1246

Posts recomendados

Postado

Então galera, minha primeira postagem aqui no fórum, se eu cometer algum erro por favor sejam pacientes... Postarei primeiro a questão e logo após postarei o que eu já fiz do algoritmo com minha dúvida.

Questão: Elaborar uma calculadora com as seguintes operações: soma, subtração, multiplicação e divisão. A calculadora deverá ter um menu informando as opções das operações e uma opção SAIR. Após apresentar o resultado, o menu deve aparecer novamente permitindo que o usuário faça outra operação ou sair do programa.

O que eu fiz do programa até agora foi isso:

[U]algoritmo[/U] "Trabalho 1"
// Função :
// Autor :
// Data : 02/06/2012
// Seção de Declarações
[U]var[/U]
n1:inteiro
n2:inteiro
x:inteiro
o:real
[U]inicio[/U]
escreval (" Escreva um número. ")
leia(n1)
escreval (" Escreva outro número. ")
leia(n2)
escreval ("-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-")
escreval (" Entre com o número da opção abaixo ")
escreval (" 1- soma ")
escreval (" 2- subitração")
escreval (" 3- multiplicação ")
escreval (" 4- divisão ")
escreval (" 5- SAIR ")
escreval ("-.-.-.-.-.-")
leia(x)
escolha x
caso 1
o<-n1+n2
caso 2
o<-n1-n2
caso 3
o<-n1*n2
caso 4
o<-n1/n2
caso 5
escreval (" Programa Finalizado! ")
outrocaso
escreval (" Opção inválida! ")
o<-x
fimescolha
escreval ("-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-")
escreval (" O resultado é ",o)
[U]fimalgoritmo[/U]

O programa já faz todas as operações e apresenta o resultado no final, mas tem um porém, esclarecido na minha dúvida, que é onde estou encontrando problemas para finalizá-lo.

Minha dúvida: como fazer para o menu do programa aparecer novamente logo após o término de um operação, permitindo que o usuário faça outra e também como fazer para o programa finalizar assim que o usuário selecione a opção SAIR?

Eu já tentei utilizar o comando repita, mas não consigo fazer com que o programa finalize quando a opção SAIR é selecionada.

Agradeço desde já quem teve paciência para ler o tópico inteiro. Espero alguma resposta.

Postado

Envolva o código que está entre inicio e fimalgoritmo em um comando de repetição, como repita-ate.

Depois, estabeleça o fato do valor da variável x ser 5 como condição para o encerramento das repetições F5Rua4D.gif.

Porém, ainda a sobraria a mensagem do resultado quando a opção SAIR fosse escolhida. Para resolver isso, mostre a mensagem apenas se x for igual a 1, 2, 3 ou 4.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!