Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rjjj

Membro Pleno
  • Total de itens

    681
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

418

1 Seguidor

Sobre rjjj

  • Data de Nascimento 17/02/1995 (25 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Acre, Brasil
  • Sexo
    Masculino
  1. @dioubernardo Há potenciômetros de carvão de 100R. Veja o seguinte no site SoldaFria : https://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-100r-linear E este outro no site da loja MultComercial : https://www.multcomercial.com.br/potenciometro-24mm-linear-b100r-eixo-plastico-com-35mm-24n2.html Esses modelos diferentes tendem a ser um tanto mais caros, de fato. Espero ter ajudado .
  2. Um potenciômetro de 100R é tão comum no Brasil quanto um de 1K, de 10K etc . Alternativas em geral trariam desvantagens como limitações na variação das resistências ou no giro mecânico do potenciômetro pelo usuário. Daria para tentar, por exemplo, trocar o transistor NPN por um BC517 e aplicar um potenciômetro de 10K . Espero ter ajudado .
  3. Há o display SSD de tecnologia emissora de luz, que consegue reproduzir cada caractere através de 7 segmentos de LEDs. Disponível em diferentes cores e frequente em prototipagem na Eletrônica . Há o display Segment LCD de tecnologia reflexiva, normalmente monocromático e esverdeado na ausência de backlight. Há ainda o Graphic LCD, que usa um controlador complexo e possui múltiplas capacidades, entre estas a de exibir caracteres de diferentes tamanhos e fontes. Espero ter ajudado .
  4. Isso por si só não importa. A fundo, um microcontrolador a 3,3 V comparado a 5 V por vezes é obrigado a operar com frequências mais baixas, o que pode reduzir um pouco o ruído na PCB . Sobre os encoders, aplique filtros LC dimensionados para 1 MHz, estes que são projetados para contornar o chamado ruído eletromagnético. Existe um tipo de indutor SMD denominado Ferrite Bead que é construído apenas para esse fim. Espero ter ajudado .
  5. @GreatField Sim através dos Teoremas de De Morgan : Por outra identidade lógica: Espero ter ajudado .
  6. A linguagem C faz uma adaptação de dados, endereços e instruções básicos de 8 bits para blocos de dados de 16 bits e 32 bits. Operações em ponto-flutuante também entram nisso, explicando por que números fracionários podem ser manipulados mesmo sem haver uma unidade de hardware específica para ponto-flutuante. Tudo funciona conforme os princípios da Aritmética Digital. Até nos processadores x86 de 32 bits havia técnicas com vetores em C para calcular com 64 bits . Espero ter ajudado .
  7. @Thiago Miotto @if. O microcontrolador é o MB90F562 de 16 bits da Fujitsu . Espero ter ajudado .
  8. Trate as variáveis e funções de Boole como se fossem 0 e 1 : Espero ter ajudado .
  9. Até onde eu sei, o amplificador diferencial é instável quando feito com transistores discretos, ficando assim restrito a circuitos integrados. Um CI de amplificador operacional é a alternativa padrão em se tratando de PCBs . Recomendo focar em um estágio EC para pré-amplificação de tensão e depois no estágio desejado de classe AB de simetria complementar. Sempre realize simulações para verificar respostas em frequência e distorções . Sobre o layout da PCB, faça um derramamento ou polígono de cobre no seu CAD. Depois conecte o terra de sinal (
  10. @alexandre.mbm Tudo bem em aplicar relés para acelerar o motor, o problema é a tensão contrária ou o arco voltaico que sempre surge nos contatos. O arco tende a ser mais agressivo se a velocidade do motor AC pula de uma intensidade baixa para uma alta sem passar por valores intermediários . Há motivações físicas para ventiladores, liquidificadores e outros aparelhos de motor elétrico forçarem o usuário a ajustar a velocidade sempre de maneira gradual. Isso poupa a estrutura mecânica do motor e, para um eventual relé chaveador, também poupa os contat
  11. É um resistor de 0 Ω e serve para facilitar a desconexão entre diferentes circuitos da PCB. Outra função é permitir a substituição de componentes por outros de igual footprint . Ainda, há vários cálculos envolvendo as propriedades parasitas das trilhas os quais são muito difíceis de fazer durante o layout. Resistores de 0 Ω servem para viabilizar a calibração desses efeitos durante a montagem. Espero ter ajudado .
  12. Eu faria uma fonte sem transformador de divisor capacitivo, regulando para 6 V por meio de um módulo chaveado DC-DC de 3 A. Teria que ser uma circuitaria totalmente envolvida com isolamento elétrico para 127 V ou 220 V, dada a tendência de choques elétricos desse tipo de fonte. Componentes de proteção como fusível e varistor seriam bem vindos . Já que é algo para uso particular, minha ideia era adaptar uma caixa de PVC dessas voltadas para Eletrotécnica, depois só completando com fita isolante. No final o protótipo ficaria leve, simples e barato, além de compacto depe
  13. @devair1010 O regulador chaveado LM2596 é mais eficiente, então o módulo esquentaria bem menos. Com um regulador linear, a corrente exigida requereria um pequeno dissipador térmico. Espero ter ajudado .
  14. Projetei um circuito para você no Proteus, estreando uma técnica de baixo custo que bolei para reduzir o impacto de loops de terra sobre o MCU. Um problema que já me custou um Arduino Uno. Eu dei o nome de ponte de Zener . A ideia é criar dois potenciais elétricos virtuais, um maior e outro menor, a partir da bateria de 12 V e depois regular a diferença de potencial pelo CI regulador de 3,3 V. Se ocorrer um surto envolvendo a bateria, o MCU estará protegido não só pelo optoacoplador, mas também pelo circuito de diodos .
  15. De fato, o CI 555 só pode gerar uma forma de onda quadrada por vez. Por meio de uma filtragem, a frequência fundamental representa o único tom que chega ao alto-falante (som monotônico). Para produzir sons com múltiplos tons, terá que fazer um mixer de áudio, por exemplo : https://www.electroschematics.com/simple-mixer-circuit-schematic-common-base/ Espero ter ajudado .

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!