Ir ao conteúdo

Proteção contra sub e sobretensão: Importante?

phk

Posts recomendados

Postado

Além das proteções DPS e elementos de filtragem encontradas comumente nos filtros de linha, temos um outro tipo de proteção que praticamente só vemos nos Nobreaks e estabilizadores: Proteção contra sub e sobretensão. Nestes aparelhos, quando a tensão sai fora da faixa aceitável, a saída é desligada (sendo que no Nobreak o modo bateria é acionado).

Pensando aqui com os meus botões, surgiu uma curiosidade: Será que essa proteção a mais não estaria sendo meio que neglicenciada nos filtros de linha?

Digo isso porque devido ao problema com interfone no meu prédio (que queima com certa frequência devido à quedas/oscilações da rede), ao consultar algumas assistências em busca de uma ajuda, todas me recomendaram veementemente a colocação de um Nobreak ou estabilizador no PABX, afirmando que os que não usam são maioria em pifar...

Partindo dessa estatística junto com a minha descrença, me veio a seguinte hipótese: Será que na verdade o grande fator para isso se deva não pelas funções principais do Nobreak (energia na ausência de rede) e/ou do estabilizador (estabilizar pequenas variações), mas sim simplesmente pelo desligamento da rede quando fora da faixa aceitável? A proteção contra sub e sobretensão. Será?

Fica minha pergunta aos mestres: Essa proteção é capaz de reduzir determinados danos ou é desnecessária? É rápida para deter uma FCEM?

Ah, e lembrando que existe um único filtro de linha que incorpora esse tipo de proteção também, O SMS Clean Energy, que eu particularmente acho uma proposta interessante, vou experimentar.

Postado

Ah, e lembrando que existe um único filtro de linha que incorpora esse tipo de proteção também, O SMS Clean Energy, que eu particularmente acho uma proposta interessante, vou experimentar.

Único no Brasil. Lá fora tem o Panamax MFP-400 e outros. É sim uma proteção a mais. São produtos que têm a proteção tradicional contra surtos e adicionam também a proteção contra sobretensão, que não são tão necessárias porque raramente ocorrem acima da tolerância dos eletrônicos modernos. Só mesmo em casos excepcionais. Nada demonstra que o problema seu é sobretensão e não surto de tensão. Se de fato for sobretensão o SMS soluciona cortando a saída de energia para o PABX. Se for surto de tensão, também o SMS soluciona, como qualquer outra boa proteção contra surtos. O que a assistência não devia nunca ter recomendado é estabilizador.

• Membro VIP
Postado

Fontes em geral de PC, principalmente aquelas com PFC ativo, não necessitam desse tipo de proteção, ou pouco se valem das mesmas. Claro, nem toda a fonte tem essas características. Essas fontes de PABX bem podem não ser assim tão imunes às variações de tensão ou, que é o mais provável, não imunes aos surtos de tensão que uma boa proteção resolveria, sem necessariamente ser problema de oscilação de tensão, como bem referenciado pelo Kayke ai acima..

Postado
... Se for surto de tensão, também o SMS soluciona, como qualquer outra boa proteção contra surtos...
Esqueci de mencionar que tenho dois protetores DPS no quadro que fica a 3 metros do PABX. Não funcionou...
...O que a assistência não devia nunca ter recomendado é estabilizador.
Exato, e é justamente o que levanto aqui. Talvez recomendem um Nobreak ou estabilizador sem saber que na realidade o que vem salvando tais equipamentos seja apenas a proteção contra sub e sobretensão neles existente. Ou seja, um filtro SMS Clean Energy já faria o serviço, descartando a necessidade de estar "amarrado" a um estabilizador para usufruir de tal.
...Essas fontes de PABX bem podem não ser assim tão imunes às variações de tensão ou, que é o mais provável, não imunes aos surtos de tensão que uma boa proteção resolveria, sem necessariamente ser problema de oscilação de tensão, como bem referenciado pelo Kayke ai acima..
Essa placa-fonte do meu PABX é bivolt com seletor de tensão. Aqui é 127V bifásico sem aterramento. Na última queima já haviam os DPS no quadro, e o que ocorreu foi uma queda de tensão com várias idas e voltas dentro de 1 minuto. No caso de uma FCEM, a proteção de sub e sobretensão adianta?
  • Membro VIP
Postado
...No caso de uma FCEM, a proteção de sub e sobretensão adianta?

Geralmente as proteções como a do SMS Clean Energy não tem tempo de resposta adequado para proteger contra FCEM..

Postado
Geralmente as proteções como a do SMS Clean Energy não tem tempo de resposta adequado para proteger contra FCEM..
E existe alguma eficiente ou mais adequada?
  • Membro VIP
Postado

Uma instalação bem feita, com aterramento adequado, com as proteções necessárias, no quadro de distribuição e adicionalmente uma boa régua na ponta, junto aos equipamentos, consiste no que vejo de melhor para uma bom tratamento da energia a utilizar.. Adicionalmente se a distribuidora de energia tiver disponível energia de qualidade decente, de resto não é para ter problema nunca..

Em se tratando de equipamento PABX há que se considerar outra variável. Os equipamentos PABX agem como uma pequena central telefônica com uma determinada distribuição de ramais, de fiação de rede telefônica, que são potenciais antenas de captação de raios e surtos de tensão derivados dos mesmos...

Geralmente, sem proteção, eles acabam coletando surtos de tensão e descarregando na fonte...

Se a extensão de fiação for grande e existir essa possibilidade pense em proteger essas linhas..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...