Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com motor de passo e o 8051


Willnews

Posts recomendados

Galera estou com um problema: Preciso utilizar 6 motores de passo para o meu TCC e o microcontrolador que será utilizado é o 8051, mas a quantidade de pinos utilizado só para ligar os motores ultrapassa a quantidade de pinos existentes no 8051. Gostaria de saber se existe algum componente que possa diminuir os pinos utilizados, fazendo uma espécie de multiplexação, pois eu ainda preciso ligar botões ao 8051, já que serão eles quem controlarão os motores.

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim existe 74ls164 Este circuito pode ser usado na configuração de serial-in/serial-out ou serial in/parallel-out ou seja, entrada e saída de dados em série, ou entrada de dados em série e saída em paralelo.

Na operação normal, uma das saídas seriais é mantida no nível alto e os dados são aplicados à segunda entrada serial. A entrada Clear é mantida no nível alto e a cada pulso do nível baixo para o alto do clock, os dados movem-se de um estágio no circuito.

O conteúdo do shift pode ser zerado levando-se a entrada clear por um instante ao nível baixo.

A frequência máxima de operação deste circuito na série Standard é de 36 MHz.

segue um exemplo http://pk2lab.blogspot.com.br/2012/09/expansao-de-io-74hc164.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim existe 74ls164 Este circuito pode ser usado na configuração de serial-in/serial-out ou serial in/parallel-out ou seja, entrada e saída de dados em série, ou entrada de dados em série e saída em paralelo.

Na operação normal, uma das saídas seriais é mantida no nível alto e os dados são aplicados à segunda entrada serial. A entrada Clear é mantida no nível alto e a cada pulso do nível baixo para o alto do clock, os dados movem-se de um estágio no circuito.

O conteúdo do shift pode ser zerado levando-se a entrada clear por um instante ao nível baixo.

A frequência máxima de operação deste circuito na série Standard é de 36 MHz.

segue um exemplo http://pk2lab.blogspot.com.br/2012/09/expansao-de-io-74hc164.html

Estive fazendo uns testes com esse 74HC164 e percebi que ele vai acionando em uma direção, mas como eu irei trabalhar com motores de passo eu gostaria de saber se é possível rotacionar os motores para os 2 lados, pois nos testes que eu fiz foi possível movê-lo apenas para um dos lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa Felip mas se você Willnews ainda quiser fazer uns teste me lembro que quando eu trabalhei com este ci á uns 6 anos átraz não podia mandar de bit em bit e sim um bait inteiro 0100100 e as saidas sera compatível e aleatoriamente com o que esta vindo no barramento faz um teste ai e nos diga diferente do 4017 que a cada clock aciona uma saida

exemplo ;

int8 zero = 0b11110110;

int8 one = 0b00010100;

int8 two = 0b10111010;

int8 three = 0b11101010;

int8 four = 0b11001100;

int8 five = 0b01101110;

int8 six = 0b01111110;

int8 seven = 0b11000010;

int8 eight = 0b11111110;

int8 nine = 0b11101110;

int8 ten = 0b11110111;

int8 eleven = 0b00010101;

int8 twelve = 0b10111011;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Vou estar fazendo os testes aqui e logo estarei comentando a respeito disso

voce pode tentar fazer com um 4017 configurado como divisor para 4, assim a cada pulso no clock deste, será refletido como um passo na bobina do motor.

Assim:

http://www.learningelectronics.net/circuits/stepper-motor-generator_21.html

Abs.

Se eu utilizar sem o divisor será que eu consigo utilizar os motores em meio passo? Porque pelo o que eu andei pesquisando ele envia 9 pulsos até voltar ao primeiro (o que segue a ordem para a rotação em meio passo). Enfim, vou testar aqui, desde já agradeço pela resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...