Ir ao conteúdo

Driver Do Hd Sata No Linux Connectiva

Maguayver

Posts recomendados

Postado

E aí pessoal, bom estou tentando instalar o Connectiva 9 no meu Pc, mas não consigo pois meu HD é SATA da Seagate 120gb, procurei o driver no Site da MSI e não encontrei para o LINUX , minha placa mãe é KT6 DELTA FISR....

O q eu achei foi o driver para SATA para o WINDOWS, como faço agora para mim instalar o LINUX...

Alguém pode me ajudar ...

Aguardo,

Valeu. :bandeira:

Postado

no kernel já tem suporte a sata/raid, leia a documentação do conectiva para saber qual o nome da imagem q você deve bootar para tal instalação

Obrigado

Postado

O CL 9 não tem suporte a SATA.

você terá que usar o CL 10 RC3, que é a última versão para ao lançamento do CL10, que deve acontecer nas próximas 3 semanas.

O CL10 RC3 está muito bom e estável. Depois, quando sair a versão oficial, não haverá a necessidade de você reinstalar, bastará utilizar os seguintes comandos:

apt-get update

apt-get dist-upgrade

[]'s

Roger

Postado
Postado Originalmente por douglasgm@11 jun 2004, 22:05

no kernel já tem suporte a sata/raid, leia a documentação do conectiva para saber qual o nome da imagem q você deve bootar para tal instalação

Obrigado

Siga o que o nosso amigo Douglasgm disse!

Baixa a documentação e verifique qual imagem utilizar!

[]'s

Postado

Que imagem?

Somente para aprofundar um pouco:

O CL usa o MI como instalador. Para iniciar o MI, precisa de um boot. Para isso, usa um kernel somente para o boot e o kernel usado é o kernel 2.4. Ou seja, não adianta você querer ficar usando módulos a parte, etc. se o kernel desse instalador não conhecer esse objeto estranho que você estaria querendo usar. Para você usar essa controlaroda o kernel do instalador TEM que reconhecer a mesma!

Eu não sei dizer, mas pelo que eu saiba, não foi (ou já foi, sei lá) portado para kernel 2.4 suporte a SATA e mesmo que já tivesse, a Conectiva teria que compilar esse novo kernel com esse suporte para ser usado pelo instalador, criando mais um CD de atualização dessa versão.

Somente agora, no CL10 que ajustaram todo o suporte para o MI acessar corretamente o acesso para a instalação nesse tipo de HD

Então, gostaria de saber que imagem é essa para eu agregar novos conhecimentos. :-)

Somente para completar, tirei esses textos da linux-br, onde eu acho que seja de interesse:

----------------------------

> Também quero ter acesso a um HD na controladora SATA com o CL9, e se

> possivel rodar o Linux num HD na SATA. O que eu preciso fazer para

> conseguir isto ?

Provavelmente depende da controladora SATA :)

Novamente, o 2.4 não tem suporte padrão mas o 2.6 suposta algumas

controladoras.

Uma rápida busca no Google por "linux sata" e "linux NF7-S" deu...

http://www.dnaresearch.com.au/linux_on_abit_nf7s.shtml

http://www.linuxcompatible.org/cdetail10660.html

http://lists.ibiblio.org/pipermail/sm-disc...May/003384.html

http://deploylinux.typepad.com/main/2003/0..._sata_supp.html

-----------------------------

De: Luiz Rafael Culik Guimaraes <[email protected]>

Para: Rodrigo Dellacqua <[email protected]>, linux-br <[email protected]>

Assunto: Re: (linux-br)serial ata no cl 9.0

Data: Sun, 25 Apr 2004 11:24:49 -0300

Ola Rodrigo

Com cl9 não sei, mas com o cl10 instalei sem problemas hd´s SATA

[]´s

Luiz

-------------------------------

Postado

Valeu pela dica, vou pegar com um Professor o Slackware 9.1 que tem no kernel embutido para suporte de HD Sata ( pelo menos ele disse), vou tentar, enquanto isso vou procurar na net....

Valeu.

• 3 anos depois...
Postado

Meu, eu em seu lugar instalava a versao do CL 10 ou ate mesmo a versao 2008 que se encontra no site do conectiva: www.conectiva.com.br

voce vai fazer mais vantasgens, porque se ficar procurando por Kernel demora muito e quando acha demora mais ainda baixar mesmo com uma internet de alta velocidade!

Espero ter ajudado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!