Ir ao conteúdo

Ajuda com interruptor crepuscular

Andy007

Posts recomendados

Postado

pessoal, montei o circuito abaixo, mas parece q ele está invertido...ou seja, qd a luz no ldr a lâmpada acende, e com sombra no ldr a lâmpada apaga =/

alguém saberia me dizer as modificações necessárias para inverter o processo?

http://ziddique.wordpress.com/2011/11/20/automatic-lamp/

detalhe: não encontrei um eletrolítico com esse valor, então coloquei um sem polaridade deste valor...pode ser isso?

outra duvida...esse diodo zener de 5v tem as pernas bem grossas. mais grossas q o de 10v q comprei junto... é normal?

Postado
pessoal, montei o circuito abaixo, mas parece q ele está invertido...ou seja, qd a luz no ldr a lâmpada acende, e com sombra no ldr a lâmpada apaga =/

alguém saberia me dizer as modificações necessárias para inverter o processo?

http://ziddique.wordpress.com/2011/11/20/automatic-lamp/

detalhe: não encontrei um eletrolítico com esse valor, então coloquei um sem polaridade deste valor...pode ser isso?

outra duvida...esse diodo zener de 5v tem as pernas bem grossas. mais grossas q o de 10v q comprei junto... é normal?

Por acaso não trocasse a posição do LDR com a do trimpot?

(colocasse um no lugar do outro).

Pois o circuito esta correto. em relação ao capacitor, ele é de 100 nF e não havera eletrolitico deste valor.

Conforme a luz incide no LDR a sua resistencia diminui, no circuito ele quando há incidencia de luz a corrente é drenada pelo LDR, colocando o transistor em estado de corte. e quando não há incidencia de luz, o LDR possui alta resistencia, fazendo o transistor conduzir.

Postado

O transistor é um bc548 NPN. (conectasse os terminais corretamente)

Por acaso não colocasse outro transistor? tipo PNP?

Postado

O capacitor é de 100 MICRO Faradays e a tensão de isolamento não precisa ser de 400V. Basta ser um pouco superior à tensão de zener. No caso usaria um de 10V ou 16V. Qualquer valor de tensão acima de 10V está bom. Mas quanto menor essa tensão (acima da tensão zener) o capacitor fica menor.

Atenção para a polaridade do capacitor eletrolítico.

Eu incluiria um resistor de 10K (a potência pode ser a menor, 1/8W, ou 1/4W) entre o gate do triac e o negativo da rede para que o triac não dispare com interferência elétrica.

O resistor R1 está sub-dimensionado em termos de potência. A potência dissipada vai queimá-lo.

O consumo de energia, mesmo quando a lâmpada estiver desligada vai ser de uns 9W, pois o diodo D1 está conectado na rede e não entre a carga e o triac. Neste último caso, o circuito ficaria bem mais simples.

Tem circuitos com componentes mais fáceis de se encontrar, que faz a mesma coisa.

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=11&ved=0CHsQFjAK&url=http%3A%2F%2Fwww.augustozubiaga.com%2Fsite%2Fwp-content%2Fuploads%2F2011%2F01%2Fdimmer-optoacoplado-LDR.pdf&ei=6U0iUu6kL-fi4APQ-IGABw&usg=AFQjCNFRhlS8lNtL8H_1Bl_LOkIpCXIOpg&sig2=k0zsWq0VxKPLKvtiYR3kyw&bvm=bv.51495398,d.dmg&cad=rja

E tem dispositivo comercial, já pronto. Com caixa apropriada de montagem.

MOR_AL

Postado
O capacitor é de 100 MICRO Faradays e a tensão de isolamento não precisa ser de 400V. Basta ser um pouco superior à tensão de zener. No caso usaria um de 10V ou 16V. Qualquer valor de tensão acima de 10V está bom. Mas quanto menor essa tensão (acima da tensão zener) o capacitor fica menor.

Atenção para a polaridade do capacitor eletrolítico.

Eu incluiria um resistor de 10K (a potência pode ser a menor, 1/8W, ou 1/4W) entre o gate do triac e o negativo da rede para que o triac não dispare com interferência elétrica.

O resistor R1 está sub-dimensionado em termos de potência. A potência dissipada vai queimá-lo.

O consumo de energia, mesmo quando a lâmpada estiver desligada vai ser de uns 9W, pois o diodo D1 está conectado na rede e não entre a carga e o triac. Neste último caso, o circuito ficaria bem mais simples.

Tem circuitos com componentes mais fáceis de se encontrar, que faz a mesma coisa.

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=11&ved=0CHsQFjAK&url=http%3A%2F%2Fwww.augustozubiaga.com%2Fsite%2Fwp-content%2Fuploads%2F2011%2F01%2Fdimmer-optoacoplado-LDR.pdf&ei=6U0iUu6kL-fi4APQ-IGABw&usg=AFQjCNFRhlS8lNtL8H_1Bl_LOkIpCXIOpg&sig2=k0zsWq0VxKPLKvtiYR3kyw&bvm=bv.51495398,d.dmg&cad=rja

E tem dispositivo comercial, já pronto. Com caixa apropriada de montagem.

MOR_AL

Pois é, tentei de td e não rolou...vou dar uma olhada neste que você postou aí... parece bem mais simples mesmo... Obrigado aos q me responderam

Postado

Desculpem reviver o tópico,mas com ainda tem a ver...

montei este circuito abaixo, ele funciona bem, mas a lâmpada cintila à troca lenta de luz ( anoitecer amanhecer) alguém sabe como adaptar um atraso para reparar o problema?

http://www.newtoncbraga.com.br/arquivos/col0100.pdf

:confused:

(detalhe) só consegui fazê-lo funcionar com um pot de 2.2M e adicionando mais um de 100k após o diac... não sei porq mas como está no projeto ele não apagava de jeito nenhum, mesmo em total claridade.

pensei em usar um único pot de uns 5M no lugar do de 2.2.... mas depois vejo isso

Postado

É, assim q você falou eu vi o link do Wik e entendi como funciona... só não sei ainda como adapta-lo no meu circuito =/ vou aguardar ><

Postado
Faz um transistorizado, com rele ou triac.. Mas com rele ficaria mais pequeno o circuito..

Amigo, o circuito já é com triac, o problema é a cintilação com o cair ou nascer do sol, o que preciso é de um atraso pra resolver isso... =/

E mais, o circuito está todo em AC... tem como colocar um disparador schmitt trigger em AC?

não entendi como pode ficar menor com relé, visto o tammanho de um triac !?

se se refere ao dissipador, deixei ligado por uns 10 minutos e o triac não ficou nem morno ( lâmpada incandescente 220V 100Watts)

Postado

Essa sintilaçao e porque circuitos de sensores não pode ser feito dessa maneira... Seja ele de temperatura, luz...

Só mesmo uma realimentação positiva resolve isso...

Sim o triac não vai aquecer porque não tem queda de tensão nele...

Oqui esta um circuiti que eu fiz de exemplo:

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21107

Funciona em DC. Para triac tem que fazer algumas mudanças, pois o triac precisa de 0,6V para gatilho acima do catodo! E quando a corrente inverte isso deve ser invertido também... então nao e mais simples que um rele... Se por um triac do jeito que esta ai a carga so ira ter 50% de potencia, pois faltara 1 semi ciclo..

então fiz com o rele so para você ter ideia do circuito...

Para calculo desse circuito tem que saber o ponto de disparo superior e o inferior.. Calcular o resistor em serie com o ldr... E ver quantos ohms o ldr assume nos dois pontos que você queira.. Ou ate mesmo por um pot... Mas de qualquer forma precisa saber a resistencia dele para saber a tensão na malha divisora, para ai depois calcular o circuito.

Postado
Oqui esta um circuiti que eu fiz de exemplo:

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21107

Funciona em DC. Para triac tem que fazer algumas mudanças, pois o triac precisa de 0,6V para gatilho acima do catodo! E quando a corrente inverte isso deve ser invertido também... então nao e mais simples que um rele... Se por um triac do jeito que esta ai a carga so ira ter 50% de potencia, pois faltara 1 semi ciclo..

então fiz com o rele so para você ter ideia do circuito...

Para calculo desse circuito tem que saber o ponto de disparo superior e o inferior.. Calcular o resistor em serie com o ldr... E ver quantos ohms o ldr assume nos dois pontos que você queira.. Ou ate mesmo por um pot... Mas de qualquer forma precisa saber a resistencia dele para saber a tensão na malha divisora, para ai depois calcular o circuito.

valeu cara vou estudar esse teu circuito.

Agora, posso estar falando bobagem, mas até onde li, um triac pode ser disparado com CC ou CA... o disparo nada tem a ver com a comutação através de m1 e m2 ou seja, não tem essa de 50% (meia onda) porq a CC está só no gatilho o que leva m1 e m2 à condução, estes por sua vez ligados a CA, ou seja triac funciona como um relé comum (disparado por CC e comandando CA) só q sem os contatos mecânicos. o que eu sei q dá 50% ( meia onda) é o SCR .

Bom mas td isso eu pesquisei e li recentemente, posso estar falando bobagem, me corrija se eu estiver errado, por favor.

Postado

Tem triacs de 4 quadrantes.

Eles podem funcionar nas seguintes condições:

Disparo no gate com pulso +; Semi ciclo +

Disparo no gate com pulso +; Semi ciclo -

Disparo no gate com pulso -; Semi ciclo +

Disparo no gate com pulso -; Semi ciclo -

Verifique no manual!

MOR_AL

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!