Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas a parte visual em c++


Programer12

Posts recomendados

Boa noite!

Alguém por aqui sabe de algum livro que ensine a programar a parte visual em c++ (janela, botões...)?

Obrigado!

Na verdade em C++ não existe "parte visual", o que existe são API's que você usa para construir essas janelas, botões e etc...

No caso você deve escolher uma e ler a sua documentação.

Algumas API's são a API do Windows e o wxWidgets que você pode usar tanto no Windows quanto no Linux... ou no Mac

Se souber inglês, tem esse material aqui sobre wxWidgets que achei na internet:

http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/0131473816/downloads/0131473816_book.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Mas por exemplo, quando se aprende c++, vemos comandos igual o 'cout'. Quando usamos essas API's que você falou, os comandos são todos diferentes, ou ainda usarei a estrutura basica de c++ igual quando se faz um programa no MS-DOS pelo devc++?

Obrigado!

Pra usar uma API geralmente você inclui no seu código-fonte os headers(.h) desta API, nestas headers estão declaradas as funções que essa API fornece e que você pode usar no seu programa.

Você pode usar a linguagem da mesma forma que você usou até agora, o que acontece é que você vai ter que aprender como usar essas funções, são essas funções que vão fazer todo o trabalho pra você.

Por exemplo na API do Windows você usa a função CreateWindow() para criar uma janela e a função ShowWindow() para mostrar a janela na tela. É só incluir o header da API do Windows(que no caso é o windows.h) no seu programa e chamar as funções, nem precisa saber o que as funções fazem internamente, é só saber pra que elas servem e quais os seus argumentos.

Para obter a API do Windows, você pode baixar o Microsoft Visual C++, que é uma IDE completa que inclui o editor de texto, compilador C++ e a API do Windows.

Dá pra baixar a API separadamente, mas a Microsoft sempre deixa alguns arquivos faltando quando você baixa a API separada, acho que ela faz isso só pra te forçar a baixar o Visual C++.

Neste link tem tutorialzinho que ensina a fazer uma janela simples no Windows(Em inglês)

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ff381409(v=vs.85).aspx

Só esclarecer que programar a parte visual dá um pouco de trabalho, por isso já existem ferramentas que facilitam esse processo, usando o método de arrastar e soltar. O próprio Visual C++ faz isso se não me engano.

No Code::Blocks, também dá pra programar a parte visual com o wxWidgets arrastando e soltando.

Fazendo isso, você economizará tempo e dará muito menos trabalho pra construir uma janelinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...