Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Programer12

Programas a parte visual em c++

Recommended Posts

Boa noite!

Alguém por aqui sabe de algum livro que ensine a programar a parte visual em c++ (janela, botões...)?

Obrigado!

Editado por Programer12

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa noite!

Alguém por aqui sabe de algum livro que ensine a programar a parte visual em c++ (janela, botões...)?

Obrigado!

Na verdade em C++ não existe "parte visual", o que existe são API's que você usa para construir essas janelas, botões e etc...

No caso você deve escolher uma e ler a sua documentação.

Algumas API's são a API do Windows e o wxWidgets que você pode usar tanto no Windows quanto no Linux... ou no Mac

Se souber inglês, tem esse material aqui sobre wxWidgets que achei na internet:

http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/0131473816/downloads/0131473816_book.pdf

Editado por Deadrools
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Entendi. Mas por exemplo, quando se aprende c++, vemos comandos igual o 'cout'. Quando usamos essas API's que você falou, os comandos são todos diferentes, ou ainda usarei a estrutura basica de c++ igual quando se faz um programa no MS-DOS pelo devc++?

    Obrigado!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Entendi. Mas por exemplo, quando se aprende c++, vemos comandos igual o 'cout'. Quando usamos essas API's que você falou, os comandos são todos diferentes, ou ainda usarei a estrutura basica de c++ igual quando se faz um programa no MS-DOS pelo devc++?

    Obrigado!

    Pra usar uma API geralmente você inclui no seu código-fonte os headers(.h) desta API, nestas headers estão declaradas as funções que essa API fornece e que você pode usar no seu programa.

    Você pode usar a linguagem da mesma forma que você usou até agora, o que acontece é que você vai ter que aprender como usar essas funções, são essas funções que vão fazer todo o trabalho pra você.

    Por exemplo na API do Windows você usa a função CreateWindow() para criar uma janela e a função ShowWindow() para mostrar a janela na tela. É só incluir o header da API do Windows(que no caso é o windows.h) no seu programa e chamar as funções, nem precisa saber o que as funções fazem internamente, é só saber pra que elas servem e quais os seus argumentos.

    Para obter a API do Windows, você pode baixar o Microsoft Visual C++, que é uma IDE completa que inclui o editor de texto, compilador C++ e a API do Windows.

    Dá pra baixar a API separadamente, mas a Microsoft sempre deixa alguns arquivos faltando quando você baixa a API separada, acho que ela faz isso só pra te forçar a baixar o Visual C++.

    Neste link tem tutorialzinho que ensina a fazer uma janela simples no Windows(Em inglês)

    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ff381409(v=vs.85).aspx

    Só esclarecer que programar a parte visual dá um pouco de trabalho, por isso já existem ferramentas que facilitam esse processo, usando o método de arrastar e soltar. O próprio Visual C++ faz isso se não me engano.

    No Code::Blocks, também dá pra programar a parte visual com o wxWidgets arrastando e soltando.

    Fazendo isso, você economizará tempo e dará muito menos trabalho pra construir uma janelinha...

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×