Ir ao conteúdo

Chipset de FSB maior é compatível com processador de FSB menor?

MisterSanderson

Posts recomendados

Postado

Tomando como exemplo o Celeron 430 1.8GHz... De acordo com o site da Intel, a frequência da Front Side Bus (FSB) para ele é de 800MHz. Eu esperava então que na lista de chipsets compatíveis (também no site da Intel) só fossem indicados chipsets com suporte a FSB de 800 MHz, mas não... Dos 27 chipsets compatíveis, 8 só suportam 1066MHz - o resto suporta os 800MHz. Se esses 8 suportam apenas 1066MHz, eles não deveriam ser incompatíveis, por funcionarem em uma frequência diferente?

Postado
Tomando como exemplo o Celeron 430 1.8GHz... De acordo com o site da Intel, a frequência da Front Side Bus (FSB) para ele é de 800MHz. Eu esperava então que na lista de chipsets compatíveis (também no site da Intel) só fossem indicados chipsets com suporte a FSB de 800 MHz, mas não... Dos 27 chipsets compatíveis, 8 só suportam 1066MHz - o resto suporta os 800MHz. Se esses 8 suportam apenas 1066MHz, eles não deveriam ser incompatíveis, por funcionarem em uma frequência diferente?

É compativel sim..... independente disso, o que limitadará a velocidade do fsb não será o chipset, mas sim o processador........isso de forma oficia para o reconhecimento automatico... se a placa mãe tiver ajustes manuais de fsb, da para ir muito além dos 800mhz originais do processador..., mas ai já entra nos overclock....

Vou contar uma historinha que está acontecendo comigo...

Pra você ter uma ideia.... Eu tenho uma placa mãe asus p5b premium.... ela usa o chipset p965 que oficialmente a intel diz que suporta um fsb maximo de 1066mhz, mas nela eu tenho um processador C2D e8400 cujo o fsb é 1333mhz, ou seja o oficialmente eu nem poderia estar utilizando esse processador nesse chipset, já está trabalhando em overclock usando uma cpu com fsb 1333mhz...mas não é bem isso que acontece..kkk , esse chipset consegue ir muito além disso..... por causa dos ajustes manuais da placa mãe, eu consegui atingir um fsb de 2000mhz, só não subiu mais porque o que estava limitando o fsb era as memorias......

Mas para conseguir um overclock alto assim, não depende só do chipset, mas sim do conjunto todo(placa mãe propria pra isso, memora, processador , cooler e fonte...).

Para saber o verdadeiro valor do fsb você precisa dividir o fsb do processador intel por 4 e o memoria 2( independente de ser DDR1 , DDR2 ou DDR3)..

Moral da histórinha..... O limite oficial não que dizer que seja limite maximo, pois limite maximo, pode variar de maquina para maquina mesmo que ambas as maquinas sejam iguais....

Postado
o que limitadará a velocidade do fsb não será o chipset, mas sim o processador.

Hum, o que acontece então é que, quando a Intel diz que a FSB Speed do Celeron em questão é 800MHz, ela está dizendo que este é o mínimo que o chipset deve ter, e não o valor exato ou o máximo?

Só não entendi porquê para os outros chipsets a Intel diz, por exemplo, "compatível com 1333MHz/1066MHz/800MHz"... Não bastaria dizer a frequência maior?

Postado

Exatamente.... no caso do celeron, o fsb chipset precisa ter no mínimo 800mhz para você consiga usar o processador sem que ele fique subutilizado, ou seja para aproveitar 100% do desempenho do processador, de acordo com o fabricante. qualquer valor acima disso,você estará fazendo um overclock no fsb da cpu...

Quanto a segunda pergunta, eles colocam varias frequência apenas indicar as frequências oficiais que os chipset suportam....O processador que estiver enquadrado dentro de cada uma das frequências, tem a garantia de que irá funcionar perfeitamente... Outro motivo é para alertar que determinado chipset suportam determinadas frequências.

Mas ainda tem uma outra coisa, não é porque determidado chipset tem a mesma frequencia do processador, que a placa mãe será compativel... O correto é sempre verificar a compatibilidade entre processador e placa mãe, direto no site do fabricante da placa mãe..

Postado
Exatamente.... no caso do celeron, o fsb chipset precisa ter no mínimo 800mhz para você consiga usar o processador sem que ele fique subutilizado, ou seja para aproveitar 100% do desempenho do processador, de acordo com o fabricante. qualquer valor acima disso,você estará fazendo um overclock no fsb da cpu...

Peraí, o overclock não é só se eu configurar manualmente para fazer overclock? Ou seja, por padrão uma CPU de FSB 800MHz ligada a um chipset de FSB 1333MHZ não estará fazendo ambos se comunicarem a 800MHz? Pelo que você tinha me dito ("o que limitadará a velocidade do fsb não será o chipset, mas sim o processador"), se uma CPU de FBS menor é ligada em um chipset de FSB maior, não é, por padrão, a CPU que terá sua frequência aumentada, mas sim o chipset que terá sua frequência reduzida.

Quanto a segunda pergunta, eles colocam varias frequência apenas indicar as frequências oficiais que os chipset suportam....O processador que estiver enquadrado dentro de cada uma das frequências, tem a garantia de que irá funcionar perfeitamente... Outro motivo é para alertar que determinado chipset suportam determinadas frequências.

Então num chipset compatível com FSB "1333MHz/1066MHz/800MHz", pode-se ligar qualquer CPU (compatível com o chipset) que tenha FSB entre 800MHz e 1333MHz, mas as CPUs que tiverem FSB exatamente igual a 1333MHz ou 1066MHz ou 800MHz se sairão melhor com o chipset em questão?

Mas ainda tem uma outra coisa, não é porque determidado chipset tem a mesma frequencia do processador, que a placa mãe será compativel... O correto é sempre verificar a compatibilidade entre processador e placa mãe, direto no site do fabricante da placa mãe..

Eu sei que não basta o chipset ter a mesma frequência para ser compatível, o chipset em si precisa ser compatível. Só olhando no site da Intel como fiz não basta? Se houver uma placa-mãe com o mesmo soquete e o mesmo chipset, ela será compatível com a CPU, não?

Postado
Peraí, o overclock não é só se eu configurar manualmente para fazer overclock? Ou seja, por padrão uma CPU de FSB 800MHz ligada a um chipset de FSB 1333MHZ não estará fazendo ambos se comunicarem a 800MHz? Pelo que você tinha me dito ("o que limitadará a velocidade do fsb não será o chipset, mas sim o processador"), se uma CPU de FBS menor é ligada em um chipset de FSB maior, não é, por padrão, a CPU que terá sua frequência aumentada, mas sim o chipset que terá sua frequência reduzida.

Aqui o que eu quis dizer que qualquer valor do fsb acima do original do processador, o mesmo estará trabalhando em overclock, Sim, para alterar o fsb de um processador, só manualmente... isso se a placa mãe tiver esse recurso na bios, algumas aceitam pelo windows através de programas especiais. Quando ajuste está em automatico, a bios da placa mãe sempre irá selecionar o valor original do fsb do processador( seja 800 , 1066 ou 1333) isso vai depender do processador....Se o fabricante de placa mãe disser que X processador funciona em Y placa mãe, você pode usar esse processador sem problemas, mesmo que na documentação diga que o chipset não fale nada sobre o determinado fsb...,Sendo assim muitos fabricantes de placa mãe, fazem os chip sets trabalharem em overclock, proque o overclock é toda a frequência que esteja a cima da especificada pelo fabricante do chip...

Então num chipset compatível com FSB "1333MHz/1066MHz/800MHz", pode-se ligar qualquer CPU (compatível com o chipset) que tenha FSB entre 800MHz e 1333MHz, mas as CPUs que tiverem FSB exatamente igual a 1333MHz ou 1066MHz ou 800MHz se sairão melhor com o chipset em questão?

Isso vai depender da construção do chipset , mas no geral , quanto maior o fsb, melhor será o entre entre os mesmo... Mas não podemos esquecer de uma coisa, Nos temos 2 tipos de fsb... o que fica entre o chipset e o processador, e o que fica entre o chipset e a memoria ram..., O ideal é que o trio trabalhem na mesma frequencia, mas nem sempre isso é possivel, por causa da propria memoria em si, ai entra os "divisores" que servem para deixar a memoria em uma frequencia proxima da original indepentente do fsb.. Até porque, tanto a velocidade do processador quando a da memoria ram, é baseada na velocidade do fsb...

Eu sei que não basta o chipset ter a mesma frequência para ser compatível, o chipset em si precisa ser compatível. Só olhando no site da Intel como fiz não basta? Se houver uma placa-mãe com o mesmo soquete e o mesmo chipset, ela será compatível com a CPU, não?

Como eu havia dito, o correto é consultar direto no site do fabricante da placa mãe .... Porque mesmo que o chipset seja compatível com o processador, se o fabricante não desenvolver uma bios para a compatível com processador, o mesmo não irá funcionar na placa mãe...

Postado
Para saber o verdadeiro valor do fsb você precisa dividir o fsb do processador intel por 4 e o memoria 2( independente de ser DDR1 , DDR2 ou DDR3).

Eu li sobre isso na internet, mas não entendi nada... Porquê é preciso dividir por 4?

Postado
Eu li sobre isso na internet, mas não entendi nada... Porquê é preciso dividir por 4?

Isso foi quando a intel mudou do Pentium III para o Pentium 4, e desde o P4, intel usa uma tecnologia que permite mandar 4 pulsos no mesmo ciclo de clock do fsb, isso fez com que o fsb tivesse uma vazão 4 vezes maior, Já o PIII usava apenas 1 pulso por ciclo clock... Nessa mesma época já tinha o Atlhlon e as memorias DDR1 que usavam 2 pulsos no mesmo ciclo... , As memorias DDR2 e DDR3 também usam 2 pulsos no mesmo clock...

Postado
Isso foi quando a intel mudou do Pentium III para o Pentium 4, e desde o P4, intel usa uma tecnologia que permite mandar 4 pulsos no mesmo ciclo de clock do fsb, isso fez com que o fsb tivesse uma vazão 4 vezes maior, Já o PIII usava apenas 1 pulso por ciclo clock...

Hum, bem que um programa aqui tinha informado que o clock da FSB deste Celeron é 200MHz ao invés de 800MHz, ou seja, quatro vezes menor. Mas não percebo porquê enviar mais pulsos por ciclo faz a frequência diminuir... Alguma outra variável se manteve com o mesmo valor, não foi?

Postado
Hum, bem que um programa aqui tinha informado que o clock da FSB deste Celeron é 200MHz ao invés de 800MHz, ou seja, quatro vezes menor. Mas não percebo porquê enviar mais pulsos por ciclo faz a frequência diminuir... Alguma outra variável se manteve com o mesmo valor, não foi?

A frequencia não diminuiu... É a mesma.. Esses 200mhz que você viu é a velociadade real do fsb... os 800mhz do processador é nada mais nada menos que esse 200mhz X 4 = 800 e continuam lá, mesmo que o programa não mostre, até porque esse multiplicador é fixo e não pode ser alterado...

Postado
A frequencia não diminuiu... É a mesma.. Esses 200mhz que você viu é a velociadade real do fsb... os 800mhz do processador é nada mais nada menos que esse 200mhz X 4 = 800 e continuam lá, mesmo que o programa não mostre, até porque esse multiplicador é fixo e não pode ser alterado...

Isso de "200MHz × 4 = 800MHz" me parece enganoso... Se os quatro pulsos enviados estavam a 200MHz, então a FSB é de 200MHz, não de 800MHz. Enviar mais ou menos informação de cada vez afeta o tanto de informação transmitida, mas não a frequência em que a transmissão ocorreu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!