Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos!

Sou "novo" no forum (já o acompanho a uns meses, mas sem postar)

Tenho uma pequena fábrica de doces e estou com uma dúvida que preciso resolver hahaha

Gostaria de instalar um controlador para nivel superior e inferior de uma caixa dágua, utilizando uma bomba tri-fásica de 220V. Já possuo o controlador autronic RDN. Poderiam me auxiliar na instalação? Como fazer a ligação entre os sensores de nível e o controlador, qual a ligação entre a bomba e o controlador, etc

Segue um link que eu tentei usar para entender o esquema, mas falhei imensamente hahaha

http://www.rjl.com.br/pdf/altronic/nivel/RDN.pdf

Segue também uma foto do meu controlador:

images?q=tbn:ANd9GcSaZaz3IiWcgid2M0geV1fDt_iEeWvX6f6IzDepLaJaOx5m0hwrvP4M5dyY

E um esquema tosco do que quero fazer, minha dúvida é sobre o que conectar no que, minhas habilidades no paint são incríveis

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/asasasaaaaaaaaaaaaaa-png

Qualquer ajuda é bem vinda, mesmo que vocês achem que não vá ajudar!!

Obrigado antecipadamente

Postado

pelo que entendi você deve estalar na saída NA uma chave contactora um lado da bobina primaria da contactora vai esta direto na rede e o outro lado entra no NA pra quando acionar o relê interno da sua caixinha ele estará ligando essa contactora que estará por sua vez ligando a bomba tri fase entendeu? o resto da ligação é só seguir o esquema desculpe a pergunta mas pagou $ em torno de quanto?

• 3 anos depois...
Postado

Bom dia Lastizin, vi sua dúvida a respeito do relé de nível RDN da Altronic e resolvi orientá-lo: Esse modelo de relé,deve ser utilizado,quando voce deseja controlar dois reservatórios de forma independente,ou seja, nivel do tanque,cisterna ou poço e nivél do tanque superior,tanto o nível inferior quanto o nível superior de cada um deles. A grande vantagem nisso,é que não existe a possibilidade da sua bomba acionar,sem que haja quantidade suficiente de liquido para ser bombeado pois, a bomba só entrará em funcionamento na seguinte condição: Tanque inferior ou poço com o eletrodo superior submerso e tanque superior com o eletrodo inferior descoberto. Quaisquer outras possibilidades,não permitirá a partida da bomba.

O modo de instalação é muito simples: No tanque ou poço inferior, instala-se o eletrodo de referencia abaixo dos outros dois e de preferência,mantê-lo sempre afogado ou submerso.O eletrodo inferior entre o de referencia e o eletrodo superior. O eletrodo superior acima dos outros dois. A mesma ordem para os eletrodos do tanque superior,salientando-se que o eletrodo de referencia dos dois reservatórios vem do mesmo ponto,ou seja são interligados ou comum aos dois tanques.A distancia  entre os eletrodos,varia de acordo a profundidade do reservatório ou poço;quanto mais próximos estiverem os eletrodos inferior e superior de cada tanque,mais rápido o controlador vai enxergar a necessidade de repor agua,ou seja o tanque sempre será mantido cheio,considerando que só há o acionamento da bomba,quando o tanque a ser preenchido estiver com os dois eletrodos descobertos,o superior e o inferior respectivamente. Talvez voce não tenha conseguido sucesso porque voce deve não ter atentado para esse detalhe do eletrodo de referencia e um dos dois tanques ficou com o circuito aberto.Outra coisa que também pode ocasionar o não funcionamento é quando se esquece de ajustar a sensibilidade dos eletrodos. Isso é feito,através de um botão rotativo que fica no painel do relé. Com o relé desligado e os eletrodos do tanque inferior totalmente submersos e os do tanque superior totalmente descobertos (os três fora d'água) gire o botão com cuidado,todo para o sentido anti-horário,logo após, ligue o relé e vá girando devagar até a luz vermelha acender. Alguns casos essa luz já acende antes que se inicie o ajuste,no entanto, aconselha-se girar até o meio da escala para garantir o ponto ideal de sensibilidade entre os eletrodos e o liquido. Isso pode ser feito na bancada com dois baldes com água e depois instala-lo no quadro elétrico. Caso a luz vermelha não acenda,verifique as ligações e se mesmo assim não obtiver êxito troque o relé.

Um abraço.

Gregório, técnico em eletrônica,eletrotécnica,instrumentação e mecatrônica.  

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...