Ir ao conteúdo

Macro + Solver

assumpcao.fe

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal!

Sei que é possível utilizar o Solver através de uma macro. Contudo, não sei se é possível e, caso seja, nem como fazer o Solver utilizar referências relativas para as células que ele utilizará para o cálculo.

Tenho uma planilha com 177 produtos e vou utilizá-la para cálculo de previsão de demanda. Estou utilizando um método chamado suavizamento exponencial que leva em conta um "alfa" nos cálculos. Logicamente, cada produto tem uma curva de demanda diferente e, logo, um alfa que melhor se aplica à sua curva. O alfa segue a seguinte lógica: 0 < alfa <= 1.

Já utilizei o Solver para estimar o melhor valor de alfa, isto é, valor que me retornará a previsão menos errada. No entanto, dessa vez são 177 produtos e fazer toda a lógica do Solver 177 vezes é muito trabalho! Hahaha.

Portanto, alguém sabe como fazer o código da macro do Solver utilizar referência relativa? A planilha está organizada de maneira igual para todos os produtos.

Segue link para acesso à planilha: http://www.4shared.com/file/78UMTLSG/Previso_Mensal.html

A estrutura de dados nas células se repete e é a seguinte:

- Na célula A4 está o alfa. Coloquei 0,25 em todos apenas para exemplificar. Os primeiro quatro valores (células A4, A8, A12, A16) já são resoluções do Solver.

- Nas células D3:X3 estão os valores de venda. De D4:X4 as previsões.

Estrutura para o Solver:

- Célula destino: Y5

- Células variáveis: A4

- Restrições: A4 <= 1 e A4 > 0 (ou, como está no arquivo, A4 > 0,00001)

O ideal seria que eu sempre desse o comando para a macro rodar estando na mesma célula. Por exemplo: clico na célula em que está o alfa, dou o comando para a macro rodar. Por sua vez, essa considera que a célula atual será a célula variável e base para as restrições, enquanto a célula destino será 1 célula para baixo e 25 para a direita. E assim sucessivamente: clico na próxima célula de alfa e rodo a macro, clico na próxima célula de alfa e rodo a macro...

Caso não tenha sido claro em minha (gigantesca) explicação, fiquem à vontade para perguntar qualquer coisa.

Desde já agradeço a atenção e ajuda!

Abraços,

Felipe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!