Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook da Acer não quer ligar


marcelo.br

Posts recomendados

Boa tarde!!

Estou aqui com um notebook da Acer que uma pessoa me pediu para descobrir o porquê de ele não estar ligando.

Testei a fonte com multimetro e a saída está normal, 19v, apesar de estar dando leitura de 18,8/18,9 volts.

Gostaria de saber o que impede um notebook de ligar, mesmo com a fonte funcionando normal. Será que é a bateria dele, que esgotou sua vida útil mesmo colocando-a para carregar na fonte?

Estou adquirindo experiência aos poucos em manutenção de notebooks, pretendo trabalhar com isso então gostaria que alguém já me desse alguma dica, algum macete, para começar a entender melhor quando esses e outros problemas ocorrem.

Ah, já desparafusei alguns parafusos e retirei só o hd, vou testar depois com uma case em outro pc.

Enfim, no aguardo de comentários!! Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, o notebook não liga, mesmo com a fonte conectada e sem a bateria? Algum led acende? O cooler gira? Ouve algum barulho?

Olá Viny!

Isso mesmo, não liga com e sem a fonte conectada.

Percebi que depois de um tempo quando eu volto novamente a conectar a fonte, o led quer acender, fica 2 segundos aceso e apaga de novo, mesmo eu remexendo o conector da fonte na entrada do note.

Se passa um tempo e eu volto a fazer isso, o led acende de novo e apaga, é coisa rápida. Depois não acende mais.

O cooler não gira, penso que ele só vai girar na hora que ligar o note, começando a dar o boot.

Não apresenta nenhum barulho.

Então o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a fonte interna

Opa,

como eu faço para ter acesso e identificar a fonte interna?

Cheguei a desmontar as primeiras peças de cima do note até ter acesso ao processador e dissipador do mesmo, e vi que do lado do processador tem uma peça por cima e embaixo dessa tem uma que parecendo uma bateria de celular, ela é da fonte interna?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que sim... qual modelo do acer?

Op, desculpe a demora.

O modelo é Acer Aspire 5315, Placa ICL50 LA-3551P Rev. 3.0 2007-12-11

Aproveito para falar que descobri o problema. Fui mais fundo na desmontagem até remover a placa mãe por completo, vi que tem dois Cis torrados próximo a entrada da tensão da bateria.

Com certeza deve ter mais algum componente queimado ao redor.

Já achei os dois Cis para comprar, seus modelos eu vi no datasheet da placa mãe que baixei pela net, veu pega-los no ebay que tá mais barato. No mercado livre é 10,00 cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa cara.. mandou bem!

:joia:

Resolvi fazer uma inspeção na placa para encurtar tempo, assim se o problema fosse na placa já achava logo, E foi isso.

Agora é substituir os componentes e torcer para não ter alguma outra avaria mais profunda.

Se resolver, é só ligar o note e correr para o abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Enfim, consegui resolver o problema, as peças chegaram.

Após ter testado a região próxima do defeito, constatei 3 transistores mosfet e um resistor smd queimados.

Fiz a substituição, montei tudo de novo e liguei para ver se resolveu e.....

voilààà!!

Notebook funcionando perfeito!

Instalei o SO e agora tá tudo certo, pronto para ser devolvido ao dono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!