Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
dannyel.alves

Recuperação BIOS AMI para placa M5A99X

Recommended Posts

Amigos é o seguinte, atualizei a BIOS da minha placa e ***** tudo.. não da mais video.. ja tentei de tudo kkkkk agora vi um tutorial de recuperação da bios q é o seguinte:

BIOS da AMI:

Caso você tenha a sorte de ter uma das novas versões da BIOS da AMI, o processo de recuperação é ainda mais fácil pois ela tem uma rotina no BOOT BLOCK que é carregada no caso de falha ou corrupção no SYSTEM BLOCK.

Quando a BIOS detecta qualquer anomalia com o SYSTEM BLOCK, a rotina entra em ação procurando no disco de boot um arquivo de BIOS chamado AMIBOOT.ROM, caso exista esse arquivo, ele é carregado para o SYSTEM BLOCK, recompondo assim as informações danificadas.

Ou seja, basta copiar um arquivo de BIOS para um disquete qualquer (não precisa ter nenhum outro arquivo nele e nem ser de boot) e renomeá-lo para AMIBOOT.ROM, dar boot no computador com esse disco no drive (mantenha as teclas Ctrl e Home pressionadas para forçar a atualização), esperar alguns minutos e se tudo der certo, você ouvirá 4 beeps indicando que tudo ocorreu bem. Então, basta retirar o disco do drive e dar novo boot na máquina.

O problema é o seguinte.. a bios da placa é grafica! ou seja.. ela tem mais de 2 megabytes de tamanho.. não cabe em um disquete.. o q fazer em uma situação dessas? pendrive? cd? creio q n dara certo.. se alguem ja passou por isso por favor poste a solução :(

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver procedendo deste modo:

1º Formate um pendrive em FAT, usando o USB Disk Storage Format Tool caso o windows não de suporte para esse tipo de formatação.

2º Baixe a BIOS no site da ASUS, descompacte-a e a renomeie para M5A99EVO.ROM então a copie para o pendrive.

3º Certifique-s que não haja qualquer HD, Pendrive ou CD conectado no CPU então ligue o computador apertando as teclas Crtl + Home seguidamente no teclado. (Soará 2 beeps seguidos)

4º Então o computador dará sinal de vida e aparecera a seguinte mensagem:

WARNING! BIOS Recuvery mode has been detected,

Please put the file "M5A99EVO.ROM" into HDD or a removable USB media device,

And then reset you computer.

You can also insert ASUS Support CD to your CD-ROM and reset your computer,

If you have done these, Please wait a moment and don't shutdown system!!!

5º Conecte o pendrive na porta USB e logo depois reinicie a CPU pressionando novamente as teclas Ctlr + Home. (Reinicie! caso desligue e ligue com o POWER não dará certo!)

6º A CPU iniciara aperte F1 para entrar no modo ASUS EZ FLASH, selecione a bios no pendrive e logo depois siga as instruções, demora uns 2 minutos pra flashear a BIOS.

Terminado o processo reinicie a maquina.

Você recuperou sua BIOS corrompida! ;D

Depois de horas tentando obtive sucesso seguindo exatamente estes passos!

Boa sorte a quem precisar! Da certo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×