Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

monylulu

Membro Pleno
  • Posts

    73
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

8
  1. Depende de vários fatores: ao que parece você está montando um servidor para hospedar seu sistema? Já considerou hospedagem/treinamento em nuvem ou cluster? Até mesmo dentro da IA há várias necessidades diferentes: se envolver LLMs é um tipo de configuração, a depender do tamanho do modelo. Já se envolver algo mais “tradicional” como redes convolucionais ou machine learning é outra. Para placa de vídeo para IA, tem que priorizar a VRAM. Para consumidor final (ex: treinar e testar modelos), hoje a recomendação é a RTX 4090/3090, mas para servidor muda de figura (aí entram A100, H100, Quadro etc, bem mais caras). Melhor NVIDIA por causa do CUDA (AMD e Apple não são facilmente suportados, embora seja possível a depender da biblioteca utilizada ). De tal forma que só a placa fica entre 11 e 14k. Threadripper está na casa de dezenas de milhares de reais.
  2. @STAR ALPHA Mais uma vez valeu pelas dicas! Nos últimos dias decidi por adiar a montagem do PC, pois antes vou avaliar de forma precisa as despesas que terei com nuvem para minhas atividades de pesquisa. Ultrapassando determinado valor mensal, aí sim decido pela compra. (Não tenho um orçamento específico porque a compra seria a prazo, mas pensei em um valor total na ordem de 20k).
  3. Sei que é uma pergunta difícil de responder, mas esses problemas de bga na maioria das vezes são solucionáveis? Outro detalhe: a assistência lá decretou que não era possível trocar a gpu por ela ser soldada na placa-mãe (ou seja, posso dizer que condenaram a gpu). Isso procede?
  4. Pode ser... o curioso é que chegou a funcionar por alguns meses, como disse antes. Vai ver houve alguma atualização nos drivers da NVIDIA em virtude dessas sanções recentes dos EUA à China (ex.: proibição de exportação de GPU), sei lá...
  5. Já usei e uso muito Colab - a depender do uso, já teve mês que paguei mais de 700k em créditos (mas ainda bem que foi só em um mês ). Quanto ao PC, até agora só comprei o gabinete mesmo (depois de muito tempo usando só notebook), com base na estratégia de começar pelas peças que tendem a ter um preço mais "estável". Agora processador e placa de vídeo têm um ciclo de atualização mais ágil, tendem a cair de preço mais rápido (ao menos na minha percepção, mas também nada é certo atualmente em se tratando de GPUs para IA rsrsrs)
  6. @João Víctor Machado Da Cruz Esse setup que você está montando vai ser mais voltado para jogos ou uso profissional também? (Ou por que a 4090 rsrsrs ?)
  7. No meu caso em particular (pesquisa acadêmica na área de IA e LLMs), minha necessidade não chega a ser "imediata", pois tenho acesso a GPUs na universidade e no trabalho. Apenas preciso ter uma GPU porque a única que eu tinha (uma GTX 1080 de um note Acer) "morreu", dai fiquei sem nenhuma rsrsrs. Daí estou montando um setup que dure, que suporte futuramente um upgrade para uma RTX 4090, pois penso em inicialmente partir para uma 4080, devido aos preços atuais (e claro, começar por uma fonte mais simples).
  8. @Thurz Desenvolvimento em IA, com foco em LLMs (pesquisa acadêmica). Mas como tenho acesso remoto a GPUs tanto da universidade como no trabalho, além da possibilidade de uso em nuvem, ainda estou em dúvida sobre adquirir a 4090, considerando os preços atuais. A minha antiga GPU 1080 de um note da Acer morreu e no momento estou sem nenhuma GPU em casa.
  9. Pessoal, Estou montando um setup, porém na escolha da GPU, dentre os vários "fabricantes" das placas, existem diferenças significativas de qualidade entre eles?
  10. Tive um problema recentemente com um laptop Acer Predator Titan, comprado em 2020. Há cerca de 1 ano, a placa-mãe queimou - levei a 2 assistências e nada! A única solução foi comprar uma genérica no AliExpress, porque na época o orçamento da Acer para troca da placa-mãe ficava em uns 15K, mais caro que o notebook. A placa-mãe chinesa durou alguns meses, quando há uns 2 meses o vídeo apagou do nada. Levei na assistência, imaginando que pudesse até ser um simples problema de sistema, mas disseram que sempre que iam instalar o driver da placa de vídeo - NVIDIA GeForce GTX 1080 - tinha que formatar novamente porque travava todo o sistema. Acabaram por desistir alegando que se eu insistir em instalar esses drivers, pode prejudicar a placa-mãe (?). Achei estranho, seria o caso talvez de prejudicar a BIOS (?) Faz sentido isso que disseram? Alguém já passou por problema parecido? Postei uma mensagem no fórum da Acer e a única coisa que disseram foi para fugir desses modelos de notebook, mas o problema ainda continua sem solução. A máquina está com a GPU simplesmente desativada. PS: Esse note já deu tudo de problema que podia dar, já me decidi por montar um PC novo até e desistir do note.
  11. @STAR ALPHA E você aconselharia as mesmas dicas de fonte para outos modelos da série 4000? É que ainda não decidi pela compra da 4090, talvez opte por uma inferior (já que tenho acesso a cluster e/ou nuvem), mas deixe preparado para upgrade futuro...
  12. @STAR ALPHA Mutíssimo obrigada pelas dicas! Sobre a potência da fonte, vi em algumas mensagens aqui no fórum que para um setup com a 4090, 850W já seriam suficientes. Faz sentido? (Considerando uma tensão de 220V.)
  13. Estou começando a montar uma config também pensando em RTX 4090 (embora pensando a princípio em 32GB de RAM e 1TB de SSD, porque meu orçamento não é lá essas coisas, talvez troque até por RTX 4080 ). Tenho gasto um tempo pesquisando sobre gabinetes, justamente por conta dessa placa, e acabei me decidindo hoje pelo NXZT. O que me motivou foi a quantidade de reviews sobre ele com 4090 em relação a outros gabinetes (mas não cheguei a pesquisar sobre esse O11 Vision) Uma curiosidade: seu uso vai ser profissional ou para jogos?
  14. Não sei na prática se faz muita diferença, mas o NXZT H9 Air Flow tem o mesh em cima e na lateral, enquanto esse modelo da Lian Li tem a parte superior de vidro e, se não me engano, a lateral também é menos vazada, o que em tese favoreceria o NZXT em termos de air flow, se a estética não pesar muito. Em termos de preços estão bem próximos.
  15. Realmente faz sentido a questão das medidas que você citou. O ruim de montar setups comprando as pecas pela Web é que dificilmente se tem essa noção, a menos, claro, que a pessoa tenha experiência em montagem. No final, por ter visto mais setups "na prática" voltados para o NZXT H9, acabei optando por ele (está em promoção na Tera). E também por vários outros critérios como os filtros de poeira, o acabamento, detalhes de construção, estética, etc. Mas valeu por todas as dicas!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!