Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá bipe, mas tudo liga.


Posts recomendados

Pessoal, estou com um problema estressante aqui: Meu computador parou de funcionar na minha casa. Antes de mais nada, vou dizer minha config:

Fonte Corsair CX500, Mobo GA78LMT-S2, Proc. AMD FX-6300, VGA 7870, 2x4gb, 2x500gb hd (raid 0), 1x 320gb hd.

O que ocorre:

Algumas semanas atrás, comecei a notar um comportamento estranho. Eu apertava o botão power, e ele não ligava, aí eu apertava os cabos internos e funcionava. Mas o relógio estava atrasado. Às vezes ligava e pegava de primeira, mas com relógio atrasado. Também acontecia de o bipe inicial demorar alguns segundos (10-20s) além do normal.

Na quarta-feira passada (dia 20), porém, ele não funcionou mais. Funcionar que eu digo, é dar o bipe e aparecer imagem no monitor, dar o boot e etc. Só o que acontece é que ele inicia tudo, todos os coolers ligam, o drive de dvd, os hds (a luz de atividade dos hds NÃO ACENDE).

Suspeitei, pelos problemas anteriores, que o problema fosse na placa mãe. Então levei à loja onde havia comprado. O cara ouviu meu relato, ligou os cabos de força e de vídeo e apertou Power. O PC ligou normal, como se nunca tivesse dado pau antes. E eu fiquei com cara de ******. Ele disse que podia ser algum problema intermitente, ou sujeira (embora reconheceu não estar sujo assim). Voltei pra casa pra testar novamente, e não funcionou.

No dia seguinte fui de novo lá, disse que não tinha funcionado. Comprei um cabo de força novo, testei em quase todas as tomadas da casa; Testei com estabilizador, com filtro de linha, direto na tomada. Porém fiz todos os testes sem o cabo de vídeo conectado, apenas o de energia, esperando ouvir o bipe.

O técnico ligou e o pc funcionou de novo, de boa. Ele sugeriu que o problema poderia ser na minha energia, que eu fizesse um novo teste em outro local pra ver, então levei o pc à casa do meu sogro, só gabinete e cabo de força, liguei e nada de bipe.

No dia seguinte resolvi levar ao meu trabalho. Dessa vez levei também o cabo de vídeo, conectei no monitor de lá e liguei, e funcionou beleza. Na hora do almoço fui em casa buscar meu monitor, meu estabilizador, tudo. Testei com tudo meu e funcionou. Houve um momento, no meio de tantos testes, ligando ele em monitores e tomadas diferentes que ele não deu bipe, tentei umas 3x e na última deixei lá ligado, quando foi uns 3 minutos depois fez o bipe. E continuou a funcionar normal daí em diante.

Agora estou numa situação complicada, pois na Assistência o cara liga e funciona, então nem adianta deixar lá. O técnico me ofereceu deixar pra fazer uma limpeza, mas não achei necessário.

O que já fiz além disso:

1) Troquei a bateria da mobo,

2) limpei os contatos das memórias e da placa de vídeo,

3) liguei o pc sem placa de vídeo; sem memórias; sem processador; sem hds.

Não sei mais o que tentar. O próximo passo seria chamar um eletricista pra ele verificar as condições da energia, mas não sei se esse é o caso, pois todo o resto na casa está funcionando perfeitamente (geladeira, microondas, tv, chuveiros, ar condicionado, etc).

EM TEMPO: Agora há pouco estava fazendo um teste, liguei o pc no estabilizador, e enquanto escrevia esse texto, ele deu o bipe (demorou uns 20 minutos desde a hora em que apertei o power, suponho). Corri lá, conectei o monitor, tudo funcionou, aí desliguei pra reorganizar a fiação, liguei no filtro de linha (como de costume) e voltou o mesmo defeito. Aí tirei tudo e liguei no estabilizador de novo. Ainda não bipou 3 minutos depois. Atualizarei aqui se funcionar.

Alguém possui alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema semelhante, meu pc as vezes ligava e não fazia beep. Eu desligava, mexia nas memórias, as vezes funcionava, as vezes não. Pensei que fosse a MOBO mas um amigo disse que ou ela vive ou morre. Ele acha que é a fonte. Desliguei a VGA e ele subiu direto umas 3 vezes, mas agora parou de novo. Estou tentando arrumar uma fonte para testar o bicho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estou com um problema muito semelhante, li muito no forum sobre este assunto esses dias e creio que o problema mais provável seja algum resistor com problema na fonte(no meu caso a fonte é modular), o que dificulta a descarga do capacitor e impede que a fonte ligue adequadamente, o problema que tenho acontece quando o pc vai ser ligado novamente em um curto período de tempo, mas o primeiro boot do dia (após umas 12 horas desligado) é geralmente normal. Ainda não tenho resposta para o problema, se possível teste com uma fonte diferente, se resolver por favor entre em contato (talvez resolva meu problema também)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!