Ir ao conteúdo

G.SKill Sniper 8GB (2x4GB) vs Asus Sabertooth 990FX - Configurar clock e timings

Rodrigo23

Posts recomendados

Postado

Galera fiz um upgrade recentemente na minha maquina e eu comprei essa memoria aqui no kabum.

http://www.kabum.com.br/produto/31682/memoria-g-skill-sniper-8gb-2x4gb-ddr3-1866mhz-f3-14900cl9d-8gbsr-

Porém quando instalei e configurei tudo a maquinha e entrei no setup da Bios indicava que memoria estava a 1600Mhz.

Fui até opção da memoria e estava em modo "auto", eu alterei para 1866Mhz. Quando eu salvei as configurações o Pc fez um estalo e desligou, eu até assustei, mas aí liguei ele novamente e entrei no setup e indicava 1866Mhz.

Porém eu estou na duvida e tenho certeza que esta memoria não esta chegando em seus 1866Mhz. Eu venho pedir ajuda aqui se alguém tem conhecimento de como faço para regular na Bios corretamente a melhor latencia e frequencia para esta memoria.Veja abaixo imagem e ajude me a corrigir o problema.

12mw.jpgyjto.jpgo1b4.jpg

Minha configurações

Placa Mãe Asus Sabertooth 990fx / 1/5 TB HD / Processador AMD FX 8350 4.0Ghz /Memória G.SKill Sniper 8GB (x2) / Placa de Video Gtx 560Ti Point of View 1Gb / Fonte Corsair TX-650W /Gabinete cooler Master Haf 922

Eu sempre venho aqui forum clube hardware, tenho registro a varios anos e sempre acompanhei site. O problema que eu quase nunca posto nada e quando preciso ajuda ninguém aqui responde nos meus topicos, não sei se eu não consigo informar corretamente os problemas ou falta de atenção mesmo que não tenho, infelizmente...

Postado

Consegui sozinho mudar para dual channel e resolvi o problema. Agora não esta chegando aos 1866Mhz. Na parte das voltagens eu não mexi porque não sei ideal para as memorias.

4gtt.jpg

Postado

Vou mostrar agora algumas imagens da minha config da Bios. Vou tentar ultima alternativa, para ver se aparece alguém aqui para me ajudar a configurar. Lembrando que isto pode ajudar outras pessoas, porque notei que muitas pessoas compra e não mexe em nada e deixa como padrão achando que esta tudo correto.

Tela inicial do setup da placa-mãe Asus Sabertooth

pban.jpg

Entrei em modo avançado no setup da Bios

0x0x.jpg

Aqui onde falei, que tirei modo auto ali no botaão "memory frequency" e coloquei 1866Mhz DDR3 e as opções abaixo não alterei nada.

cufs.jpg

r9wl.jpg

hnvt.jpg

Essa parte aqui é opção ao lado.

luyh.jpg

j3m3.jpg

• Membro VIP
Postado

As suas memórias estão rodando a 1866MHz sim, fique tranquilo quanto a isso. :)

O que ocorre é que elas são do tipo DDR, ou seja, transferem dois dados por pulso de clock, o que resulta em um desempenho dobrado. Ex: Memórias 1333MHz trabalham na verdade a 667MHz, transferindo dois dados por pulso de clock. Memórias 1600MHz trabalham na verdade a 800MHz, transferindo dois dados por pulso de clock. Memórias 1866MHz trabalham na verdade a 933Mhz, transferindo dois dados por pulso de clock, e assim sucessivamente. As fabricantes indicam o clck "dobrado" pois é mais comercial, enche mais os olhos e ouvidos dizer 1600MHz ao invés de 800MHz. ;)

Vejo que apenas resta ajustar os timings das memórias, conforme indicado na aba "SPD" do CPU-Z. No bios da sua placa-mãe entre em "Dram Timing Control" e lá dentro coloque os valores referentes ao clock de 1866MHz. Se não estabilizar, suba um pouco a tensão onde diz "Dram Voltage" em uma das imagens que você postou. Pode ir tranquilo até 1,65v (subindo aos poucos, é claro, caso não estabilize) pois suas memórias possuem dissipador de calor e não deverão superaquecer. O Perfil XMP serve para os processadores intel, e geralmente nos AMD pede um pouco mais de tensão nas memórias pra atingir tais clocks e timings. Nada que um pequeno aumento não resolva.

Postado
As suas memórias estão rodando a 1866MHz sim, fique tranquilo quanto a isso. :)

O que ocorre é que elas são do tipo DDR, ou seja, transferem dois dados por pulso de clock, o que resulta em um desempenho dobrado. Ex: Memórias 1333MHz trabalham na verdade a 667MHz, transferindo dois dados por pulso de clock. Memórias 1600MHz trabalham na verdade a 800MHz, transferindo dois dados por pulso de clock. Memórias 1866MHz trabalham na verdade a 933Mhz, transferindo dois dados por pulso de clock, e assim sucessivamente. As fabricantes indicam o clck "dobrado" pois é mais comercial, enche mais os olhos e ouvidos dizer 1600MHz ao invés de 800MHz. ;)

Vejo que apenas resta ajustar os timings das memórias, conforme indicado na aba "SPD" do CPU-Z. No bios da sua placa-mãe entre em "Dram Timing Control" e lá dentro coloque os valores referentes ao clock de 1866MHz. Se não estabilizar, suba um pouco a tensão onde diz "Dram Voltage" em uma das imagens que você postou. Pode ir tranquilo até 1,65v (subindo aos poucos, é claro, caso não estabilize) pois suas memórias possuem dissipador de calor e não deverão superaquecer. O Perfil XMP serve para os processadores intel, e geralmente nos AMD pede um pouco mais de tensão nas memórias pra atingir tais clocks e timings. Nada que um pequeno aumento não resolva.

Muito obrigado, realmente me tirou varias duvidas e ajudou bastante.

Postado

Dieg@o se vai rir agora, to tremendo na base de fazer alguma ***** la dentro. Porque não tenho base nenhuma do que alterar, quero dizer to com medo de memoria ficar instavel se mexer nos numero automaticos da latencia da memoria.

A minha configuração é esta abaixo na opção do "Dram Timing Control"

l9se.jpg

mj50.jpg

Não querendo pedir muito mas se voce quiser me ajudar.

Postado

Não há perigo em modificar as latências,eu tentaria 9-9-9-27 1866MHz em no máximo 1.65V,são latências boas para esta frequência,se funcionar vai diminuindo até começar a dar erros(memtest é uma boa opção),então retorne ao estavel.

Postado
Não há perigo em modificar as latências,eu tentaria 9-9-9-27 1866MHz em no máximo 1.65V,são latências boas para esta frequência,se funcionar vai diminuindo até começar a dar erros(memtest é uma boa opção),então retorne ao estavel.

O que eu quis dizer seguinte, na imagem tem varias opções com varios numeros diferentes. Por exemplo 9-9-9-27 como voce citou seria em 4 opções para mim alterar, ali como mostra imagem existe umas 12 opções com numeros, a minha duvida é essa, porque é a primeira vez que estou mexendo com isso e ainda não tenho noção do que estou alterando nessa parte.

Por isso pedi uma força, se possivel detalhar onde eu devo trocar como citei na imagem. Porque não sei se posso sair colocando tudo 9 e depois 27 no final.

Postado

Tentei 9-9-9-27 como amigo de cima indicou e deu overclock Failed quando tentei iniciar maquina novamente.

tensão eu subi somente um pouco, esquece vou entender melhor como fazer isso.

-------------------------------------------------

Editado

Vamos lá, assisti um video no youtube e agora entendi melhor como fazer overna minha maquina.Lembrando que ao realizar este tipo de teste voce sempre corre um risco de acontecer algo.

Primeiro teste abaixo na frequencia 1600Mhz.

j8af.png

Segundo teste abaixo na frequencia 1600Mhz "9-10-9-27" .Obs: Aumentei tensão para 1,55v

7p9m.png

Terceiro teste abaixo Frequencia 1866Mhz "9-10-9-28" . Obs: Abaixei tensão para 1,50v melhor estabilidade na tensão.

lk0f.pngong7.pngispc.jpg

Essa placa mãe é realmente muito boa para este tipo de testes, porque quando ela não aceita a mudança ela reinicia a maquina e volta na Bios para voce reconfigurar as mudanças que não foram aceitas. E realmente da uma certa segurança ao falhar nas mudanças com este sistema que placa mãe nos protege com as mudanças indevidas para a maquina.

Maximo que consegui foi "9-10-9-28" 1866Mhz testei uma por uma, que é metodo correto e seguro e resultado final foi este.

valeu a todos que me ajudou no Topico.

Para quem tem duvidas de como realizar este procedimento é so assistir video abaixo que explica tudo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...