Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O arch linux - Distribuição rolling release


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite moderadores..

Peço os mais singelos pedidos de desculpa se este tópico será obsoleto, mas... pelo que vi não.

Gostaria de, aqui, apresentar minha distro preferida, o Arch Linux.

Pra que?

para um propósito muito interessante, o folding at home:

http://forum.clubedohardware.com.br/brincando-kernel-teste/1162772

E gostaria que, acima do possível, fosse levado a avaliação e manter o tópico aqui presente, visto que, salvo na wiki do arch, não vi nenhum outro forum amparando, amplamente, o arch linux

O arch, na palavra de quem mantém-o

https://wiki.archlinux.org/index.php/ArchLinux:About_%28Portugu%C3%AAs%29

O Arch Linux é uma distribuição desenvolvida de forma independente, tem como propósito geral ser uma distruição GNU/Linux i686/x86-64 versátil o suficiente para se adequar a qualquer papel. Seu desenvolvimento é focado na simplicidade, minimalismo, e no código elegante. Arch é instalado com o sistema base mínimo, configurado pelo usuário próprio usuário seu ambiente ideal que é instalando somente o que é necessário ou desejado para seus próprios propósitos.
O Arch Linux foi criado pelo programador Canadense, Judd Vinet. Sua primeira versão formal, Arch Linux 0.1, foi lançada em 11 de Março de 2002. Embora o Arch seja completamente independente, foi inspirado na simplicidade de outras distribuições incluindo Slackware, CRUX e BSD. Em 2007, Judd Vinet deixou o cargo de Líder do Projeto para seguir outros interesses e foi substituído por Aaron Griffin que continua até hoje como Líder do Projeto.

Veja também: History of Arch Linux

Ciclo de Lançamento

Arch Linux utiliza uma "versão de desenvolvimento contínuo" que permite instalar o software somente uma vez e atualizar permanentemente. Geralmente, não é necessário reinstalar ou atualizar seu sistema Arch Linux de uma "versão" para outra. Através de um comando, o sistema Arch Linux é mantido sempre atualizado.

Quanto a estabilidade

Integridade dos Fontes

O Arch tenta ao máximo manter seus pacotes o mais próximo possível do software original. Patches são aplicados somente quando necessário para garantir que uma aplicação compila e funciona corretamente com os outros pacotes instalados em um sistema Arch atualizado.

E um breve resumo

Resumo

Para resumir: O Arch Linux é uma distribuição versátil e simples projetada para atender às necessidades de usuários Linux® competentes. É poderoso e fácil de administrar, o que o torna uma distro ideal para servidores e desktops. Isso fica a seu critério. Se você compartilha dessa visão de como uma distribuição GNU/Linux deve ser, então vocês são bem-vindos, recomendamos usá-lo livremente, a se envolver e contribuir com a comunidade. Bem-vindo ao Arch!

Vou parar por aqui, denunciar este tópico, e, claro, se aprovado pelo moderador da sala, eu continuo com um breve tuto de como instalar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Apoiado.

 

Se for permitido adicionar conteúdo, aqui vão algumas vantagens do Arch, na minha opinião, em relação a outras distribuições:

 

 
  • Software upstream, sem qualquer alteração, do jeito que os desenvolvedores querem. Distro's como Ubuntu/Debian/outras modificam o conteúdo da maioria dos pacotes, ícones, entre outras coisas. Muita gente não gosta disso.
  • Sempre o último software disponível. Não há o "congelamento", você não fica preso no ano em que instalou a distro.
  • Segurança. Já que você usa sempre o último software, caso um patch seja empurrado upstream você recebe ele dentro de algumas horas. 
  • Instalação flexível e personalizada. Arch é a SUA distro, diferente de outras distros que tem que se adequar a maioria de seu publico, onde as vezes dezenas de programas que você não usa são iniciados com o sistema.
  • Gerenciador de pacotes inteligente. O pacman sem dúvidas é o mais esperto e intuitivo gerenciador de pacotes.
  • Não precisa ficar horas/dias compilando.
  • Comunidade forte e com usuários experientes.
  • Te força a aprender mais sobre Linux.
  • Rápida e leve, desde que você queira.
  • Fácil de manter.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

esses pontos eu acabarei por não abordar  @Amarildo Junior porque eles levam "a pessoalidade". exemplo: quem quer compilar, pode....gerenciador de pacotes inteligente... até você fazer burradas..

 

  • Sempre o último software disponível. Não há o "congelamento", você não fica preso no ano em que instalou a distro.

bom e não... por exemplo, quem tinha o ksensors, e mudou algumas bibliotecas, não tem mais ele... então talvez queira "esse congelamento' a exemplo do que ocorre no fedora

 

eu vou abordar a instalação mesmo, já que a wiki original está falha em português, e vou fazer algumas "modificaçõezinhas" pequenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...