Ir ao conteúdo

Projeto de divisor de frequência ativo

TiagoKaeshi

Posts recomendados

Postado

Alguém saberia algum esquema para fazer um divisor de frequências ativo?? Pois só tenho indutores de 4, 8 e 12mH e sei que para um bom divisor precisaria de mais. Me lembro vagamente de ver um esquema usando CI's LM para dividir a frequencia para o subwoofer, porém não me recordo bem, alguém sabe de um?

Postado

Muito obrigado leonardo!! Estou com um TL071 aqui e vou fazer o projeto do passa baixa primeiro. Se der certo, vou adquirir woofers e tweeters novos (e uma caixa nova também). Vou postar o resultado aqui assim que tiver pronto!

Postado

Tiago,

Esse esquema tem corte de frequência muito pequeno, 6 db por oitava, o ideal seria usar algo tipo 18 db por oitava para subwoofer.

O outro esquema apresentado é muito superior, e ainda tem como ajustar !

Paulo

Postado

[ame=https://www.youtube.com/watch?v=CHv0ENm6ESE]Divisor de frecuencias o crossover activo - YouTube[/ame]

[ame=https://www.youtube.com/watch?v=fHLnb8hOJhA]Filtro pasa bajos para subwoofer - YouTube[/ame]

a diferença entre esse filtro do vídeo e o circuito que eu mandei é que o do vídeo usa alimentação simétrica!

Postado

Leonardo,

Então continua com apenas 6 db/oitava ? é muito pouco para um subwoofer.

O filtro do primeiro vídeo que você enviou, se é o do esquema que voce postou antes, é bem superior.

Paulo

Postado

Então, eu iria apenas fazer aquele na protoboard para testes! Vou explicar o por quê de eu querer um: tenho um receiver Gradiente STR1250 (quem não lembra ou não conhece ele, dê uma olhada no site AudioRama) que possui 40W RMS em 4ohms ou 32W RMS em 8ohms e um THD de 0.3%. Pois bem, desde que adquiri ele já troquei alguns eletrolíticos que estavam vazando e só!! O resto está tudo perfeito nele até hoje, e todos dizem que estou mentindo quando digo que tem só 40W RMS de potência pois já consegui fazer ele tocar bem 4 subwoofers DD 600W RMS (até parece que é tudo isso mesmo ;P) porém com qualquer caixa que instalo sempre o mesmo problema: distorção!

Quando ultrapassa 35% do volume distorce demais mesmo, e a única vez que consegui aproveitar ao máximo foi em uma caixa Sony de 350W que tinha um divisor passivo de 3vias, o qual mesmo no volume máximo o receiver não distorceu o som usando os 4 canais em 4ohms, porém nas caixas que tenho sem o divisor tudo distorce!! Como os divisores passivos são difíceis de construir e caros, to querendo apostar nos ativos pela simplicidade.

Dados: uso dois woofers Hinor 12'' 200WRMS dos antigos, uma corneta Selenium DT220 Ti, um tweeter LeSon e outra caixa National 60WRMS que o woofer está nas últimas! Pretendo montar 4 caixas novas porém não sei por onde começar.

Postado

tenho um receiver gradiente model 900 ta tocando um woofer 12pol 250w, quando o volume chega em 70% começa a dar distorçao tambem

Leonardo,

Então continua com apenas 6 db/oitava ? é muito pouco para um subwoofer.

O filtro do primeiro vídeo que você enviou, se é o do esquema que voce postou antes, é bem superior.

Paulo

sim, o primeiro esquema é melhor,tem menos perdas

Postado

Bom, já me mudaram de ideia e estou querendo fazer este divisor com baixos, médios e agudos pois me parece muito mais prático para o que estou querendo. Vou atrás de achar placas de circuito impresso para ele ou fazer umas (faz muito tempo que não preciso fazer uma ;P). Meu problema não é dinheiro, a questão é: realmente este divisor ativo consegue entregar mais qualidade que o passivo? Qual seria mais indicado para este receiver? Pelo que estou vendo acho que vou ter que comprar um passivo pois, no caso, o máximo que eu conseguiria seria usar uma configuração estéreo (já que o STR1250 possui dois circuitos amplificadores idênticos porém separados) e deixar dois canais para baixos e dois canais para médios/agudos, ou estou errado?

Postado

cara, ao contrario do que você disse, os divisores passivos são super fáceis de fazer, baratos e podem ser feito com materiais reciclados. A diferença entre os dois é que o divisor ativo você pode regular a frequência que você quer de corte:

[ame=https://www.youtube.com/watch?v=IdAl0W74oZQ]Construcción de un divisor de frecuencias o crossover - YouTube[/ame]

Postado

O problema seria fazer um passivo que tivesse os cortes exatos (ou beem próximos) dos woofers, médios e agudos. Realmente o problema é regular bem os cortes de frequência para evitar a distorção.

Outra coisa: é complicado enrolar bons indutores e dependendo o projeto gasta muito cobre, o que é caro de se adquirir. Este do vídeo é um de 6db/oitava e o que necessitaria é de, pelo menos, 12db/oitava, 3vias.

Postado

Leonardo,

Não é tão simples assim... eu tentei montar um passivo de 4 vias... os indutores ficaram tão grandes e com fio grosso, e os capacitores tinham de ser vários montados em paralelo para aguentar a corrente ( 500 W RMS / 4 ohm ), eu desisti... optei por fazer 4 vias ativo.

Fazer um simples de 3 vias, para 100 W Rms e 8 ohms realmente é bem mais fácil.

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!