Ir ao conteúdo

Placa de Luminaria LED

btsperate_gmail

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Montei um circuito de luminária com leds, e preciso de uma ajuda para saber se vou precisar utilizar algum tipo de resistor se sim aonde, é o 1º circuito que monto, não sei se esta certo, mas o circuit wizard ligou os leds eu pretendo ligar em uma fonte de PC 12V.

Não sei se esta em paralelo ou serial, gostaria de saber como esta, e qual o melhor método para montar a luminária.

Obrigado!

Segue o Circuito.

post-710854-0-96957200-1390570558_thumb.

Postado

Não dê atenção ao seu Circuit wizard porque ele deve ter tomado todas.

faça assim:

Use LEDs de alto brilho de 3v x 20mA.

Quatro deles em série numa tensão de 12v não precisam de resistor.

Numa ligação em série você soma a tensão dos LEDs, usando 4 LEDS de 3v você terá 12v.

Vá pra casa Circuit wizard você está bêbado.

post-681567-0-26385700-1390576900_thumb.

Postado

Caramba man!

Realmente o Cirucit wizard bebeu, pois, eu coloquei os leds na placa uma bateria de 9v e dei play e acendeu, ja deletei.

Eu nao entendi o seu esquema, no caso como ficaria as trilhas??? pois pelo que eu vi esta tudo conectado.

Muito Obrigado!

Postado

As trilhas ficariam exatamente como na imagem.

Clik na imagem para aumenta-la e verá que não está tudo interligado.

As ligações em azul são as pernas dos LEDs.

Ligação em série você tem que ligar as pernas dos LEDs uma a outra.

Faça 4 fileiras dessa se precisa de 12 LEDs, e ligue como na minha 1ª imagem.

post-681567-0-55372100-1390579166_thumb.

Postado

@cesardelta1 e @btsperate_gmail

Bom,  o led tem uma resposta exponencial à tensão aplicada. Certo?

Imagine que você tenha uma fonte de 12v +/- 5%, o que seria normal. Dessa forma a fonte pode ir desde 11.4v até 12.6v.

Sendo assim, se a fonte for a 12.6v e você não tiver o resistor limitador ou álbum tipo de topologia para limitar a corrente, os LEDs irão queimar pois haverá um pico decorrente.

Led se controla com corrente contínua e não com tensão.

Resumindo: você não consegue garantir que sua fonte fique estável no valor desejado. Qualquer variação para mais irá diminuir a vida útil de led.

Se você deseja usar uma fonte de 12v, coloque LEDs em série até completar uns 9v e calcule o resistor correto.

Assim:

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.2,20,12,0

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!