Ir ao conteúdo

K7n2 E A Dúvida Cruel!

andreld

Posts recomendados

Postado

B) Hello my friends...

Seguinte, depois que comprei minha k7n2 delta - L nunca mais consegui configurar uma plaquinha de som creative 128 PCI. Mas vocês devem estar se perguntando, porque ele quer instalar esta porcaria de plaquinha de som? sendo que a delta L tem um som embassadíssimo 5.1 Onboard?

Explico;

Eu quero fazer funcionar esta plaquinha, porque necessito da porta de jogos dela.

Eu jogo fligth simulator 2004 e uso um Joystick Microsoft Side Windre Pro e ele é conector 15 pinos, e a K7N2 não tem mais este tipo de conector. Somente USB.

Eu não tenho grana pra comprar um joy USB agora, então quero ver se consigo configurar a creativezinha mesmo, mas o que esta acontecendo?

Eu instalo ela normalmente, desativo no setup a som Onboard. Tudo vai bem, o som funciona, mas eis o problema. A PORTA DE JOGOS PADRÃO NÃO ESTA CONFIGURADA CORRETAMENTE. (COD. 12) ESTE DISPOSITIVO não ESTA ENCONTRANDO RECURSOS PARA USAR. (desative lgum outro dispositivo etc etc)

Putz eu já fiz de tudo, já mexi em tudo e não sei o que fazer pra funcionar a porta de jogos na creative junto com minha k7n2 delta L.

Se alguem puder me ajudar, agradeço!

Abraços!

Postado
Postado Originalmente por dForce@19 jun 2004, 13:02

tente o básico, troque de slot PCI, veja se resolve

Veja se não tem driver novo no site da sound blaster .

Obrigado.

Postado

não deu nada certo ainda....

Parece que tenho q desativar algum dispositivo da delta L mas não sei qual, já tentei de tudo e não da certo :(

alguem :help::help::help:

Postado
Você já disabilitou o som on-bord na bios...

c não ela vai dar preferença na on-bord e não vai reconhecer a outra

Po já sim, e tipo ela instala o som da creative normal, apenas a porta de jogos (que é o q eu preciso) fica com erro cod. 12.

Amanha eu posto algo Andre, vou testar uma aqui, gozado q a live instal na boa sem erros....

Poxa cara valeu, te agradeço, já fiz de todo, já desativei até portas USB e nada, a porta de jogos da creative sempre fica com esta mensagem!

(ESTE DISPOSITIVO ESTA INSTALADO CORRETAMENTE, PORÉM não ESTA ENCONTRANDO RECURSOS PARA USAR (COD. 12) SE QUISER USAR ESTE DISPOSITIVO, PRIMEIRO DESATIVE OUTRO...)

:bored:

Postado
Postado Originalmente por andreld@20 jun 2004, 13:00

Você já disabilitou o som on-bord na bios...

c não ela vai dar preferença na on-bord e não vai reconhecer a outra

Po já sim, e tipo ela instala o som da creative normal, apenas a porta de jogos (que é o q eu preciso) fica com erro cod. 12.

Amanha eu posto algo Andre, vou testar uma aqui, gozado q a live instal na boa sem erros....

Poxa cara valeu, te agradeço, já fiz de todo, já desativei até portas USB e nada, a porta de jogos da creative sempre fica com esta mensagem!

(ESTE DISPOSITIVO ESTA INSTALADO CORRETAMENTE, PORÉM não ESTA ENCONTRANDO RECURSOS PARA USAR (COD. 12) SE QUISER USAR ESTE DISPOSITIVO, PRIMEIRO DESATIVE OUTRO...)

:bored:

Mas será que isso é só com o Windows XP? Será que em um 98 não funcionaria? as vezes é alguma incompatibilidade com o SO. Essa sua placa é a Live! ?

Postado
Mas será que isso é só com o Windows XP? Será que em um 98 não funcionaria? as vezes é alguma incompatibilidade com o SO. Essa sua placa é a Live! ?

Esta é uma plaquinha simples PCI 128 Creative soundblaster. (deve ter 16 bit)

Eu sempre usei ela quando tinha minha ECS K7S5A - PRO, mas como o som da delta L é melhor eu uso ele. Mas queria instalar a plaquinha da creative pra usar a porta de jogos, o conector de joystick, é isso que eu preciso.

já tentei todos os drivers diferentes e nada, sempre o mesmo erro.

Postado

Sim, eu sempre usei windows xp pro e sempre funcionou, tipo imagino q tenho q desativar alguma coisa na delta L mas não sei o que, já tentei de tudo e nada..

Postado

num exite nenhum adptador p/ o joystick não?!Ex.:Conector do joystick p/ USB ou Serial sei lá.....algo assim.....

t+ :-BEER

Postado
acho eu que na BIOS tem a opção de usar SOM onboard ou NÃO é só colocar NÃO e resetar

Obrigado bcb mas não é isso!

Isso foi a 1 coisa q tentei, valeu mesmo assim!

Postado

Bom ta rolando conflito de recursos, você tem que desativar alguma coisa na bios pra liberar "espaço" pra colocar a placa de som. Se você não usa usb, desativa ela na bios, já vai ter recursos pra isso.

Mas você já testou a porta de jogos pra ver se ela funciona mesmo dando conflito de recursos? Se isso for só na parte de som da placa acho que não interfere no funcionamento da porta game (não tenho certeza disso, mas faça o teste).

Postado
Bom ta rolando conflito de recursos, você tem que desativar alguma coisa na bios pra liberar "espaço" pra colocar a placa de som. Se você não usa usb, desativa ela na bios, já vai ter recursos pra isso.

Mas você já testou a porta de jogos pra ver se ela funciona mesmo dando conflito de recursos? Se isso for só na parte de som da placa acho que não interfere no funcionamento da porta game (não tenho certeza disso, mas faça o teste)

Adriano, já desativei USB na BIOS sim e nada, vou explicar melhor:

Eu consigo instalar a placa de som normalmente, o som funciona normal, mas a porta padrão de jogos fica [parcialmente instalada]. Assim que termina a instalação da placa de som, já aparece a seguinte mensagem: [O hardware foi instalado corretamente, porém não pode ser usado até ser iniciado corretamente].

Ai eu pego e vou no gerenciador de dispositivos e esta la minha porta de jogos padrão com um ícone de exclamação dentro de um triangulo amarelo, clico com botão direito, vou em propriedades e la esta: [Este dispositivo não esta encontrando recursos para usar COD. 12 - se quiser usar este dispositivo, desative outro].

já tentei conectar meu Microsoft Side Winder Pro e nada, da erro de dispositivo, já testei com outros joystic's tambén e nada, enfim, algo esta errado! já tentei desativar várias coisas na BIOS e nada. Acho q só quem já teve este problema poderá me ajudar :(

:help:

Postado
Se não conseguir instalar a placa, compra um adaptador de DB15 para USB que resolve o teu problema.

Ta ai + 1 problema, pesquisei na cidade inteira e não tem este adaptador por aqui :wacko:

to ficando :tantan: já!

:ahh:

:priv:

Postado

:(

Fala gente!

Seguinte, até hoje não consegui resolver meu problema! Agradeço aos colegas que aqui postaram na tentativa de resolver meu problema, mas ainda não obtive sucesso!

Se alguém que tem k7n2 delta - L tiver tempo e a bondade de instalar uma plaquinha de som creative PCI 128 modelo (CT4810), e ver se após a instalação a porta padrão de jogos vai funcionar corretamente eu agradeço!

já fiz de tudo, uma solução prática seria comprar um adaptador, mas aqui não tem em nenhuma loja! Por isso quero instalar, não é possivel que eu não consiga instalar esta placa de som e fazer funcionar a porta de jogos (15pinos) que preciso pra conectar o joystick!

Abraços!

Postado
Postado Originalmente por andreld@19 jun 2004, 16:09

não deu nada certo ainda....

Parece que tenho q desativar algum dispositivo da delta L mas não sei qual, já tentei de tudo e não da certo  :(

alguem  :help:   :help:   :help:

Se olho se no bios não tem um lance que libera a porta de jogo para o PCI onde ta instalado a placa de som...............?

Postado

Eu já tive um problema parecido com esse quando instalei uma sondblaster w32 em uma placa mãe com som on-board, mas comigo resolveu desabilitando o som onborad no perfis de hardware.

Veja no manual de sua sondblaster quais são os IRQs q precisam estar livres para ela funcionar corretamente e libere-os desabilitando, na bios, o q estiver ocupando esse recurso.

Agora vale a pergunta, essa placa mãe não tem um conector para instalar uma porta de jogo não??? q os frabricantes de placas mãe estão abandonando essa porta é um fato mas normalmente eles deixam um conector para o usuário colocar uma porta dessa caso precise.

inté+

Postado
Se olho se no bios não tem um lance que libera a porta de jogo para o PCI onde ta instalado a placa de som...............?

PS.> Hummm libera para o PCI?? bom vou la dar uma olhada. mas já desabilitei muita coisa na BIOS. Se der certo te aviso, valeu!

Eu já tive um problema parecido com esse quando instalei uma sondblaster w32 em uma placa mãe com som on-board, mas comigo resolveu desabilitando o som onborad no perfis de hardware.

Veja no manual de sua sondblaster quais são os IRQs q precisam estar livres para ela funcionar corretamente e libere-os desabilitando, na bios, o q estiver ocupando esse recurso.

Agora vale a pergunta, essa placa mãe não tem um conector para instalar uma porta de jogo não??? q os frabricantes de placas mãe estão abandonando essa porta é um fato mas normalmente eles deixam um conector para o usuário colocar uma porta dessa caso precise.

inté+

PS.> A minha placa na verdade não chega a ser uma soundblaster, é uma placa PCI simples, leva a nomeclatura SoundBlaster porque

e da família creative, mas ela é bem simples, paguei R$60,00! ;)

Bom já desabilitei o OnBoard Audio sim e não resolveu o problema da porta de jogos!

E NÃO, a K7n2 NÃO tem um conector de joystick (15P) não. Apenas USB! (infelizmente)!

Obrigado amigos

PAZ

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...