Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema BRABO (acho que é placa-mãe)


Hindemith

Posts recomendados

Olá a todos do CdH,

 

Estou precisando de ajuda com um problema meio cabeludo, que realmente já me fez tentar de tudo pra resolver.

 

Tudo começou há algum tempo, com vídeos tendo pequenas travadas no audio e de vez em quando se eu carregava uma página na web enquanto estava em conferência com alguém no Skype, a voz da pessoa travava enquanto a página estivesse carregando. Isto se intensificava na medida que o PC ficava ligado por longos períodos de tempo.

 

Pois bem, achei que algo assim seria problema de memória. Abri o PC, limpei os conectores e os pentes e troquei de os pentes (2 de 2GB) de slots, fazendo Dual-channel nos slots B1 e B2. O PC não ligou. 

Troquei de slots de volta para o A1 e A2. O PC ligou com erros, que após o uso do botão MemOK da Asus na placa-mãe, voltou a funcionar normalmente. O problema original persistiu.

Concluí, que de fato seria problema de memória. Comprei 2 pentes de Corsair Vengeance 4GB cada e coloquei nos canais B1 e B2, mantendo 12GB de RAM. Também subistituí minha VGA AMD Sapphire HD6970 Vapor-X por uma AMD Sapphire R9 280X TOXIC, achando que agora jogaria tudo que sempre quis em configuração ultra.

 

E assim foi, por poucos dias, até o inferno começar. O problema inicial, que havia sumido, voltou em menor escala, porém algo pior aconteceu. Jogando Battlefield 4 e até mesmo DoTA 2, comecei a notar artefatos na tela, alguns até grotescos no caso do BF4. Além disso, não consegui jogar BF4 por mais de 30 minutos, sem receber o aviso de que os drivers de vídeo pararam de responder e se recuperaram. Rodei Memtest e recebi MUITOS erros, principalmente nos testes inversores. Retirei os módulos antigos de RAM, ficando com os Vengeance em 8GB total. Nada mudou. Rodei Memtest novamente e novamente recebi inúmeros erros. Tentei aumentar a tensão da RAM como dito em alguns lugares. Tentei instalar drivers de vídeo BETA da AMD, assim como drivers mais antigos e os mais atualizados. Limpei meu PC há uma semana, quando troquei componentes.

 

Eis minhas specs:

Fonte: Corsair TX650 (me foi dito em inúmeros lugares que ela aguentaria a VGA nova)

Placa-mãe: Asus M4A89GTD-PRO/USB3

CPU: AMD Phenom II x4 965 Black Edition (Revisão C3, 125W)

RAM: Corsair Vengeance CMZ8GX3M2A1600C9 DDR3 1600 (PC 12800)

VGA: AMD Sapphire R9 280x TOXIC

HDDs: SAMSUNG HD250HJ Sata II

           Seagate ST500DM002-1BD142 Sata III 7200 RPM

           Maxtor 6V160E0 Sata II

DVD-ROM:LG HL-DT-ST DVD-RAM GSA-H22N ATA

Gabinete: Cooler Master Silencio 450

 

 

 

 

Me restam 3 hipóteses:

 

1) Minha Fonte, que tem entre 1 e 2 anos de idade não consegue mais fornecer a potência que fornecia antes

 

2) Minha RAM nova E a antiga estão ruins

 

3) Minha Placa-mãe, que tem mais de 2 anos está morrendo.

 

Alguém tem alguma ideia? Eu acredito fortemente que seja a terceira opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é como pilha fraca que com o tempo acaba, e por isso que se chama "Fonte de energia", abra a fonte e de uma olhada nos capacitores da fonte e veja se tem algum queimado(estufado), e mesma coisa na placa mãe olhe todos os capacitores, e se possível, meça os Diodos da ponte retificadora da fonte e os outros tbem da fonte, e veja se tem algum com fuga, somente diodos da fonte, fuga de diodo causa muitos problemas.

Pode tambem ser sujeira na placa mãe ou capacitor queimado da parte das DDR`s, faça o procedimento de banho e limpeza da placa mãe pra ver se resolve.

Mas ao meu ver isso parece ser problema de Software...

E Qual a versão de PCEI-EXPRESS da sua placa mãe e a versão PCI da placa de vídeo?? Se não forem compatíveis pode ser uma boa possibilidade.

Aguardamos retorno...

-------------------------------------------------------------------------

Doutor House da Eletrônica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você rodou memtest nas memorias antigas e nas novas e em ambas acusou-se erros, meu amigo, O ERRO É PROVAVELMENTE ESSE.. você pode ter tido o azar de ter comprado outro conjunto de memorias ruins.. ou se nao, elas se danificaram no uso em seu pc

 

 

compre uma memoria simples e teste novamente com o memtest.. se nao acusar nada, volte a usar o pc e observe por alguns dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse apenas o artifacting, eu acreditaria que é um problema de software. Inclusive uma das soluções comuns para esse problema em placas amd da série R9 é o rollback de driver.

Como já havia travamento de vídeos e VoIP antes, que persistiu após a troca de componentes eu achei que os slots de RAM estão ruins. Ainda não cheguei em casa para testar as sugestões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você rodou memtest nas memorias antigas e nas novas e em ambas acusou-se erros, meu amigo, O ERRO É PROVAVELMENTE ESSE.. você pode ter tido o azar de ter comprado outro conjunto de memorias ruins.. ou se nao, elas se danificaram no uso em seu pc

 

 

compre uma memoria simples e teste novamente com o memtest.. se nao acusar nada, volte a usar o pc e observe por alguns dias

Erros em memtest podem ser causados por qualquer componente no caminho do teste, incluindo slots e até mesmo o cache do processador, por isso acho menos provável que os 4 módulos de RAM estejam danificados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo mas com posibilidades de estare rrado tbem, MemTest é só pra ver o bruto mesmo...

Mas não há como saber se os slots de ram estão bons sem testar...Processador não acho que seja, é mais provável que seja a sua "North Bridge", é ela quem faz a comunicação das Memórias RAM com o Processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo mas com posibilidades de estare rrado tbem, MemTest é só pra ver o bruto mesmo...

Mas não há como saber se os slots de ram estão bons sem testar...Processador não acho que seja, é mais provável que seja a sua "North Bridge", é ela quem faz a comunicação das Memórias RAM com o Processador...

Também acho que seja por aí. Mas não vejo como testar o slot da mobo mais com algo além do que já tenho. Aliás, usando módulos novos tive os mesmos problemas dos antigos no mesmo slot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você não passou borracha nas Memórias né?? O problema pelo jeito esta na placa...De um banho de alcool isopropílico nela, se for umidade na Ponte Norte ou dentro dos slots o banho de isopropílico com certeza vai resolver, se não for isso tem que partir pra eletronica analógica e testar os componentes SMD....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive problema de incopatibilidades de memória mais especificamente da marca corsair. Mas acredito que sendo incopatibilidade deveria dar tela azul da morte, o que não é o caso. Travamentos pode ser hardware como também pode ser software. Qual sistema operacional você está usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele está dizendo que quando ele tirou o dissipador o processador veio junto.. por causa dos malditos adesivos que vem de fabrica... tenta passando algo fino o bastante entre o dissipador e o processador... um estilete por exmplo.. com cuidado da certo

 

mano formata esse pc ai poxa.. sabe la se é coisa simples ou virus ... muito barulho pra pouca coisa esse tópico rs OBs : se fosse problema de hardware mesmo o windows estaria reiniciando direto ou dando tela azul filho.. isso eu acho que é virus e se for hardware seria memoria ou hd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...