Ir ao conteúdo

Ajuda Incompatibilidade motherboard p8z77-m com a R9 280 x

Paulo Rubens

Posts recomendados

Postado

Comprei a algum tempo a motherboard p8z77-m, core i7 3770, e a R9 280x vapor x da Sapphire.

o problema é que na minha config, a placa de video apresenta desempenho muito baixo, chegando a 5 FPS no world of warcraft (mesmo com o grafico no low), BF4, a placa trava logo no inicio do jogo.

coloquei a placa de videos, em outro pc, exatamente igual (mesmo processador e memórias são iguais) mas com placa mãe diferente (GA-B75M-D3V), e rodou lindamente, sem pau, sem lag, sem problema nenhum.

também testei uma outra placa de vídeo (7870 gigabyte) no meu pc, e ficou ótimo, rodou tudo no talo, sem problemas,

mas com a minha r9 fica uma ******* fiz atualização da bios, e do driver da r9, está tudo atualizado.

Minha duvida é a seguinte,isso é problema da placa mãe? se for por qual eu placa mãe eu devo usar?

Postado

Vixe dá tristeza quando essas coisas acontecem >.<

Pelo que você relatou, não parece problema nenhum com a placa de vídeo (dado que funcionou em outro pc), nem com o slot da sua placa mãe (7870 rodando ok). Diz pra gente qual é a sua fonte (modelo, W), porque existe um consumo muito diferente da 7870 pra 280X (basicamente um update da 7970), e isso pode ser a causa dos seus problemas.

Falo por referência própria, já que tive um sintoma igual ao seu. Ingame começavam a aparecer artefatos e lag e depois travava, mesmo com a placa em configuração stock. Fui testar consumo... nos picos a fonte não conseguia segurar :(

[EDIT] btw eu estava checando sua MoBo, tudo indica que é plenamente compatível com a GPU, um verdadeiro monstrinho de desempenho em formato uATX

Postado

Ok, o buraco é mais embaixo então...

1. Pra não descartar ainda problemas com hardware (que possam ser resolvidos, se for de projeto... aí é outra história), se você tiver um multímetro em mãos + algum software q nem o aida64 pra pegar a tensão de alimentação na placa seria um ótimo double check.
  2. Se você já não fez, enviar um email pro suporte tanto da GPU qto MoBo expondo seu problema e perguntando da compatibilidade.
  3. É possível também que seja software, as novas placas apesar de upgrades das versões 7970 e afins, sempre muda alguma coisa na comunicação de baixo nível. Recomendo baixar o último driver beta que saiu (14.1) e tentar a sorte.
  4. Eu verificaria cada mm do slot da gpu e placa mãe procurando por qualquer coisa que pudesse ser mal contato, danos, entrada 6+2, cabo dobrado...
  5. Ainda que a contragosto, a lógica dita que se você puder deixar a gpu na b75m, caso o problema não seja resolvido, é uma opção válida.

Espero que isso ajude

Postado

Eu fiz os testes com o multímetro, e com o aida64, também coloquei a placa de vídeo no pc de um amigo, com a mesma configuração minha, mesma placa mãe, processador e memoria, e o erro persistiu.

estou pensando em pegar outra mesmo, e passar esta para frente.

cabo dobrado não é, e eu não sei verificar cada milimetro do slot.

Postado

Caramba q zica colega, você achou a agulha no palheiro >.<

Achei 1 referência boa do problema dessa placa, parece que você não está sozinho afinal... infelizmente não tem muita solução, porque é culpa do fabricante, melhor passar essa aí pra alguém que não tenha problemas com o conjunto GPU+MoBo. Vou resumir aqui o que eu encontrei:

-A placa tem uma nova BIOS (que não da pra reflashar), que restringe o clock da placa pra 500MHz após ela atingir a marca dos 70C, ocasionando quedas colossais no FPS em jogos (inclusive testado no BF4) e travamentos.

-A vram dela é de baixa qualidade.

Esses comentários são bem recentes.

Estou espantado com a Sapphire, não esperava problemas como esse vindo da fabricante. Que fique registrado pro pessoal aí tomar muito cuidado com essa série da vapor x.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!