Ir ao conteúdo

PC equivalente a PS4

Nileto

Posts recomendados

Postado

O console há muito tempo é minha plataforma principal para jogos, deixando meu notebook para jogos mais leves, indies, antigos, etc.

Mas nos últimos tempos, por motivos variados, venho considerando montar uma CPU decente e migrar para o PC.

Acompanhei vários tópicos daqui, vi várias possibilidades de montar máquinas que custam desde mil a 3 mil reais, mas tenho dificuldade em ter uma noção na prática do que essas máquinas representariam na hora da jogatina.

Então, traduzindo pra um língua que eu conheço, qual seria o valor mínimo para montar uma cpu que tenha na prática um desempenho para jogos similiar ao PS4? 

Grato.

• Membro VIP
Postado

Olá!

Uma configuração seria essa, parecida com a minha:

Asus M5A97 LE R2.0

Radeon R9 270 2GB

8GB RAM DDR3

AMD FX-8320 3.5GHz

Corsair CX600

Seagate 500GB 7200RPM

Usei como base da resposta artigos que já tratam do assunto mencionado por você:

http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/02/hardware-do-ps4-em-um-pc-gamer-como-fazer-e-quanto-custa.html

http://www.tecmundo.com.br/ps4/36829-quanto-custa-um-pc-gamer-semelhante-ao-ps4-.htm

Só essas peças custam por volta de R$2300,00 aproximadamente, dependendo do local / loja.

Postado

Lembrando que mesmo se as configurações fossem idênticas, é muito provável que o mesmo jogo no PC rode com performance/qualidade inferior ao PS4 por conta do sistema operacional do PS4 ser bem mais otimizado para jogos!

Até quanto você pode gastar? Da pra fazer uma config melhor dependendo do valor!

• Membro VIP
Postado

Lembrando que mesmo se as configurações fossem idênticas, é muito provável que o mesmo jogo no PC rode com performance/qualidade inferior ao PS4 por conta do sistema operacional do PS4 ser bem mais otimizado para jogos!

Até quanto você pode gastar? Da pra fazer uma config melhor dependendo do valor!

Sim. A API gráfica no PS4 é de baixo nível. É o que a AMD está querendo trazer para os PCs, o chamado Mantle. Placas de vídeo AMD mais novas vão dar o suporte, mas somente os mais novos que derem suporte vão se beneficiar.

Postado

Obrigado pelas respostas.

Eu não tenho um valor preciso, depende do retorno que esta grana me der. Por exemplo, eu gostaria de montar uma máquina de uns 1500 reais e ter uma experiência de jogo satisfatória (não tem que ser tudo no ultra, mas se der pra ir de médio pra high nos jogos lançamento, eu já estaria muito feliz).

Mas se você disser que aumentando esse valor para 2000 o salto de qualidade é muito grande, eu já faria um esforço maior.

A questão também é que o ps4 está custando 1800 no ML, então se o valor fica muito acima disso, perde um pouco do sentido, já que essa máquina será apenas para jogar. Então ficaria mais vantajoso ir no console mesmo.

Essa máquina que Math sugeriu roda os jogos mais recentes de modo semelhante ao ps4? E depois de uns dois anos seria barato fazer um upgrade e torná-la ainda melhor que o ps4? Isso também é uma questão importante pra mim.

Postado

Roda semelhante ao PS4, talvez um pouco abaixo pois a placa de vídeo não é tão potente.

Na config que ele postou eu só trocaria o processador por um I5 4430 com uma placa mãe básica para ele e a fonte por uma CX 430. Fica mais em conta e não perde desempenho em jogos. No caso você poderia investir mais na placa de vídeo se quisesse. 

Postado

Os games no console não rodam no Ultra, alguns não rodam em 1080p e com certeza tem filtros desabilitados.

Como o game é otimizado para o console, eles já deixam em padrões de qualidade de imagem onde rode legal.

Por exemplo o BF4 no PS4 roda em 1600x900 e qualidade da imagem dizem que se equipara ao Medium do PC.

No PC, seja um FX-8350 ou um i5 qualquer, com uma GTX760 ou R9 270X você joga em 1080p no High acima de 60fps.

i5-4670k - 791,32
ga-b85m-hd3 - 292,08
Fonte CX430 - 153,24
DDR3 Kingston 2x4GB - 283,90
R9 270x - 850,00

Peguei valores na Balão e na Pichau, só ai já deu mais de 2300 reais.
Ainda falta gabinete, drive de cd/dvd, teclado, mouse e HD
Brincando em uma maquina assim você gasta uns quase 3 mil reais.

Agora se quiser melhorar a VGA, sobe mais ainda o preço, se não tiver um monitor sobe mais e assim por diante.

Claro que você consegue montar um micro por bem menos que isso.
Pode montar um AMD FX-6300 onde o processador mais um placa mãe você paga 550 conto.
Tudo depende até onde você quer chegar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...