Ir ao conteúdo

Problemas com o roteador TP-Link TL-WR941ND

Paulo Vieira

Posts recomendados

Postado
Boa tarde, meus caros,

Estou tendo problemas com meu roteador novo. O modelo é o TP-LINK WR941ND, versão 5, e há dois problemas que eu não consigo solucionar. O primeiro é a queda frequente de sinais.Bastante frequente mesmo, mais de 5 vezes a cada meia hora. Já verifiquei e não é problema de internet, pois quando ligo o cabo ethernet diretamente, o sinal não cai (NET Virtua 10MB). O segundo é a frequencia baixíssima em distâncias curtas, como um quarto a 5-6 metros de distância (o que somado às quedas, torna a navegaçao impossível). 

Já tentei solucionar de diversas formas, através de fóruns, leitura do FAQ da TP-Link, já troquei o CHANNEL várias vezes, mas o problema não se resolve. E fiz testes em notebooks diferentes, aqui em casa são três, todos apresentado os problemas.

Usamos o Windows 7, e a conexão por Dynamic IP.

Já reinstalei o roteador, mas o problema persiste. 

Desde já agradeço as respostas.

Postado

Caro Paulo Vieira

1 - Quando configurei a minha rede wifi aqui em casa tive problema com instabilidade de sinal e resolvi alterando o Channel para 7 que constatei 100% de estabilidade. Pode ter sido um fato isolado!!!!

2 - Existe telefone sem fio próximo na área? Certa vez li em um artigo que o telefone sem fio e o roteador wireless utilizam o mesmo canal de comunicação (rádio frequência). A maioria dos roteadores tem frequência de 2.4GHz e pode está coincidindo com a mesma frequência do telefone sem fio (se for o caso de ter um ai perto).

3 - Seu notebook identifica alguma rede wifi do vizinho? Caso positivo tente descobrir o Channel que ele utiliza e configure o seu com um Channel diferente. Um pode está interferindo no outro se estiverem transmitindo no mesmo Channel.

Att.

Postado

Amigo, essas quedas contantes do wifi podem ser interferência de outras redes. Tente alterar os canais e ver em qual deles a conexão fica estável. Acontecia demais comigo. Moro em prédio e tem muitas redes aqui perto. Para isso, entre no setup do roteador e altere. Com relação à distância, você também pode alterar esta opção para ter um resultado melhor a distâncias maiores. Isso também pode ser configurado no setup do roteador.

Agora se o problema for em relação à frequência, como o Givaldo citou acima, e seu roteador não tiver a opção de alterá-la, só desligando o aparelho que causa interferência ou comprando um roteador que opere em frequência diferente.

Abs!

Postado

Obrigado pelas respostas, mas creio que não seja problema de canal. Já testei em todos, e inclusive a opção "auto", que tem no TL-WR941ND, e não resolveu. Esqueci de contar um detalhe, a queda de sinal só ocorre nos PC's, nos tablets e celulares não.

Inclusive, se eu vou a uma determinada distância, onde cai o sinal do PC, no celular e no ipad a rede continua a funcionar normalmente.

Sou um pouco leigo, mas o sinal do roteador não era para ser independente do sinal da rede? Porque isso afeta, por exemplo, meu uso da impressora wi-fi a uma determinada distância, o que, creio eu, não era pra ocorrer...

Qual Marca e Modelo do Equipamento da NET ?

O receptor da NET é o Thomson,  modelo DHG544B.

Amigo, essas quedas contantes do wifi podem ser interferência de outras redes. Tente alterar os canais e ver em qual deles a conexão fica estável. Acontecia demais comigo. Moro em prédio e tem muitas redes aqui perto. Para isso, entre no setup do roteador e altere. Com relação à distância, você também pode alterar esta opção para ter um resultado melhor a distâncias maiores. Isso também pode ser configurado no setup do roteador.

Agora se o problema for em relação à frequência, como o Givaldo citou acima, e seu roteador não tiver a opção de alterá-la, só desligando o aparelho que causa interferência ou comprando um roteador que opere em frequência diferente.

Abs!

Júnior, sabe como eu faço para alterar a distância no setup, ou se há algum tutorial para isso? Pois já encontrei vários, inclusive para limitar a banda para determinados aparelhos, mas não encontrei nenhum que ensine a alterar a distância. Agradeço :)

Postado

Então me parece que o problema não é no seu roteador, mas na placa de rede do pc.

Nunca mexi nesse Thomson. Mas essas configurações ficam, geralmente, na aba geral do setup. Se não tiver o manual do aparelho, procure por ele no site do fabricante. Ou talvez no site da NET. Pelo menos a minha operadora de internet disponibiliza os manuais dos aparelhos dela. Abs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!