Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• 4 anos depois...
Postado

Reaproveitando o tópico. 

A um tempo atrás eu precisei limpar os pinos de uma mobo asus socket 1151 que tinha pasta térmica devido a um exagero de aplicação de pasta por parte da loja que me vendeu um pc.:angry:

Tentei limpar com algodão e os pinos entortaram. Tive que usar uma agulha na época para desentortar. Mas a dúvida perdura até hoje. Já li sobre dicas para usar algodão, escova, etc e não acho essas formas eficientes já que a pasta entra no meio dos pinos.

Então qual é a maneira correta de fazer a limpeza nesses tipos de socket que os pinos são muito finos e frágeis? Existe uma maneira de fazer isso sem avariar a placa ou não há o que fazer? Se tiver pasta no socket existe algum problema que pode ocorrer se usar o PC assim como superaquecimento, queima de cpu ou mobo?

Postado
31 minutos atrás, Ademir M Carvalho disse:

Reaproveitando o tópico. 

A um tempo atrás eu precisei limpar os pinos de uma mobo asus socket 1151 que tinha pasta térmica devido a um exagero de aplicação de pasta por parte da loja que me vendeu um pc.:angry:

Tentei limpar com algodão e os pinos entortaram. Tive que usar uma agulha na época para desentortar. Mas a dúvida perdura até hoje. Já li sobre dicas para usar algodão, escova, etc e não acho essas formas eficientes já que a pasta entra no meio dos pinos.

Então qual é a maneira correta de fazer a limpeza nesses tipos de socket que os pinos são muito finos e frágeis? Existe uma maneira de fazer isso sem avariar a placa ou não há o que fazer? Se tiver pasta no socket existe algum problema que pode ocorrer se usar o PC assim como superaquecimento, queima de cpu ou mobo?

Amigo esses sockets LGA da Intel não se limpa.... se deixa o processador instalado na placa, não vai sujar lá embaixo. Se for deixar a placa sem processador por um tempo (se for vendê-la por exemplo), recoloque a tampa plástica que acompanha a placa-mãe para proteger os frágeis contatos. Essa peça plástica acompanha a maioria das placas mãe (da Gigabyte e Asus tenho certeza) e ele é do tamanho de processador, só para proteger o socket de impactos nos contatos e/ou que caia poeira nos mesmos.

Uso Intel com esse sistema LGA desde 2007 e nunca fiz nenhum tipo de limpeza nos sockets que tive. Quando troco a pasta térmica nem removo o CPU do socket... simplesmente limpo bem a superfície do CPU e reaplico a pasta nova, CPU só sai da placa se for motivo de venda ou garantia mesmo. Do contrário, "não arreda o pé dali".

Espero ter ajudado amigo. Abraços.

Postado
1 hora atrás, Ademir M Carvalho disse:

@torrentman Obrigado pela resposta, mas e nesses casos que cai pasta térmica nesses sockets lga? Se não pode limpar o que acontece se usar o pc com pasta térmica entre o socket e o cpu?

O mais sensato é deixar a pasta mesmo, jamais mexer nos contatos para tirar, uma vez que elas não são condutivas.

Contatos dos LGA da Intel são muito sensíveis e precisos, se 1 deles fica milímetros afastado, pronto: o processador pode não funcionar, ocorrer erros com a controladora de memória, os PCI-E, tudo. 

Esses contatos dos sockets Intel quanto menos você mexer, melhor. Senão é encrenca na certa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...