Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Ademir M Carvalho

Membros Plenos
  • Total de itens

    29
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%
  1. @Contiusa Obrigado pela resposta. Eu consegui descobrir através de um vídeo que o controle de leds do corsair Hd120 serve apenas para o led(Controla modo, cor e velocidade DO led), não controla os rpms dos fans. Pra isso eu já providenciei um controlador de fans porque minha mobo suporta apenas 2 fans de chassis e eu preciso ter controle de pelo menos 4 deles. Os outros 2 do wc vão no conector do cpu direto e será controlado pelo wc/corsair link. O controlador que vou adquirir é um NZXT Sentry 3. Outros controladores que pesquisei achei exagerados nos muitos cabos que possuíam e coisas desnecessárias, como por exemplo, um sensor de temperatura pra cada fan, cabos USB 2 e 3.0, etc. Haja espaço pra isso tudo de cabo.... Pra mim basta um sensor para o gabinete e ter controle individual, em grupo e automático dos fans que o NZXT Sentry 3 faz de boas.
  2. @Leonardo2k Dependendo do valor das fitas rgb pode mesmo sair mais barato. Único problema é o trabalho pra fazer a gambiarra. Mas no meu caso eu quero é me livrar dos fans barulhentos mesmo. Em alta performance é de irritar, só de headset pro barulho "sumir" e pra conseguir se concentrar em algum jogo, trabalho ou filme. Como eu já ia trocar os fans do gabinete que são 4 no total resolvi aproveitar e trocar também os 2 fans do H80i v2. Pra ficar todos do mesmo modelo. Mas to achando estranho ver nos vídeos da própria Corsair os HD120 RGB instalados em radiadores Corsair tendo especificações inferiores aos originais.(Mandei mensagem pro RMA da Corsair pra ver se me tiram essa dúvida com relação ao desempenho). Dos 4 fans do gabinete, 2 são originais bem fraquinhos de led azul bem simples e 2 são da Cooler Master que conseguem ser mais barulhentos que os da Corsair em full load. Ao ligar o pc eu não sei se é mesmo mesmo um pc ou um avião decolando. rs Obs.: Fan da Cooler Master eu não compro nunca mais, os parafusos são diferentes do padrão. Entrando em contato com a Cooler Master pra pedir novos parafusos, eles disseram que não tem. Não se acha em lugar nenhum esses modelos! O fan tem borrachas nas pontas pra tirar a vibração mas a ventoinha é que faz todo o barulho. Vai entender...
  3. Demorei muito pra achar este post... Eu estava agora mesmo com essa dúvida porque comprei um jogo da Corsair HD120 RGB, 6 no total com 1 controlador, que vou usar pra colocar tanto no gabinete como no WC H80i V2 em Push/Pull. Mas fica as dúvidas: Será que o HD120 da Corsair vai dar conta do recado? Será que o WC vai controlar os fans? Será que apenas o controlador que vem junto irá controlar os fans? Ou os dois(WC e controlador) vão controlar ao mesmo tempo e um interferir na configuração do outro? Esse HD foi o fan RGB com maior RPM que achei sendo da Corsair. Me admira a Corsair não ter feito uma versão para seus water coolers neste estilo RGB, já que vendem kits para gabinetes e controladores. Se esse HD120 der conta do recado está valendo, se não... Vou ter que ficar com os originais(barulhentos). Pois comprar outro fan RGB de marca diferente específico para radiadores de WC vai ficar horrível esteticamente, as cores nunca vão sincronizar. Bom... Agora é testar e ver se esse fan RGB aguenta a pressão do i7 7700k hahahaha. HD120 RGB LED Speed 800 - 1725 +/- 10% Sound Level 30 dBA Power Draw 0.3 A Static Pressure 2.25 mmH20 Fan Airflow 54.4 CFM https://www.corsair.com/us/en/LED-Color/Fan-Size/Package-Quantity/hd-series-rgb-led-config/p/CO-9050065-WW
  4. @Andersontech Por nada. Estamos aí pra ajudar. Essa placa aí é muito show sem dúvidas. Será um bom investimento e creio eu que durará muito mais que 8 anos já que você não faz over. Boa sorte com seu novo PC.
  5. @Andersontech De fato processadores da 8ª geração são compatíveis apenas para placas mãe série 300, mas tem asus z270 com chipset z370(ROG MAXIMUS X APEX) que suporta 8ª geração. Aconselho antes de fazer sua compra, checar cada hardware que vai usar com o cpu. Apesar de parecer fácil montar um novo PC, nem sempre as peças que queremos tem total compatibilidade. Tem as memórias que muda, a quantidade de fans que vai usar para o número de conectores da placa-mãe, socket, chipset, o tamanho do gabinete, o tamanho da VGA caso pretenda comprar uma ou usar a que já tem, etc. Sem falar que essas placas mãe série 300 suportam apenas 8ª geração socket LGA1151. O i7 8700k esquenta bem também, se for fazer overclock tem que caprichar na refrigeração do gabinete e processador. Esse teu h100i deve segurar tranquilamente e você deve conseguir um overclock modesto. Mas quanto ao delid eu sou totalmente contra pelos seguintes motivos: 1. Você perde a garantia. 2. Vai precisar fazer manutenção de tempos em tempos pra trocar a pasta térmica. 3. Se a pasta não for bem aplicada corre o risco de queimar a CPU. Acho que se colocar tudo isso em uma balança, os riscos são altos demais pra ganhar apenas 10 graus a menos na temperatura. Ainda que não se tem garantias que terá esse ganho.
  6. Olá a todos, Meu PC: Intel Core i7-7700K 4600.0 MHz (original: 4200 MHz, overclock: 9%) 100.0 MHz (original: 100 MHz) Memória HyperX 4x4GB Velocidade da memória: DDR4-2666 (1333 MHz) Nome da placa-mãe: Asus Prime Z270-K (2 PCI, 2 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 2 M.2, 4 DDR4 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN) Versão da BIOS - DMI: 1002 EVGA GTX 970 Após eu atualizar a BIOS da Z270-K para esta última versão 1002, ocorre um problema depois de salvar as configurações da BIOS, o computador reinicia normalmente mas a tela fica preta, não aparece nenhuma imagem. O mais bizarro que esse erro não ocorre sempre, então está difícil de eu descobrir o que pode ser. Quando a tela está preta, eu reinicio pelo botão do gabinete e ele volta ao normal e tudo foi salvo e nenhuma configuração se perdeu na BIOS, mas se eu volto na BIOS e salvo novamente nada de errado acontece... Isso mesmo ele reinicia normal. De vez em quando eu mexo em alguma configuração lá como o vcore por exemplo e salvo as configurações e o pc reinicia e dá a tela preta. Estou desconfiado que seja algum bug dessa nova versão da BIOS, mas gostaria de saber se alguém tem ou já teve um problema parecido e se já resolveu. Nas versões anteriores da BIOS esse erro nunca aconteceu. Eu já até instalei a BIOS de novo por achar que tinha corrompido mas o erro permanece. Já até corrompeu o windows recentemente por causa desse problema e eu tive que formatar, mas a tela preta volta e meia reaparece mesmo pós formatação. Alguém tem ideia do que está causando essa tela preta? Obrigado.
  7. @Andersontech Então cara a tensão estava no manual em 1.20v e a máxima temp estava batendo em 81 graus, você mudou pra auto e a temp subiu pra 88 graus... Provavelmente a placa-mãe subiu o vcore acima desses 1.20v. Você chegou a checar qual o vcore máximo no modo alto que aparece no hwmonitor quando em stress? Isso tá parecendo que a sua placa-mãe está jogando uma tensão muito alta para o processador.... Então, neste caso, se você deixar em manual o vcore e achar a tensão mínima pode resolver seu problema, se tiver sorte da tensão que a mobo estava jogando no cpu não o danificou.. Só não me pergunte porque sua mobo está fazendo isso, porque isso não deveria acontecer.(Pode ser um bug na bios) Um exemplo é a respeito do i7 7700k, onde teve muitas pessoas que a mobo jogava a tensão lá em cima e com uma simples atualização da bios resolveram seus problemas de temperaturas altíssimas. Ou seja uma correção no vcore foi suficiente pra resolver o problema de temperatura acima do normal. Talvez você tenha que fazer isso manualmente se uma atualização de bios não resolver.
  8. @Andersontech Bom eu não sei nada a respeito das voltagens desse i7 3770, mas me chamou atenção que ele está batendo 1.20v de vcore a 4327Mhz de máxima. Como o @Evandro falou, acredito que o undervolt aí deve te ajudar e muito. Eu que tenho um i7 7700k considerado um processador que esquenta muito consegui uma máxima idêntica a sua com o clock maior de 4.6Ghz e um WC inferior ao seu, como pode ver na imagem.
  9. @Henrique Ariel AG To achando alto esse vcore pra 4.7Ghz. O clock do meu i7 7700k está em 4.6Ghz com vcore de 1.15 e a temperatura no prime95 bateu 82º de máxima a 10min rodando. Em 1.14 quase estabilizou, mas ao rodar o benchmark da intel extreme deu travamento e estabilizou a 1.15. Fiz vários testes como stress, benchmarks e renderização, também em jogos. Minha placa-mãe é uma z270-k.
  10. Tudo bem @PedroRodrigues123? Eu possuo o modelo H80i v2 na qual tenho experiência no dia a dia de tanto mexer em suas configurações, por isso posso te passar algumas dicas que devem te ajudar. Primeira coisa que você ter que fazer é ir até a sua BIOS e olhar se a rotação dos fans do WC está em 100%. Se estiver está correto, se não estiver tem que deixar em 100%. Você deve usar o Corsair Link 4 para configurar seu WC de forma a ter a melhor performance. Após verificar a BIOS, deixe a configuração dele em performance, principalmente a bomba. Quanto a rotação dos fans, depende um pouco do teu uso de cpu. Ou seja, se sua cpu está com clocks mais altos(Em overclock, por exemplo), aconselho a deixar os fans em performance também. Caso contrário, se tiver com clock base, pode deixar em balanced ou em quiet(quanto menos ruído dos fans, melhor), dependendo das tuas temperaturas que no caso do i7 7700k podem rodar mais altas sem problemas. Agora se as temperaturas do seu cpu estiverem normais em jogos, trabalhos do dia a dia e sem travamentos, talvez não tenha nada de errado com seus fans. Mas isso vai depender de checar o que eu descrevi acima. Lá nas configurações do corsair link onde regula a velocidade dos fans e a bomba também tem a opção de fixar a rotação dos fans, lá você pode colocar em fixed % e alterar para 100% só pra verificar se os rpms dos fans irão até seu máximo corretamente, depois volta pra sua configuração de antes. Qualquer dúvida, só perguntar. Boa sorte.
  11. Eu já li muita coisa sobre delid e até pensei em fazer no meu i7 7700k até vir em meu pensamento que dependendo da pasta térmica é necessário a troca com uma certa frequência, de 6 meses a 2 anos ou mais um pouco. Isso é extremamente complicado, ter que ficar fazendo manutenção na CPU toda vez que o tempo da pasta terminar e ela se desgastar, isso não me agrada nem um pouco. Fora que ficar retirando o processador da mobo pode acontecer um acidente e até acabar entortando os pinos dela. Aí a dor de cabeça só vai piorar. Li que você não faz overclock.... Mas com o H100i deveria segurar as temps do seu i7 com tranquilidade. Logo é bem provável que você tenha um problema de setup. Pode ser que a base do H100i não está encostando corretamente na CPU, deve-se verificar o backplate do H100i na traseira da sua placa-mãe pra ver se não está com folga. Você pode verificar também se as mangueiras do seu H100i estão na posição correta. Verifique também se as configurações do seu H100i estão corretas, a bomba e os fans devem ser setados em performance. Outro ponto importante é verificar o seu vcore na sua BIOS. Antes verifique se sua BIOS está atualizada e se não tiver, atualize(pode resolver de imediato). Se já estiver atualizada verifique se o vcore não está muito alto. Se tiver muito alto é ele que está causando o aquecimento. Então você deve baixar aos poucos de -0.05 ou -0.10 e a cada vez que baixar fazer testes de estabilidade(benchmarks, prime95, Intel Extreme Tuning Utility, etc). Use o HWMonitor para monitorar as temperaturas. E se nada acima der certo é provável que seu H100i ou seu CPU esteja com algum problema físico, ou o H100i não está resfriando como devia ou o processador está superaquecendo, com soldas faltando, etc. Só testando em outra máquina pra ter uma noção melhor do que está acontecendo. Se conseguir alguém que tenha uma cpu ou um h100i igual ao seu pra pedir emprestado e testar na sua máquina pode ser de grande ajuda. Você teria uma imagem do seu gabinete por dentro? Por hora não consigo pensar em mais nada, se tiver progresso me deixe saber por favor. E deixe o delid como última opção, pra você não se arrepender depois, já que o risco e trabalho que você vai ter são grandes. Abraço.
  12. Olá amigo, Só pra efeito de conhecimento... Eu configurei também o vcore(1.13) e o clock(4.5) do meu i7 7700k exatamente como você demonstrou acima antes de ver o seu post. Ele de fato passou no prime95 rodando por 10min, mas em outros programas como o Intel Extreme Tuning Utility, por exemplo, esse vcore de 1.13 não segurou e travou o PC. Logo após isso tentei com vcore de 1.135 e aconteceu o mesmo travamento. Somente após setar o vcore em 1.14 o travamento parou. Desde ontem até agora sem nenhum travamento ou tela azul. No prime95 a temperatura chegou no máximo a 79ºc(como podem ver na imagem do HWMonitor), usando um H80i V2 na config custom. Não sei se você chegou a uma temperatura melhor, mas se conseguiu eu gostaria de saber como... Eu que vim de um i5 6600k que não passava de 65º em stress, to estranhando bastante essas temps do i7 também. Gostaria muito de saber qual a temperatura máxima de trabalho desse i7 7700k sem que prejudique/frite o processador para saber até onde posso chegar em um overclock... Outra coisa que to achando bizarro é sobre o comportamento do HWMonitor e do Corsair Link na MB ASUS Z270k, após atualizar a BIOS para versão 1002 algumas temps da mobo ficaram bugadas passando dos 100ºc(Vide Imagens), coisa que na versão anterior não acontecia. Com relação ao Water Cooler H80i v2 ainda procuro uma forma de melhor otimizá-lo para aproveitar todo seu desempenho, ainda não achei nenhuma config(Corsair Link 4) na internet que seja proveitosa referente ao H80i v2, então fiz eu mesmo uma config(Vide Imagem). Mas vi muita gente montando o H80i de cabeça pra baixo kkkk. Espero que minhas informações sirvam pra ajudar alguém em alguma coisa. Obrigado.
  13. Boa tarde prezados... Tenho um water cooler Corsair H80i instalado em meu PC e estou com algumas dúvidas referentes a configuração do Corsair Link referente a temperatura e rotação das ventoinhas. As ventoinhas do cooler estão aumentando de velocidade de forma brusca e cai logo em seguida, volta a subir e cai de novo, oscilando, faz barulho daqueles de incomodar. Isso acontece sempre que rodo algum programa ou jogo que utiliza um pouco mais de processamento, em idle isso não acontece, as ventoinhas ficam silenciosas. Então o que eu quero saber é o seguinte: Isso é normal? A configuração do Corsair Link está correta? Pode ser algum problema no processador dando picos de temperatura(super aquecimento) ou posso ficar tranquilo? Configuração do Link: Aqui pelo AI Suite 3 tive que deixar o RPM no máximo e desativar as ventoinhas da CPU na bios para que o Corsair Link pudesse controlar os fans do cooler. (Estranho, mas só funciona assim). Temps em Idle Estressando a CPU com o AIDA64 não há qualquer alteração na rotação dos fans do cooler... Configurações do PC: Sistema Operacional: Windows 10 Pro 64-bit (10.0, Build 15063) (15063.rs2_release.170317-1834) BIOS: 3402 Processador: Intel(R) Core(TM) i5-6600K CPU @ 3.50GHz (4 CPUs), ~3.5GHz (Overclock 4.4GHz) placa-mãe: Asus Z170M-Plus/BR Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 970 Memória: 16384MB RAM - DDR4-2666 (1333 MHz) (4GB) Memória Livre OS: 16328MB RAM DirectX Version: DirectX 12 Não faço ideia do que pode estar fazendo a rotação dos fans do h80i oscilar tanto em uso do PC, basta instalar um programa pra isso acontecer.
  14. Aproveitando o tópico já que fala do mesmo assunto. Eu comprei um PC com a configuração anexa... Mas quero usar um filtro de linha porque aqui de vez em quando tem quedas de energia. Tem algum problema em usar um filtro de linha de 10a para esse PC? Ou tenho que comprar um filtro de 20a? Agradeço quem souber me explicar sobre isso.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×