Ir ao conteúdo

Kingston 4GB + 2GB vs Asus P8H61-V - Windows 7 32 bit não inicia após upgrade memória

Fryderyk

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Eu tenho duas versões do Windows 7 instaladas em partições diferentes, 32 e 64 bits, e esta semana fiz um upgrade no meu pc e adicionei um pente de 4GB de memória, sendo que agora estou com um total de 6GB. Quando inicio o Windows 64 tudo flui normalmente, e o sistema reconhece sem problemas os 6GB de RAM. O problema está quando tento iniciar pelo Windows 32. Eu sei que ele deveria reconhecer entre 3GB e 3,5GB de RAM no máximo, mas sequer consigo iniciar por ele. Chego até a tela de login e aí aparece uma tela azul de erro. Como no Windows 64 tudo está funcionando sem problemas, aparentemente não é problema com a memória em si, mas imaginei que talvez pudesse ser problema de configuração da memória na BIOS. Preciso de uma ajuda para conseguir configurar corretamente a memória e assim tentar resolver esse problema. Atualmente todas as configurações de memória na BIOS estão no automático e em outro fórum alguém comentou que as informações que eu preciso para configurar manualmente estariam no próprio pente da memória, mas não encontrei isso.  Meu hardware é o seguinte:

Placa mãe: Asus P8H61-V

DRAM 1: Kingston KVR133D3N9 2GB DDR3 1333Hz

DRAM 2: Kingston KVR13N9S8 4GB DDR3 1333Hz  CL9

Agradeço qualquer ajuda.

Postado

tem q saber qual é o erro q aparece nessa tela azul pra ter uma ideia do que seja.. pode ser o sistema corrompido.. se fosse a memoria, o x64 poderia estar apresentando anomalias tb no funcionamento.. por isso q nao dá pra afirmar e nem negar nada!

Postado

Tentei iniciar novamente para capturar imagem da tela azul e apareceram duas diferentes (anexadas ao post).

Além disso, tentei entrar no Windows 32 em modo de segurança e deu certo. Inclusive olhei no Painel de Controle/Sistema e lá aparece que ele identifica os 6GB de RAM mas com apenas 3,49GB disponíveis para uso. Isso me faz pensar que talvez seja um conflito causado por algo que no final das contas nem é a memória.

post-358513-0-25359100-1395605304_thumb.

post-358513-0-13518300-1395605321_thumb.

Postado

com relação ao espaco total e utilizavel no win 32 bits tá certo, porque mesmo q você tenha 6 ou 12gb, versões 32 bits tem essa limitacao de apenas usar 3,5gb

bem, o q você deve fazer é testar essas memorias individualmente com o memtest pra eliminar qualquer problema nelas..

www.memtest.org

Postado

Apenas uma ideia: experimentou deixar o pente de 4GB no slot 1 e o outro de 2GB no slot 2?

Pode ser que os pentes apresentem latência diferente, e como você pode usar até 3,5GB no 32-bit e ele precisa ler os 2GB de um pente mais 1,5Gb do outro, isso pode estar causando alguma instabilidade. Parece bobo, eu sei, mas já vi destas coisas por aí. Se não tentou, é uma coisa a mais para ajudar...

Postado

Ontem a noite tentei trocar os slots, fiz todas as combinações possíveis e nada... Já havia feito teste pelo memtest também e não acusou nada de errado.

Como eu consigo entrar pelo modo de segurança, imaginei que estivesse ocorrendo conflito com algum driver, possivelmente da placa de vídeo (Geforce GTX 460). Desativei a placa e reiniciei, mas continuou aparecendo tela azul...

Alguma outra ideia?

Postado

Consegui resolver o problema! Como eu havia dito, eu desconfiava que pudesse ser problema de conflito entre a memória e alguma outra coisa. Dessa vez entrei no modo de segurança, desativei vários drivers e fui ativando um a um, reiniciando o Windows. Assim consegui descobrir que a culpada era a placa de som, uma Sound Blaster Live 5.1. Ela não tem suporte para Windows 7, então estava usando um driver genérico, o que provavelmente causou o conflito. Aí foi só questão de desativá-la e usar a placa de som onboard que deu tudo certo. Fica aí a dica para quem passar por um problema semelhante. Obrigado aos que tentaram ajudar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...