Ir ao conteúdo

Corsair Vengence DDR3 4GB 1600MHz vs ASUS M5A78L-M LX/BR - Latências mostradas são diferentes das exibidas no BIOS

Mvinx

Posts recomendados

Postado

Por favor, peço a ajuda de vocês...

Após um problema que tive de dano na memória Corsair Vengence DDR3 4GB 1600Mhz (que acredito ter vindo com defeito), fiquei um pouco preocupado com o segundo pente (que comecei usar após o primeiro).

Minha placa-mãe suporta até 1333Mhz, e até 1866Mhz com Overclock.

O processador é um AMD FX4300.

O que acontece é que no BIOS as latências são mostradas como as padrões (9-9-9-24).

E em programas como Memtest e CPU-Z as latências estão 4-5-5-15!

Tenho medo que essa possa ter sido a causa da primeira memória ter queimado.

Não tenho habilidade em configurar esses padrões, por favor, peço ajuda a vocês.

Segue uma imagem com as Latências no BIOS (Tentei configurar manualmente e não resolveu):

http://s26.postimg.org/iudlh6f7d/DSCF8716.jpg

Latências mostradas no Memtest:

http://s26.postimg.org/p2yxarcs9/DSCF8714.jpg

CPU-Z:

http://s9.postimg.org/mzbvy66ov/Readings_CPUZ.jpg

A memória do mesmo modelo, que funcionou perfeitamente por 3 dias, até apresentar telas azuis e diversos erros.

Aqui está sendo testada em outro computador, de plataforma Intel: (A latência está normal)

http://s26.postimg.org/6bx00li7t/DSCF8704.jpg

A questão é: Está tudo normal e posso perder o medo?

Estou usando a memória a um dia.

A anterior funcionou perfeitamente por 3.

Estou com medo de acontecer novamente e ser culpa de falta de ajustes.

Obs.: Na lista de memórias verificadas da placa-mãe (uma ASUS M5A78L-M LX/BR) não consta esse modelo de memória.

Devo me preocupar? =/

• Membro VIP
Postado

Atualize o bios da placa-mãe. Pode ser apenas um bug.

Em geral essas listas de compatibilidade de memórias são montadas antes da placa-mãe ser lançada no mercado. Dificilmente são atualizadas com os novos lançamentos após isso. Além do mais, nada garante que a placa tenha sido testada com todos os módulos de memória existentes na época do seu lançamento. Então eu não me preocupo se a memória não estiver na lista das já testadas coma placa-mãe.

Postado

Atualize o bios da placa-mãe. Pode ser apenas um bug.

Em geral essas listas de compatibilidade de memórias são montadas antes da placa-mãe ser lançada no mercado. Dificilmente são atualizadas com os novos lançamentos após isso. Além do mais, nada garante que a placa tenha sido testada com todos os módulos de memória existentes na época do seu lançamento. Então eu não me preocupo se a memória não estiver na lista das já testadas coma placa-mãe.

Boa tarde Dieg@o.

Agradeço pela atenção.

O BIOS atual é de 2012, bem recente.

Porém tem uma última atualização após, no começo de 2014.

Tenho um pouco de receio de atualizar (em vista de consequências de outros usuários), mas vou fazer.

Quanto a lista, eu consegui na página oficial da Placa-mãe.

O que está me deixando muito preocupado nesse momento, é se realmente estiver rodando nessas latências, se minha memória pode queimar.

Novamente, obrigado por tudo.

• Membro VIP
Postado

Siga as instruções do site da sua placa-mãe que não tem erro. É um processo bastante tranquilo. Apenas requer atenção, pois se algo der errado, a placa-mãe muito provavelmente acabará em coma, o que exigirá uma regravação de bios.

Mesmo a lista do site, não creio ser muito atualizada.

Não diria que chegaria a danificar as memórias, mas sim ocorrer travamentos, resets e etc. Queimar só em ultimo caso mesmo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...