Ir ao conteúdo

Problema em exibir resultado da função "Repete"

Lucas.Rocha_21

Posts recomendados

Postado

Olá,

Sou novo no fórum. Meu nome é Lucas, sou estudante de Ciência da Computação. Estou com um problema em exibir o resultado da função Repete, cuja característica é a seguinte: ela recebe como entrada uma string e a quantidade de vezes que a palavra é inserida, adicionando os espaços. Por exemplo: 

Repete(sol, 2) ==> Resultado: "Sol Sol"

O problema é o seguinte. O código que eu fiz funciona corretamente na tela do debugger. Consegue fazer o que eu quero. No entanto, quando copila, aparece um resultado inesperado. Vou disponibilizar o resumo do código que fiz para o Repete e o Main e gostaria de saber em qual ponto do meu código está dando errado, já que não detecta erro no debugger. O copilador que uso no Code Blocks é o padrão: GNU GCC Copiler.

O código:

char* repete(char* string, int n);int espaco_necessario; /*tive de colocar como variável global para*/a futura impressão do resultado.void main(void){     char *resultado = NULL;     char temp[100];     int rep, i = 0;     gets(temp); //receberá a palavra     scanf("%i", &rep); //a quantidade de vezes que repetirá     resultado = repete(temp, rep);     printf("\n");     //impressão do resultado     while(*(resultado + i) != '\0')     {         printf("%c", *(resultado + i));         i++;     }     free(resultado);}char* repete(char* string, int n){     int i, j = 0;     int tam = strlen(string);     espaco_necessario = (n * tam) + n; //"+ n" espaços     char *frase = (char*)malloc(espaco_necessario * sizeof(char));     if(frase == NULL || espaco_necessario == 0)     {         return NULL;     }     *(frase + espaco_necessario - 1) = '\0'; //-1 pela indexação     //cópia da string para a string frase, criada dinamicamente acima     for (i = 0; i < espaco_necessario; i++) {          if (*(frase + i) == '\0')                break;          if (j >= tam) {              *(frase + i) = ' ';              j = 0;          }          else {              *(frase + i) = string[j];              j++;          }     }     return frase;}

Programa funcionando no debugger:

GB5eRzC.jpgQlIMQvX.jpg

Programa copilado rodando:

FVMx4Bw.jpg

Postado

@Lucas.Rocha_21

Aqui o seu código não estava repetindo as palavras. Se eu fizesse: Repete(sol, 2) ==> Resultado: "Sol".

Retirei o  if (*(frase + i) == '\0') e coloquei  *(frase + espaco_necessario - 1) = '\0'; depois do laço.

Código:

char* repete(char* string, int n){     int i, j = 0;     int tam = strlen(string);     espaco_necessario = (n * tam) + n; //"+ n" espaços     char *frase = malloc(espaco_necessario * sizeof(char)); //nao precisa do typecast em C      if(frase == NULL || espaco_necessario == 0)     {         return NULL;     }      //cópia da string para a string frase, criada dinamicamente acima     for (i = 0; i < espaco_necessario; i++) {           if (j == tam) {              *(frase + i) = ' ';              j = 0;          }          else {              *(frase + i) = string[j];              j++;          }     }      //coloquei o frase[espaco_necessario-1] = '\0' no final     *(frase + espaco_necessario - 1) = '\0';       return frase;}

Fazendo essas alterações o código retornou o resultado correto.

Postado

slackforgo

:o

Você é o cara!

Muito obrigado por corrigir o código. Uma outra alteração que fiz, foi no main. Simplifiquei isto:

//impressão do resultado     while(*(resultado + i) != '\0')     {         printf("%c", *(resultado + i));         i++;     }

Por isto:

//impressão do resultado     puts(resultado);

Obtendo o mesmo resultado, porém de uma maneira mais eficiente  :D

Não acredito que o problema todo este tempo estava no fato de inserir o '\0' antes da cópia da string em vez de depois. Engraçado é que estava funcionando no debugger. Em fim...

Sobre o typecast, neste caso não é necessário pois declarei o ponteiro, o tipo e a alocação dinâmica na mesma linha.

Mas se tivesse feito isso:

char *frase;        frase = (char*) malloc(espaco_necessario * sizeof(char)); 

Neste caso, precisaria do typecast porque o malloc retorna void* e aí preciso converter para char*.

Que bom que posso contar com os amigos daqui do Clube do Hardware para mais vezes :)  

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!