Ir ao conteúdo

Ajuda com transistor...

Diego Narducci Arioza

Posts recomendados

Postado

boa noite, eu estava assistindo uns videos no yt sobre transistor e resolvi colocar em pratica os calculos e tudo mais, mas nao esta batendo no simulador, gostaria que alguem me ajudasse, gostaria de saber em que parte estou errando, valeu.

o video é este:

ErZLBIJo.jpg

no simulador apareecei esses valores de corrente, no caso eu gostaria que tivesse IC com 2A.

meLf9rYC.png

eu sou leigo no assunto, por isso queria saber qual é o meu erro.

• Membro VIP
Postado

A explicação é que o ganho (hfe) do transistor não está em 100 como previas..

Na verdade o hfe desse transistor, nesse caso dai é de 930,37/18,48 = 50,34

Quando se quer uma ajuste de corrente mais preciso o circuito não pode ser assim simplificado, necessita ser melhor elaborado. O hfe serve para estabelecer limites de operação segura de um transistor, e garantir que ele estará operando dentro de limites nominais, mas dificilmente é usado como fonte de corrente Ic baseado em determinado Ib.. (a relação definida pelo hfe).

Para checar e/ou conferir o real ganho do transistor, coloque uma corrente de base bem menor, coisa de 2 miliAmperes e cheque a corrente de coletor bem como a relação Ic/Ib para ver o que dá... (você consegue isso dai somente trocando o valor do resistor de base, não necessita trocar o resistor de coletor)

Postado

obrigado pela explicação faller

teria como da mesma forma que utilizamos o rele para dar um pulso na bobina e fazer um selo, teria alguma forma semelhante de utilizar um transistor para dar um pulso na base e deixar o transitor conduzindo sempre no coletor ?

• Membro VIP
Postado

teria como da mesma forma que utilizamos o rele para dar um pulso na bobina e fazer um selo, teria alguma forma semelhante de utilizar um transistor para dar um pulso na base e deixar o transitor conduzindo sempre no coletor ?

Sim, teria sim..

Se for em CC podes usar um tiristor para a tarefa