Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cauculo de resistores

JairoJr

Posts recomendados

olá amigos do forum, preciso da ajuda de vocês para uma coisa que para vocês é muito simples, mas para mim que estou iniciando na aréa de eletrônica ta um pouco complicadinho. O problema é o seguinte o circuito tem 4 ressistores em paralelo e 2 em série e a questão pergunta qual a corrente Total consumida pelo circuito os resistores em série tem 1kohms e o uotro é de 400ohms. Os resistores me paralelo tem dois de 1kohm, um de 300ohms e um de 4,7ohms a fonte é de 12V. Como faço esse calculo pela lei de ohm a resposta é 10,46mA, mas eu não consigo achar esse resultado. já que a questão que a corrente consumida pelo circuito então os resistores em série não importam pois eles não dividem a corrente (I) estou certo? por favor gente me ajudem. E como saber a potencia dissipada por um resistor de 1kohms e com a fonte de 12V. espero que vocês entendão o que estou perguntando, se não me avisem para que eu possa escrever com mais detalhes ok?! Eu tenho o livro Fundamentos de eletrônica e é dele essa questão !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jairo,

Primeiro confira se o circuito esta montado da forma como eu desenhei e coloquei neste link: http://www.grandprix-3.kit.net/circuito.jpg

Se for este, vamos para os cálculos:

1 - Considere os resistores em paralelo como R1, R2, R3 e R4 e os resistores em série como R5 e R6. Coloquei também os pontos A, B e C como uma referência para os cálculos, ok?

2 - Vamos calcular a Resistência equivalente entre os pontos A e B (chamaremos de Rab):

(1/Rab) = (1/R1) + (1/R2) + (1/R3) + (1/R4)

(1/Rab) = (1/1000) + (1/1000) + (1/300) + (1/4,7)

Rab = 4,58 Ohms

3 - A resistência entre os pontos B e C (vamos chamar de Rbc) pode ser calculada pela soma de R5 com R6:

Rbc = R5 + R6

Rbc = 1000 + 400

Rbc = 1400 Ohms

4 - A resistência equivalente total do circuito corresponde a resistência entre os pontos A e C (vamos chamar de Rac), que é a soma de Rab com Rbc, então:

Rac = Rab + Rbc

Rac = 4,58 + 1400

Rac = 1404,58 Ohms

5 - Agora podemos calcular a corrente total do circuito, pela lei de Ohm:

I = V/R

I = 12/1404,58

I = 8,54mA

Se o circuito for esse que eu coloquei no link, o cálculo do livro está incorreto. Veja se não existe mais nenhum componente ou se o circuito é realmente esse que coloquei. Confira também os valores dos resistores.

Você perguntou se os resistores em série influenciam. Apesar de a corrente não dividir-se na associação série, os resistores influenciam sim. Veja que se eles não existissem, o valor da corrente seria outro. Lembre-se: resistências maiores, correntes menores e resistências menores, correntes maiores.

Para saber a Potência dissipada nos resistores, vamos fazer o seguinte:

Você não disse em qual dos resistores de 1k deseja saber a corrente, mas vamos calcular para todos.

Primeiro vamos calcular a tensão entre os pontos A e B (tensão aplicada na associação paralelo, chamaremos de Vab), através do método do divisor de tensão:

Vab = (12 x Rab)/(Rab + Rbc)

Vab = (12 x 4,58)/1404,58

Vab = 39,13mV

Como temos uma associação paralelo, a tensão é igual em todos os resistores. Vamos agora calcular a potência dissipada pelos resistores de 1k da associação pararelo (R1 e R2):

P = V²/R

P = (39,13m)²/1000

P = 1,53µW  (Potência dissipada em R1, que é igual a de R2)

Calculando a potência dissipada em R5:

P = R x I²

P = 1000 x (8,54m)²

P = 72,93mW

É isso aí. Confira o circuito com o que coloquei, depois poste aqui se é esse circuito que desenhei mesmo.

Até mais.

Link para o comentário

poxa amigo valeu mesmo!! você deve ter tido um trabalão danado pra desenhar este circuito, mas ele não é assim vou tentar te explicar como ta o desenho aqui:

_IIIII(400ohm)

I                     I           I                           I          I

_II__I

Ta muito feio mas acredite fui eu quem fiz, os tracinhos (IIIII) são os resistores e coloquei ao lado de cada um seu valor só o de 4,7 ohms que ficou em cima, eu já conferi o valor de cada um e tambem conferi e não tem nenhum componente a mais. Espero não esta te dando trabalho e agradeço muito sua paciencia    

???

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá Jairo,

Desculpe, mas não consegui entender a tua representação do circuito. Não tens como desenhar e colocar em algum lugar na net? Não dá trabalho pra desenhar, é tranquilo.

Ou então tente explicar melhor o circuito, infelizmente não conheço o livro de onde você o pegou.

Até mais.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!