Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
XHubeer

Exponenciação somente com soma.

Recommended Posts

Preciso fazer um programa, em pascal, que efetue uma exponenciação somente com somas, ou seja, sem usar sqr, power e multiplicações.

Não to conseguindo pensar em nenhum tipo de loop para fazer isso. A ideia eu tenho, que a exponenciação é sempre o dobro do dobro, porém, nas consigo colocar isso em um código. Quem puder me ajudar ai eu ficarei muito grato =D.

o que eu fiz até agora:

program expo;var    i, j, num, exp, result: integer;begin    write('Digite um numero e a quanto quer eleva-lo, respectivamente.');    readln(num, exp);        result:= 0    for i:= 1  to exp do        result:= num + num + result;    writeln(result);readlnend.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@

Basta montar dois laços aninhados. Um para fazer o número de repetições necessárias de acordo com o valor do expoente e ir recebendo o valor total da soma, e um mais interno para acumular os valores intermediários. Suponha o seguinte:

83 = 8 * 8 * 8 = 512

1a etapa: 8 * 8 = 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 = 64

Este valor de 64 é o que chamo de valor intermediário. Esse será calculado na primeira iteração.

2a etapa, repete-se o processo: 64 * 8 = 64 + 64 + 64 + 64 + 64 + 64 + 64 + 64 = 512 (valor final)

Essencialmente, o laço mais externo faria duas iterações: de 1 até Expoente - 1. Isso porque estaria considerando o valor inicial (= base), ou seja, 8.

* Se considerar o valor inicial da soma como 1, poderia ir normalmente de 1 até Expoente. Seria até mais apropriado, já que se o cara entrar com expoente 0, o resultado será 1.

LNW

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais