Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o sistema operacional com melhor desempenho?


Ir à solução Resolvido por Amanda Santini,

Posts recomendados

Olá,

Estou formatando um computador e gostaria de saber qual o sistema operacional com melhor desempenho gráfico, menor tempo de carregamento entre outros fatores.

 

Dou preferência ao Ubuntu, LinuxMint e Windows 7, mas se alguém souber de algum outro, melhor.

 

Se essa informação for útil, ele tem um Intel Core 2 Duo @ 2.0Ghz, 2Gb de memória DDR2 e um HD de 500Gb, 5400rpm, 8Mb e usarei este PC para rodar jogos leves como GTA: San Andreas e talvez Left 4 Dead (se rodar), e também para fazer trabalhos, pesquisar na internet, usar o Office e de vez em quando o Photoshop e o Sony Vegas.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se você usar Linux e Wine, tome precaução e não instale programas/jogos piratas pois o Linux por natureza é mais seguro que Windows e não necessita de antivirus. Dar liberdade para que o sistema execute arquivos de Windows já é perigoso, se for pirata/crackeado então as chances de você ser infectado são muitas.

 

A Steam veio pra Linux há quase 2 anos e mesmo antes de sair a BETA ela já tinha performance melhor no Linux do que no Windows, mas tudo depende de qual placa de vídeo você tem. A qualidade dos drivers da AMD no Linux é geralmente muito ruim, da Intel então nem se fala. Os da NVIDIA são os melhores, mas nem assim é garantia que você terá 100% de sucesso. Eu por exemplo tenho uma 9800GT e há um bug nos drivers da NVIDIA pra Linux desde 2012 que faz com que os quadros por segundo do jogo desçam até 10-20 e fiquem lá, isso porque o bug faz com que o uso da memória de video fique em 100%. Ou é na NVIDIA, ou nos jogos da Valve pra Linux.
Esse bug ocorre somente em alguns jogos da Valve nativos pra Linux (Left 4 Dead 2; Team Fortress 2; Portal 2; CSS). Se você quiser, tenho várias dicas que fazem com que o uso de memória fique abaixo de 100%, fazendo com que você não precise baixar a qualidade dos jogos pra jogar eles com FPS bom.

 

Se usar a Steam com Wine, há jogos que vão rodar melhor que no WIndows, os meus casos sendo Crysis 2 (pela Origin) e Call of Duty 4 (quando eu tinha o DVD). Há 2 anos que não uso mais o Wine pois quero suportar as empresas que portam os jogos para  Linux. A CryEngine já foi portada, a Codemasters disse que vai portar seus jogos, Civilization V já foi portado. Fora todos os mais de 500 jogos pra Linux na Steam.

Então se você gosta do Linux pela ideia de ser livre (livre = liberdade), está mais que convidado a COMPRAR jogos e fazer com que a nossa plataforma cresça cada vez mais.

Não vou te ajudar com jogos piratas, pois sinceramente tenho um "sentimento nato" em relação à pessoas que usam software/jogos de forma ilegítima: a de querer ver elas baterem de cara com o muro, se darem muito mal :)

 

Como disse o Grande Mestre Gabe Newell: "O Linux é o futuro dos jogos".


Em comparação de performance Linux vs Windows, não há uma resposta definitiva, a performance é diferente em cada distro. Se você usar uma distro leve como Arch + XFCE, terá uma ótima performance. Se usar KDE com os efeitos habilitados vai ter uma performance inferior, mas dá pra desabilitar os efeitos quando um aplicativo de tela cheia for iniciado, e isso fará com que a performance se eleve à nivel de XFCE - LXDE.

 

Vi que você mencionou Linux Mint. No meu hardware o Mint  + Cinnamon tem uma ótima performance. Você pode baixar o LiveCD e testar. Recomendo a versão Debian pois não confio na versão baseada em Ubuntu, ainda mais depois que a Canonical começou a implantar o Keylogger/Spyware deles.

 

Quanto ao Ubuntu, talvez a performance dele seja a mesma coisa que a do Windows, ou até mesmo inferior. Isso porque a Unity é pesada e o Ubuntu vem com dezenas de programas que você nunca vai utilizar, dezenas de módulos carregados no Kernel que você nunca utilizará. É o preço a se pagar por usar uma distro que tem que atender a necessidade de vários tipos de usuários ao mesmo tempo.
Você pode baixar o Xubuntu ou Lubunto e ver como eles se comportam, ou baixar a versão minimalista do Ubuntu.

 

A melhor opção ao meu ver é o Arch Linux. Ele te ensina muito sobre Linux! Além do que, você só instala o que VOCÊ quer, você sabe o que instalou, sabe como configurar, e sabe que se algo der errado a culpa é muito provavelmente sua e você vai saber como corrigir pois afinal foi você quem configurou.

Se você quiser dar uma olhada no guia de instalação para iniciantes do Arch, fique a vontade. Não se assuste, ele é grande mas após algumas leituras você consegue entender o que cada comando faz. Aliás, é isso o importante: saber o que cada comando faz, entender o porquê dele estar ali e como usar e customizar ele.

 

Guia de instalação do Arch Linux para iniciantes:  https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide_%28Portugu%C3%AAs%29

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!