Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Matlab + Proteus + PIC


Posts recomendados

Ola, estou tentando ha alguns dias implementar uma placa solar no proteus, não obtive exito até agora, pelo menos não satisfatoriamente, então, pesquisando na internet vi que há a possibilidade de fazer o proteus se comunicar com o matlab atraves de serial, e ae eu me interessei por um motivo, eu tenho um modelo no matlab da placa solar e de um conversor boost, se eu conseguir que o mat lab converse com o proteus, eu posso simular meu algoritimo do pic e fazer o pic conversar e alterar o valor do ciclo de trabalho do meu boost, analisando a reação da placa solar.

 

Minha pergunta é:

 

Há alguem no forum com experiencia em matlab? Eu consigo comunicar o matlab e o pic, porém eu preciso que o matlab converse com o pic atraves do simulink, coisa que não estou conseguindo.

 

Preciso de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi nenhum bloco no simulink que permita o matlbar conversar com o Proteus. 

Se bem me lembro com o MPLAB você pode exportar alguns arquivos da biblioteca dsp.h do dsPIC e gerar modelos no MATLAB.

Sei ainda que existe um bloco de comunicação com microcontroladores, inclusive ja fiz experiências com os DSP da Texas e funcionou legal, só não gosto do código final que ele gera.

Opinião, se voce ja modelou o conversor boost e a fotocélula, não acha que ja tem material suficiente para montar algum circuito real e usar o matlab apenas para plotar os dados de funcionamento?

Fiquei curioso sobre teum projeto, é algum tipo de carrregador solar com algoritmo de MPPT?

 

Abs.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sim, um inversor gri-tie, de primeira etapa estou construindo um conversor boost e um controlodador de mppt via PIC.

 

O meu problema é o seguinte, é para um trabalho de tcc, então preciso de simulações =/

 

Como eu disse, a comunicação serial via matlab existe, porém eu queria incorpora-la no simulink, que é aonde estão os modelos da Placa fotovoltaica e do boost.

 

O boost eu simulo no proteus, porém a placa não, no matlab eu simulo boost e placa mas não o pic, eu preciso de um programa ou de um jeito que eu consiga simular os 3 para retirar os graficos do meu algoritimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué você pode fazer o seguinte, 

 

Toda funcionalidade do Matlab é um bloco daquele toolkit ou pode ser chamado via script, voce pode por exemplo escrever um script para chamar a comunicação serial e testar ate que esteja boa, a partir dai, voce pode transformar seus dois modelos (o boost e a fotocelula) em funçõees e chama - los pelo mesmo modo.

Tem só um problema, diferente do Proteus ou Matlab não faz simulação de tempo real, mas sim de background onde voce da um tempo de simulação, ele roda e te entrega os resultados, do modo que o proteus opera, no MAt, sem condições.

Uma alternativa, seria modelar a fotocélula como uma fonte de tensão controlada por alguma variável externa, para isso o proteus oferece fontes controláveis, com isso voce poderia exibir os resultados com a simulação de tempo real de todo mundo rodando (vais precisar de uma maquina boa para isso), so tome cuidado, pois além disso você precisa configurar alguns parametros de simulação do Proteus senão pode causar um belo erro de convergência.

E então qual das duas formas acha melhor proceder?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!