Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pensei no seguinte projeto para ligar meu celular Android (Galaxy S4) num hub usb e usá-lo com periféricos como mouse, teclado, pendrive, controle (gamepad) e ao mesmo tempo carregar o celular e alimentar o hub usb por uma fonte externa:

20140826_141611.jpg

Alguém que entenda do funcionamento do smartphone e um pouco de eletrônica, é possível fazer esta ligação sem danificar o aparelho?
(Se forem dizer que não funciona, me expliquem o por quê!)

• 2 anos depois...
Postado

Creio que irá funcionar perfeitamente, você vai usar os fios vermelho (+) e preto (-) do carregador ligados aos fios de mesma cor do cabo usb AM/AF. Vou fazer isso e te envio o resultado.

• Curtir 1
Postado

Não creio que deva funcionar, na porta USB micro B do celular tem um pino sense ( pino 4) que precisa ser aterrado para ativar o suporte USB OTG, um cabo USB OTG faz isso, um cabo USB de dados não.

caso queira montar seu proprio cabo OTG segue um esquema:

images?q=tbn:ANd9GcSibWigCOLL5WntRYVl0ka

Esse outro esquema usa um resistor de 100k para ligar o pino sense ao terra e permite usar uma fonte externa:

usb-otg-cable-pinout-l-54dec62fe9e3646b.

Outra opção seria usar um hub com fonte e um cabo USB OTG, só não sei se seu aparelho suporta Hubs USB.

• 9 meses depois...
Postado
Em 15/10/2016 às 21:32, F4b10 disse:

Não creio que deva funcionar, na porta USB micro B do celular tem um pino sense ( pino 4) que precisa ser aterrado para ativar o suporte USB OTG, um cabo USB OTG faz isso, um cabo USB de dados não.

caso queira montar seu proprio cabo OTG segue um esquema:

images?q=tbn:ANd9GcSibWigCOLL5WntRYVl0ka

Esse outro esquema usa um resistor de 100k para ligar o pino sense ao terra e permite usar uma fonte externa:

usb-otg-cable-pinout-l-54dec62fe9e3646b.

Outra opção seria usar um hub com fonte e um cabo USB OTG, só não sei se seu aparelho suporta Hubs USB.

Meu caro você poderia me explicar o funcionamento desse resistor de 100k no projeto?

E com ele carregará tanto a porta usb femea como a porta micro usb que fica conectada ao celular?

Postado

@Diego Alexandre galdino Eu não testei, ou construi esse tipo de cabo, mas pelo que eu li em um site gringo, conectando o pino SENSE/ID direto no terra o smartphone entende que deve atuar como host, ele para de drenar corrente da linha de 5V, parando portanto a carga de bateria e passa a fornecer pelo menos 5V/100mA para alimentar o dispositivo conectado (mouse, pendrive...)

Com o resistor de 100K/120K, o smartphone ao invés de fornecer a tensão de 5V ele ira é drenar essa tensão do cabo, se não tiver um carregador conectado a ligação OTG falhara... ou seja o cabo USB OTG com o resistor só funciona se tiver um carregador ligado junto

Y_OTG_CABLE.png

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, F4b10 disse:

@Diego Alexandre galdino Eu não testei, ou construi esse tipo de cabo, mas pelo que eu li em um site gringo, conectando o pino SENSE/ID direto no terra o smartphone entende que deve atuar como host, ele para de drenar corrente da linha de 5V, parando portanto a carga de bateria e passa a fornecer pelo menos 5V/100mA para alimentar o dispositivo conectado (mouse, pendrive...)

Com o resistor de 100K/120K, o smartphone ao invés de fornecer a tensão de 5V ele ira é drenar essa tensão do cabo, se não tiver um carregador conectado a ligação OTG falhara... ou seja o cabo USB OTG com o resistor só funciona se tiver um carregador ligado junto

Y_OTG_CABLE.png

Me abriu a mente, farei o teste com o resistor e voltarei aqui pra dizer o resultado.

Postado
Em 28/07/2017 às 20:50, F4b10 disse:

Y_OTG_CABLE.png

Sensacional sua explicação, tive um bom tempo esperando uma solução e até tinha lido em outros forums que isso era impossível. Vou tentar seguir o esquema e ver no que dá, mas que parece fazer sentido, parece. 

• 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Ninguém descobriu ainda como fazer o cabo? 

Se descobriu posta os resultados. Ainda preciso...

Os que vi no mercado livre todo mundo diz que não funciona aí fico na dúvida.

• 11 meses depois...
Postado
Em 28/07/2017 às 20:50, F4b10 disse:

Y_OTG_CABLE.png

Projeto top porém o 4 pino e praticamente impossível de acessar ,mas se tiver como acessar o 4pino o projeto daria certo. Mas o celular descarregar com uso convencional do otg ,ou seja o otg consome energia ,o celular só reconhecer o otg se tiver esse consumo ,eu acredito que talvez se a corrente for alta aí carrega o celular e você usa o otg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...