Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lívio Neiva

vetor string com 5 colunas (carateres)

Recommended Posts

criei uma função para contar quantos caracteres tem a palavra, para tal função criei um vetor com 5 caracteres.

criei dois printf para informa a saida de dados, o problema é, quando eu compilo e insiro uma palavra com 7 caracteres ou mais,

primeiro printf que mostra a variavel quant, da o resultado corretamente mesmo que eu tenha inserido uma quantidade superior a 6,

o segundo printf que tem a mesma funcionalidade do primeiro printf, mas mostra o resultado correto se eu inserir uma palavra ate 6 caracteres, se eu inserir

uma palavra superior a 6 caracteres ele nao da o resultado correto, mostra apenas o valor 6.

Porque???

se vocês forem acrescentar mas codigos expliquem a função e o motivo, por favor sou estudante de C.

#include <stdio.h>#include <stdlib.h>#include <string.h>#include <math.h>int msgrecebe(char close[]); //prototico main (){char msg [5];int quant;printf ("entre com mensagem: ");gets (msg);quant=msgrecebe(msg);printf("%d",quant); // mostra o resultado correto independente de quantos carateres eu inserir na variavel "msg"printf("\nQuantos caracteres tem messagem: %d \n",msgrecebe(msg)); so mostra resultado corretamente palavras com ate 6 caracteres, palavras com 7 ou // mas ele trava no 6.printf("\n\n");system("pause");}int msgrecebe(char close []){    int i;    i=strlen(close);}

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, você já está ciente de que está forçando estouro de memória, logo, estará esperado que um resultado incorreto retorne.

A partir do momento que estoura o espaço alocado, o resultado vai depender do comportamento de como o sistema operacional trata a execução do programa. Isso pode mudar (e quase sempre muda) de um sistema operacional para outro.

No caso do seu código, como está utilizando alocação estática (vetor[]), cada vez que o vetor é passado por parâmetro, ele é copiado inteiramente (memória stack/pilha) para a área de execução do novo contexto.

Como ele está estourando memória, pode ocorrer de perder o carácter terminador de string ('\0'), fazendo com que a função "strlen()" necessite ir mais distante na busca, para encontrá-lo (lixo de memória).

Exemplo rodando no windows 7 64 com compilador GCC 4.8.1:

Código:

char msg[5];    int quant;    int quant2;     printf ("entre com mensagem: ");    gets (msg);     quant = msgrecebe(msg);    printf("%d\n",quant);     quant2 = msgrecebe(msg);    printf("%d\n",quant2);     printf("Quantos caracteres tem messagem: %d \n",msgrecebe(msg));    printf("\n\n");

Saída:
entre com mensagem: qweqweqweqwe1210Quantos caracteres tem messagem: 6

Se utilizar alocação dinâmica, o conteúdo será compartilhado entre as chamadas, pois a informação na memória stack é apenas a referência para o conteúdo que está na memória heap (memória dinâmica).

Portanto, se o conteúdo é o mesmo, o resultado deveria ser o mesmo, correto?

Vejamos o código, apenas trocando o tipo da variável:

char *msg = malloc(5);    [...]    free(msg);

Saída:
entre com mensagem: qweqweqweqwe1212Quantos caracteres tem messagem: 12

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Obrigado pela atenção!!!

por favor mande  código completo para eu saber como ficará a aplicação, para que eu possa entender melhor e fazer comparações.

da biblioteca ate a ultima linha de código,

Falou obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

O código é o mesmo.

Apenas troque a declaração da variável:

char msg[5];

Por:

char *msg = malloc(5);

E adicione a seguinte função como a última a ser executada na função "main()":

free(msg);

Compartilhar este post

Link para o post

char *msg = malloc(5);

free(msg);

qual a função do código acima??

qual a função do malloc??

e qual a função free ??

Compartilhar este post

Link para o post

Malloc - Memory Allocation (Alocação de memória)

Free - Free (Liberar)

A função malloc aloca espaço em memória para o tamanho que definimos. O valor base dele é byte. No caso, quero 5 bytes (5 carácteres).

A função free libera o espaço que alocamos, para não ficar acumulando o programa com espaço em memória desnecessário.

A memória quando alocada dinamicamente, ela fica armazenada na memória heap. Como já comentei acima sobre stack e heap.

Para mais informações:

http://www.cplusplus.com/reference/cstdlib/malloc/

http://www.cplusplus.com/reference/cstdlib/free/

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais