Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atingir 2133 MHZ com a menor latência possível e estabilidade com memória de 1866 MHz


tony eng

Posts recomendados

Olá, amigos!

Eu não entendo muito de overclock, mas a minha placa mãe, uma Asrock Extreme11, facilita bastante nesse aspecto, por sua BIOS possuir a ferramenta OC Tweaker. Trabalhando em conjunto com a mesma, um processador i7 3970 Extreme e 8 módulos de memória Corsair Dominator Platinum 4 GB 1866 MHz. Deixando a placa mãe nas configurações padrão, as memórias trabalham em 1333 MHz. Decidi, então, ajustar na BIOS a frequência dos módulos para 1866 MHz e do processador para 4200 MHz, e o PC funciona normalmente. Todavia, quando altero a frequência dos módulos para 2133 MHz, o boot não ocorre, então, tenho que voltar com o valor de 1866 MHz.

Será que o problema supracitado ocorre devido ao overheating dos módulos? O que eu posso estar fazendo de errado? Quais seriam os ajustes ótimos que eu poderia estar fazendo para obter o maior desempenho possível com estabilidade? Outra coisa que notei através do AIDA64 Extreme Edition é que a frequência do processador fica alternando entre 1200 e 4200 MHz. O que posso estar fazendo na BIOS para manter a frequência sempre no valor máximo de overclock?

Toda ajuda será bem vinda, pelo que, desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tente sei lá,1.65V a tensão e as latências em 9-10-10-27 que se equivaleria a módulos de qualidade boa,lembre de deixar a opção "command rate" em 1T,se funcionar assim sem dar problemas você possui bons módulos.

Se você quer deixar a frequência sempre em 4200MHz(perda de energia e desgaste desnecessário do processador) você desativa a seguinte opção na bios:speedstep.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.65V não deve fazer nada para essa corsair platinum,fui ler agora isso,esses são topo de linha,dos melhores da corsair,achei que eram kingstom por algum motivo.Mas se você tem esses,pelo que lí é difícil fazer eles trabalharem em frequências acima do que vem rotulado,parece que vem de fábrica pronto para funcionar somente nas especificações que foram rotulados,estes seus funcionam em 9-10-9-27 em 1.5V,e com esse dissipador você pode aumentar a tensão para 1.65V sem problema nenhum.Teste 9-10-9-27 1.65V em 2133MHz,ou 9-10-10-27 1.65V 2133,se não funcionarem assim nem adianta,pois será pior que 1866.

Para ver se está esquentando demais toque no dissipador e se estiver a ponto de você se queimar,é ruim para os chips.

1.7V e acima não é recomendado.Tambem existe a tensão do controlador de memória(IMC),que talvez esteja impedindo aumentar a frequência,eu que nunca saí de uma placa mãe 775 G41,não sei como se mexe nessa parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.65V não deve fazer nada para essa corsair platinum,fui ler agora isso,esses são topo de linha,dos melhores da corsair,achei que eram kingstom por algum motivo.Mas se você tem esses,pelo que lí é difícil fazer eles trabalharem em frequências acima do que vem rotulado,parece que vem de fábrica pronto para funcionar somente nas especificações que foram rotulados,estes seus funcionam em 9-10-9-27 em 1.5V,e com esse dissipador você pode aumentar a tensão para 1.65V sem problema nenhum.Teste 9-10-9-27 1.65V em 2133MHz,ou 9-10-10-27 1.65V 2133,se não funcionarem assim nem adianta,pois será pior que 1866.

Para ver se está esquentando demais toque no dissipador e se estiver a ponto de você se queimar,é ruim para os chips.

1.7V e acima não é recomendado.Tambem existe a tensão do controlador de memória(IMC),que talvez esteja impedindo aumentar a frequência,eu que nunca saí de uma placa mãe 775 G41,não sei como se mexe nessa parte.

 

Em relação ao potencial de overclock das memórias, o review acessado através do link abaixo comprova que é alto:

 

http://www.ocdrift.com/review-corsair-dominator-platinum-ddr3-1866mhz-c9-8gb-memory-kit/

 

Vou seguir sua orientação e depois posto o resultado aqui. Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!