Ir ao conteúdo

Sistema "No-Break" com placa solar 12V

CIS

Posts recomendados

Postado

Preciso desenvolver o seguinte sistema. Tenho uma placa solar 12V   600mA. Preciso fazer ela trabalhar em conjunto com a energia vinda da rede da rua. Tenho que manter uma ventoinha ligada sem interrupções direto mesmo, e gostaria de usar a energia da placa durante o dia, e a noite, ou quando a placa não fornecer energia, fosse acionada a energia da rua. Isso automaticamente, como se fosse um comparador de tensão, e quando a placa voltar a fornecer energia, a energia vinda da rua fosse desativada. Não sei bem como fazer isso, aguardo ajuda.

• Membro VIP
Postado

não tem muito a ver com mc mas vai fazer uma economia e tanto. rs. Amigo você só pode estar brincando né? calma! estou perguntando mesmo se é uma brincadeira que você está fazendo. kk. Pois estou brincando com você (rs) e acho mó legal este lance de energia solar!

veja (imagine) uma alternativa beeeemmm simplista:

usando o contato normalmente fechado de um relé, este liga o ac de uma fonte 12V. sua placa solar aciona o relé que desliga sua fonte e ao mesmo tempo aciona o ventilador. A noite rele desliga e aciona a fonte. Claro tem alguns poréns que podem ou não serem irrelevantes como p.ex. parte da energia acionando o relé e tal.

Apesar de a proposta ser simplificar sua vida, uma bateria 12v seria bem vinda nesta "brincadeira". É sério . kk

Ah e é bom também colocar 2 diodos fazendo um OR pra que fonte e placa solar não se "conheçam". Sorry to sem lapis pra desenhar agora.

abç

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...