Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remocao de aplicativos no Ubuntu


Franklim

Posts recomendados

Olá pessoal bom dia!

 

Recentemente migrei de windows para ubuntu e estou comecando a gosta do ubuntu mais estou com dificuldades nas desintalaçoes de aplicativos pois ja que para instalar so instalo atraves do terminal, mas não estou sabendo remove-los através do terminal por exemplo instalei um tema do marine aquarium3 via wine pois como se trata de um aplicativo do windows e no ubuntu e na hora de remover usei o comando sudo apt-get remove marineaquarium3.exe e nao conseguir concluir. Outro detalhe alguns aplicativos como o aptana, devc++ e o tvonline no ubuntu não consigo colocar na area de trabalho.

 

Alguém pode mim ajudar no assunto em cima lembrando que a versão ultilizada é a ubuntu 14.10 x86. E também ultilizo programas do windows no ubuntu para programa como devc++ e o visualag.

 

Outro detalhe não consigo atualizar o java no mesmo ubuntu 14.10 pois quando ultilizo o comando sudo apt-get update eu tenho esta reposta abaixo:

 

W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 14.10 _Utopic Unicorn_ - Release i386 (20141022.1)/dists/utopic/restricted/binary-i386/Packages  Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.10 _Quantal Quetzal_ - Release i386 (20121017.2)/dists/quantal/main/binary-i386/Packages  Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.10 _Quantal Quetzal_ - Release i386 (20121017.2)/dists/quantal/restricted/binary-i386/Packages  Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

W: Falhou ao buscar http://ppa.launchpad.net/cdemu/ppa/ubuntu/dists/utopic/main/binary-i386/Packages 404  Not Found

E: Falhou o download de alguns ficheiros de índice. Foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.
 

O que eu posso fazer para corrigir esta ação acima.

 

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, você terá que dar uma lida na documentação para tu entenderes o funcionamento do Ubuntu:

https://help.ubuntu.com/community/Repositories/CommandLine

 

Pelo o que eu vi, tu estás com o CD-ROM habilitado como fonte de repositório. Nesta documentação indicada acima, mostra para você onde e como remover/adicionar um repositório.

 

Sobre os programas no Wine....Lembre-se, o Wine simula um ambiente Windows. Assim, para qualquer remoção de programas via wine, é o mesmo caminho que tu farias no windows.

Caso tenhas dúvidas do passo-a-passo:

https://forum.winehq.org/viewtopic.php?t=7442

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A primeira coisa, saia do ubuntu 14.10 porque ela é toda bugada, parece até uma versão beta disfarçada. E instale o Ubuntu 14.04 LTS >> http://releases.ubuntu.com/14.04.1/

 

Agora sobre remover programas, dependendo do programa use os comandos:

 

$ sudo apt-get remove PROGRAMA --purge

$ sudo apt-get autoremove --purge

 

o "--purge" vai expurgar os arquivos de configuração do programa instalado e exclui-lo totalmente do sistema. USE COM CUIDADO, DEPENDENDO DO PROGRAMA PODE QUEBRAR SEU SISTEMA, ATENÇÃO!!

 

Sobre programas do Windows no Wine, apenas use aqueles que não precisam de plugins como JAVA, .NET, e etc ou dará uma dor de cabeça do cão pra poder rodar.

Pra solucionar isso, eu rodava numa maquina virtual(Virtual Box) o Windows XP daí podia usar qualquer programa do Windows dentro do meu Ubuntu. Mas também pode querer optar por instalar o Windows em dual boot com o Ubuntu, já que vai ter que reinstalar o sistema acho o dual boot uma boa opção.

 

Visiste >> http://www.vivaolinux.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente migrei de windows para ubuntu e estou comecando a gosta do ubuntu mais estou com dificuldades nas desintalaçoes de aplicativos pois ja que para instalar so instalo atraves do terminal, mas não estou sabendo remove-los através do terminal por exemplo instalei um tema do marine aquarium3 via wine pois como se trata de um aplicativo do windows e no ubuntu e na hora de remover usei o comando sudo apt-get remove marineaquarium3.exe e nao conseguir concluir.

Por que instalar temas via Wine? Esqueça do Wine, esse programa morreu faz tempo. Instalar um programa pelo Wine e querer remover pelo Terminal é, me desculpe, ingenuidade.

 

Outro detalhe alguns aplicativos como o aptana, devc++ e o tvonline no ubuntu não consigo colocar na area de trabalho.

 

Alguém pode mim ajudar no assunto em cima lembrando que a versão ultilizada é a ubuntu 14.10 x86. E também ultilizo programas do windows no ubuntu para programa como devc++ e o visualag.

Todo aplicativo que foi instalado via Wine tem que ser desinstalado por ele também, através do desinstalador do programa, e não via Ubuntu.

 

Outro detalhe não consigo atualizar o java no mesmo ubuntu 14.10 pois quando ultilizo o comando sudo apt-get update eu tenho esta reposta abaixo:

 

W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 14.10 _Utopic Unicorn_ - Release i386 (20141022.1)/dists/utopic/restricted/binary-i386/Packages  Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.10 _Quantal Quetzal_ - Release i386 (20121017.2)/dists/quantal/main/binary-i386/Packages  Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

W: Falhou ao buscar cdrom://Ubuntu 12.10 _Quantal Quetzal_ - Release i386 (20121017.2)/dists/quantal/restricted/binary-i386/Packages  Por favor, use o apt-cdrom para fazer com que este CD-ROM seja reconhecido pelo APT. O apt-get update não pode ser usado para adicionar novos CD-ROMs

W: Falhou ao buscar http://ppa.launchpad.net/cdemu/ppa/ubuntu/dists/utopic/main/binary-i386/Packages 404  Not Found

E: Falhou o download de alguns ficheiros de índice. Foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.

 

Digite no terminal:

gedit /etc/apt/sources.list

E poste os resultados.

 

Agora sobre remover programas, dependendo do programa use os comandos:

 

$ sudo apt-get remove PROGRAMA --purge

$ sudo apt-get autoremove --purge

 

o "--purge" vai expurgar os arquivos de configuração do programa instalado e exclui-lo totalmente do sistema. USE COM CUIDADO, DEPENDENDO DO PROGRAMA PODE QUEBRAR SEU SISTEMA, ATENÇÃO!!

Esse comando ainda é capaz de deixar traços de configurações e outras tralhas, então melhor ainda que ele é usar:

$ sudo apt-get remove --purge programa*
$ sudo apt-get remove --purge nvidia*

Assim, o asterisco no final faz remover tudo relacionado ao programa. Eu fiz isso após tentar por dezenas de vezes remover o driver da NVIDIA por completo no Ubuntu; mal sabia que existia Arch Linux, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!