Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para um iniciante absoluto no linux?


MonitorDePc
Ir à solução Resolvido por spldr,

Posts recomendados

Para começar eu gostaria de dizer que sou absolutamente leigo em relação ao LINUX
conhecimento totalmente zero , nunca tive interesse em ver nada sobre o LINUX nenhum vídeo
nenhuma foto
passei a ter interesse quando vi/ouvi amigos falando do quão esse sistema é seguro e comecei a ver vídeos dele
gostei do UBUNTU 2014 (Alguns dizem que é uma boa opção para quem tá iniciando no LINUX)
Enfim , eu queria saber algumas coisas sobre ele
essa versão do LINUX O UBUNTU é mesmo a mais indicada para iniciantes ou pelo menos uma boa escolha?
e sobre antivírus?vejo muita gente falando que não à necessidade de instalar antivírus basta apenas um firewall?
isso é verdade,se sim qual é o melhor firewall pra instalar nele?se não,qual é o melhor antivirus e o melhor firewall pra instalar nele?
é verdade que ele não trava ?
quem puder esclarecer todas essas dúvidas eu agradeço muito .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viva @MonitorDePc,

 

acho muito fixe você querer conhecer o Linux. Eu aposto que você vai adorar.

 

Se o Ubuntu é a melhor opção para um iniciante, não sei. Mas é uma boa opção para iniciar.

O essencial, parece-me, é que você pode experimentar várias distros e ver com qual se sente mais confortável. Pegue numa live USB e experimente simplesmente. Logo aí eu aposto que você vai adorar a variedade do Linux.

Minha sugestão é que não deixe de experimentar Ubuntu, Fedora, Mint e Debian, no mínimo. Logo aí vai perceber a "Pica" do Linux! :P

 

 

Travar, sinceramente não tenho memória de meu fedora ter congelado. Mas há bugs, como é natural. E para isso há comunidades e fóruns (como aqui o CdH) prontos para ajudar.

 

Quanto à firewall. Eu uso IpTables. Creio que é uma das mais populares. Você configura da Linha de comandos. Super simples!

 

Há vários recursos e varias comunidades que se dedicam ao Pinguím mais famoso planeta. Eu deixo aqui apenas alguns links que podem te ajudar!!

 

distrowatch - permite-lhe ver um ranking das distribuições mais descarregadas a nível mundial.

 

Estrutura de diretórios Linux - No Linux não tem C:/ ou D:/. Tem uma estrutúra em árvore que inicia no / ou root (raíz). Dê uma vista de olhos nesta descrição para se ambientar.

 

Primeiros passos na Linha de comandos - A shell éum instrumento poderosíssimo no LInux. Veja o básico da utilização do terminal no Linux.

 

Dê também uma vista de olhos aqui no fórum. Há muito boas dicas e tópicos com muito boa informação para iniciantes.

Espero ter ajudado. Divirta-se!!  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei do UBUNTU 2014 (Alguns dizem que é uma boa opção para quem tá iniciando no LINUX)

Enfim , eu queria saber algumas coisas sobre ele

essa versão do LINUX O UBUNTU é mesmo a mais indicada para iniciantes ou pelo menos uma boa escolha?

O Ubuntu já foi uma ótima escolha para iniciantes, mas hoje em dia (diga-se as versões 11.04, 11.10, e 12.10 em diante) estão ruins em minha opinião. A versão 12.04 ainda tem suporte, e o mais importante: não tem o spyware nativo que existe nas versões 12.10 em diante. Se você baixar qualquer uma versão da 12.10 em diante, tudo que você digitar no dash (isso mesmo, digitar no próprio buscador do sistema) vai ser enviado sabe-se lá pra quem: cada tecla digitada, seu IP, tudo. Você terá então que desativar essa opção.

 

Pra mim a melhor distro para iniciantes é Debian, ela tem uma instalação que requer esforços pequenos pra aprender, e é bem superior a Ubuntu em todos os sentidos.

 

Se você achar que Debian é um desafio muito grande, pode começar com o Linux Mint.

 

e sobre antivírus?vejo muita gente falando que não à necessidade de instalar antivírus basta apenas um firewall?

isso é verdade,se sim qual é o melhor firewall pra instalar nele?se não,qual é o melhor antivirus e o melhor firewall pra instalar nele?

Nem um nem outro, o Linux já vem com o Firewall instalado (netfilter).

 

Se quiser garantir uma segurança acima da padrão, instale o GUFW e o configure para que NEGUE todos os pacotes de entrada. Dá pra configurar pra negar todos pacotes de saída também, me diga se você quiser ajuda.

 

Mais sobre as diferenças de segurança entre Linux e outros sistemas pode ser encontrado aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1062631-usar-um-sistema-operacional-totalmente-desconhecido%C3%A9-garantia-de-n%C3%A3o-pegar-v%C3%ADrus/

 

é verdade que ele não trava ?

Só se o usuário quiser mesmo, ou se tiver algum hardware com defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Eu creio que deveríamos unificar esses dois posts: esse + http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1102436-migrar-para-linux-ajuda/

pois tem praticamente a mesma dúvida e seria até melhor para concentrar as informações.

rsrsrsrsrsrsrs.... 

 

Para começar eu gostaria de dizer que sou absolutamente leigo em relação ao LINUX
conhecimento totalmente zero , nunca tive interesse em ver nada sobre o LINUX nenhum vídeo
nenhuma foto
passei a ter interesse quando vi/ouvi amigos falando do quão esse sistema é seguro e comecei a ver vídeos dele
gostei do UBUNTU 2014 (Alguns dizem que é uma boa opção para quem tá iniciando no LINUX)
Enfim , eu queria saber algumas coisas sobre ele
essa versão do LINUX O UBUNTU é mesmo a mais indicada para iniciantes ou pelo menos uma boa escolha?
e sobre antivírus?vejo muita gente falando que não à necessidade de instalar antivírus basta apenas um firewall?
isso é verdade,se sim qual é o melhor firewall pra instalar nele?se não,qual é o melhor antivirus e o melhor firewall pra instalar nele?
é verdade que ele não trava ?
quem puder esclarecer todas essas dúvidas eu agradeço muito .

 

Sou também recém chegado no linux, particularmente uso o ubuntu 14.04 lts, utilizo há uns 3 meses.
Mas é uma experiência ótima, atualização, segurança, entre outro.

 

Referente a vírus: Lembre-se que você é o principal fator para o seu computador não ser infectado.

 

O sistema está pronta para ser utilizado, não é preciso estar "correndo atrás de programas" para instalar, o sistema é muito inteligente, verifica a necessidade do usuário e diz: Aqui está!

 

Há muitas diferenças entre Linux e Windows, mais para melhor e nada que seja muito difícil, basta pesquisar um pouco e pronto, problema resolvido.

 

Referente as distribuições, o ubuntu não se parece com o windows mas há distribuições que são parecidas com windows para facilitar a adaptação do usuário recém chegado ou você pode trocar a interface gráfica.

 

Sobre firewall uso o GUFW, parece ser bom.

 

O meu ubuntu travou no começo quando estava instalando algumas coisas, acho que foi por causa do java que ainda não tinha instalado, porque agora está rodando que é uma beleza.

 

Qualquer dúvida posta ai que quanto mais compartilhamos, mais aprendemos!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu comecei minha história com o Ubuntu 9.10, pra salvar meu note. Mas depois da 13.10, não virou legal no meu note (120 GB e 1 GB de RAM não fazem milagre). Acabei de instalar o Lubunto, que é muito mais leve e estou curtindo. Seja qual for sua escolha, seja bem vindo ao mundo open source!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!