Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ryuujin

Como fazer o SO (Windows 8.1) "enxergar" programas instalados em outra partição

Recommended Posts

Este tópico foi criado também em "Software  → Software - Outros", se estiver incorreto, por favor apaguem o tópico que está no local errado.

Bem, meu problema é o seguinte:

Eu tenho duas partições, a C: (onde está instalado o SO) e a F: (onde ficam meus dados e programas). Meu SO por algum motivo corrompeu-se completamente, e eu não conseguia repará-lo, então eu o formatei e instalei novamente o Windows 8.1

Tudo está funcionando como deveria, porém, eu não sabia que seria tão complicado descobrir como fazer o SO identificar os programas que estão instalados na outra partição.

Eu consigo executar quase todos os programas (excetos os quais colocavam alguns arquivos na C:), porém, o que é incômodo é o SO não mostrar, pro exemplo, os programas na pesquisa, me fazendo sempre ir na outra partição e executá-los ou criar vários atalhos.

Eu não consegui descobrir como fazê-lo automaticamente, porém, manualmente é possível, criando atalhos no diretório "C:\Users\Usuário\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs". Ao colar um atalho ali, aparece o programa na pesquisa. Além deste, há outro problema: o SO ainda não os consideram programas instalados no PC, logo, eles não aparecem na lista para desinstalá-los.

Resumindo, minhas dúvidas são:

1- Como fazer com que os programas instalados em outra partição apareçam na lista de programas instalados do Windows 8.1 (como fazê-lo "enxergá-los")?

2- Como fazer com que os programas instalados em outra partição possam ser desinstalados pelas ferramentas do Windows?

Eu pesquisei bastante e não consegui descobrir como... será algo para acrescentar no registro..?

Agradeço à todos.

Edit:

Eu lembrei de mais um problema >.<

O sistema de associação de extensão também não funciona (logo, arquivos estão ficando sem ícones), existe alguma forma automática de fazer essa associação ou sempre que eu formar o SO eu terei que reinstalar todos os programas (quando essa opção de associação não for fornecida pelo Software)?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Reinstalando os mesmos -> todo aplicativo se vincula ao Windows por  padrão, criando pastas e ou arquivos em localizações como em  c:\windows\system32  e na pasta referente ao usuário do sistema., ou em outros locais dependendo do aplicativo a ser instalado... e claro, no registro.

2) a mesma resposta acima

Se formatou o sistema..... perdeu-se o "link"  entre o sistema e os respectivos aplicativos..

* perda de tempo instalar o S.O em uma partição e aplicativos em outra

Compartilhar este post

Link para o post

1) Reinstalando os mesmos -> todo aplicativo se vincula ao Windows por  padrão, criando pastas e ou arquivos em localizações como em  c:\windows\system32  e na pasta referente ao usuário do sistema., ou em outros locais dependendo do aplicativo a ser instalado... e claro, no registro.

2) a mesma resposta acima

Se formatou o sistema..... perdeu-se o "link"  entre o sistema e os respectivos aplicativos..

* perda de tempo instalar o S.O em uma partição e aplicativos em outra

Fiz isso para evitar ter que baixar os programas novamente, pois baixo muitos jogos e seria muito trabalhoso sempre baixá-los novamente.

Achei que poderia haver alguma função do SO ou algum Software que refizesse essa "ligação" mas se não, é uma pena =/

Obrigado pela resposta

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta no Mega e armazene na nuvem alguns arquivos que julgas importantes ( claro, não vá armazenar senhas e números de cartão de crédito.... :D )

Na partição F ṕode armazenar arquivos mp3., documentos pessoais, filmes, e os instaladores dos seus aplicativos...( obs. não instalar )

Exemplo: foi lá e baixou o Libreoffice.msi ( guarde a cópia na partição F ) baixou o malwarebytes..... ( guarde a cópia **** )

A instalação deve ser feita normalmente onde está o Windows......

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta no Mega e armazene na nuvem alguns arquivos que julgas importantes ( claro, não vá armazenar senhas e números de cartão de crédito.... :D )

Na partição F ṕode armazenar arquivos mp3., documentos pessoais, filmes, e os instaladores dos seus aplicativos...( obs. não instalar )

Exemplo: foi lá e baixou o Libreoffice.msi ( guarde a cópia na partição F ) baixou o malwarebytes..... ( guarde a cópia **** )

A instalação deve ser feita normalmente onde está o Windows......

Agora estou baixando e guardando os instaladores e backups de jogos na outra partição e utilizando o WinRAR para fazer pesar menos... muito obrigado pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais