Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre substituição de componentes eletrônicos


Portug4l

Posts recomendados

Seguinte,

 

Eu prometi a mim mesmo que nunca mais viria a frequentar esse fórum depois de terem excluído um tópico meu sem aviso e sem nada. Simplesmente excluíram. Acho que eles não tinham esse direito. Mas quero esquecer as desavenças e seguir, até porque gosto muito desse fórum. hehe :)

 

 

Só uma dúvida básica e se eu estiver no lugar errado, me avisem ou me coloquem no lugar certo.

 

Então: tenho uma placa e infelizmente eu perdi alguns componentes depois de realizar uns testes... Os componentes são SMDs e não acho em lugar nenhum.

Eu perdi um capacitor de 100nf 10v. Gostaria de saber se poderia trocar esse capacitor por outro. Exemplo: tenho um capacitor de 100nf 10v, aí converto ele para pf que é 100000pf. Posso fazê-lo? E a tensão? tem que ser exatamente 10V ou posso colocar de 16, 20,30, 50v???

Outra dúvida é: tenho que colocar apenas SMD ou posso colocar um normal mesmo?

 

 

Obrigado à todos!

 

Mateus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seguinte,

 

Eu prometi a mim mesmo que nunca mais viria a frequentar esse fórum depois de terem excluído um tópico meu sem aviso e sem nada. Simplesmente excluíram. Acho que eles não tinham esse direito. Mas quero esquecer as desavenças e seguir, até porque gosto muito desse fórum. hehe :)

 

 

Só uma dúvida básica e se eu estiver no lugar errado, me avisem ou me coloquem no lugar certo.

 

Então: tenho uma placa e infelizmente eu perdi alguns componentes depois de realizar uns testes... Os componentes são SMDs e não acho em lugar nenhum.

Eu perdi um capacitor de 100nf 10v. Gostaria de saber se poderia trocar esse capacitor por outro. Exemplo: tenho um capacitor de 100nf 10v, aí converto ele para pf que é 100000pf. Posso fazê-lo? E a tensão? tem que ser exatamente 10V ou posso colocar de 16, 20,30, 50v???

Outra dúvida é: tenho que colocar apenas SMD ou posso colocar um normal mesmo?

 

 

Obrigado à todos!

 

Mateus

Bom dia, meu amigo.

Seja bem vindo de volta.

Quanto a terem excluído um tópico seu, sem um prévio aviso, não sei te informar o que possa ter ocorrido. Sei que eu como MODERADOR já tive vários problemas desde que o FORUM foi reformado. Mas como acontece em qualquer reforma, sempre há imprevistos e temos que nos adaptar. Peço que nos desculpe por qualquer inconveniência que tenha ocorrido.

Mas pense que toda reforma sempre é para melhorar algo.

 

Quanto a sua dúvida, aliás muito frequente , pode trocá-lo sim..

"Exemplo: tenho um capacitor de 100nf 10v, aí converto ele para pf que é 100000pf. Posso fazê-lo? E a tensão? tem que ser exatamente 10V ou posso colocar de 16, 20,30, 50v???"

 

Quanto a capacitância, procure manter a mesma, ou seja, 100nF=100000pF

Já a tensão você pode substituir por igual ou maior, jamais menor do que a original da que está no circuito, a não ser que conheça bem o ponto onde ele está e saiba que o capacitor já tenha sido previamente colocado com tensão superior ao necessário.

 

Pode colocar qualquer tipo, desde que respeite a capacitância e tensão máxima de trabalho.

Abraço!

 

 

Edit:

Entra no seu perfil e lá tem todas as informações sobre as suas e as nossas atividades... OK

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, meu amigo.

Seja bem vindo de volta.

Quanto a terem excluído um tópico seu, sem um prévio aviso, não sei te informar o que possa ter ocorrido. Sei que eu como MODERADOR já tive vários problemas desde que o FORUM foi reformado. Mas como acontece em qualquer reforma, sempre há imprevistos e temos que nos adaptar. Peço que nos desculpe por qualquer inconveniência que tenha ocorrido.

Mas pense que toda reforma sempre é para melhorar algo.

 

 

 

Olá, amigo. Quero agradecer-lhe por seu esclarecimento. Não estava por dentro das reformas do fórum, por isso a raiva. Bom que já está tudo esclarecido... Então, podemos seguir em frente hehehe :)

 

Eu posso, então, colocar um capacitor cerâmico??? Tipo 100000pf 20v. Certo?

E quanto a um capacitor de 1000nf de 6.3v? Coloco um de 1000000pf 10v? To vendo que vai ser difícil eu encontrar... Não posso substituir?

 

Ps. to anexando o valor do capacitor.

 

 

Muito obrigado pela ajuda, amigo!

 

Mateus

post-430560-0-86258900-1423630090.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.000.000=1uF

Se estiver numa linha da fonte pode ser até um eletrolítico.

Se for de poliéster ou algum outro tipo e se achares, coloque original.

 

Esse é o problema!!!! Vai ser difícil eu encontrar um capacitor de 1uf. Apenas eletrolítico. Só que o que está na placa é cerâmico.

Pedi para meu pai comprar uns capacitores para fazer a substituição. Ele comprou e dizia substituir o de 100nf 10v e 1000nf 6.3v. Por favor, veja se ele está certo.

 

Obrigado!

post-430560-0-65603900-1423689057_thumb.

post-430560-0-02199500-1423689116_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...