Ir ao conteúdo

Configurar tecla (interrogação e barra) ABNT2 - Modo Texto

Midori

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Alterei o arquivo br-abnt2.kmap.gz para acrescentar o keycode da tecla ?/, pois ela não estava sendo reconhecida.

Feito isso, quando eu executo manualmente loadkeys br-abnt2 o sistema configura corretamente o layout.

Acontece que eu quero que o sistema carregue essa configuração automaticamente no boot.

Já tentei criar o arquivo /etc/console/boottime.kmap.gz, com o comando install-keymap /usr/share/keymaps/i386/qwerty/br-abnt2.kmap.gz, mas dessa forma a tecla ?/ não é reconhecida.

O arquivo /etc/default/keyboard está assim:

XKBMODEL="pc1005"

XKBLAYOUT="br"

XKBVARIANT="abnt2"

Como faço para que o sistema carregue corretamente o layout do meu teclado no boot?

Postado

Como se trata de uma configuração básica em modo texto, achei que essas informações seriam o suficiente.

Estou usando o Raspbian, raspberrypi 3.12.22

Postado

@olliver.soul

Chegou a tentar as instruções abaixo:

The Raspbian is de-facto Debian so keyboard layout can be changed easily by executing the following command as root or via sudo:

dpkg-reconfigure keyboard-configuration

After that it is not mandatory but it is highly recommended to run setupcon (again as root or via sudo) to speed up the OS booting process:

setupcon

Restart the device and enjoy your new keyboard layout.

Troubleshooting

You might need to install the keyboard-configuration package before executing the above commands. Install it at as root or with sudo:

apt-get install keyboard-configuration

Fonte: https://www.anavi.org/article/150/

[ ]'s

Postado

LNW,

Já tentei esse método também.

Na verdade o sistema está carregando o layout abnt2, pois o mapeamento das outras teclas como o ç estão configuradas corretamente.

O problema é especificamente com o mapeamento da tecla ?/ (no X também está assim). O código desssa tecla é o 111 (conforme informa showkey)

Para tentar resolver esse problema eu pequei o arquivo br-abtn2.kmap.gz e acrescentei essa linha:

keycode 111 = slash question

degree questiondown

E salvei o arquivo no diretório /usr/share/keymaps/i386/qwerty/ como br2-abtn2.kmap.gz. E assim, quando entro com o comando loadkeys br2-abnt2 ele configura a tecla ?/ corretamente. Mas só dá certo quando faço manualmente.

Até criei um link simbólico desse arquivo para substituir o br-abtn2.kmap.gz, mas não deu certo.

Também crescentei o comando em /etc/rc.local e não resolveu.

Postado

Consegui resolver, acrescentando o comando loadkeys br2-abnt2 em /etc/init.d/rc.local

valeu pessoal

Eu ia dizer pra você fazer isso, afinal é o que eu fazia no Arch... mas achei que não fosse funcionar porque não conheço nada de raspberrypi :P

Postado

@olliver.soul

Consegui resolver, acrescentando o comando loadkeys br2-abnt2 em /etc/init.d/rc.local
valeu pessoal

Na verdade vejo que o local mais adequado para essa inserção seria justamente aquele que você tentou inicialmente: /etc/rc.local

Eu sou mais versado no Slackware e por lá alguns scripts principais se encarregam de testar e rodar outros scripts específicos a determinadas tarefas. Não que seja proibido inserir comandos nesses scripts principais, mas acho que isso pode ir bagunçando com o sistema, principalmente se forem muitas inclusões.

Pelo que vi, esse /etc/init.d/rc.local (no Debian) faz o seguinte teste:

(...)PATH=/sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin . /lib/init/vars.sh. /lib/lsb/init-functions do_start() {        if [ -x /etc/rc.local ]; then                [ "$VERBOSE" != no ] && log_begin_msg "Running local boot scripts (/etc/rc.local)"                /etc/rc.local                ES=$?                [ "$VERBOSE" != no ] && log_end_msg $ES                return $ES        fi}(...)

Ele vai e testa se o /etc/rc.local tem os bits de execução ligados. Se sim, ele roda os comandos.

Dê uma conferida se não era isso...

[ ]'s

Postado

@LNW

Realmente, é melhor colocar o comando em /etc/rc.local

Fui tentar entender porque não tinha dado certo e percebi que eu tinha colocado o comando logo abaixo de exit 0. É por isso que não acontecia nada.

Agora coloquei o comando em /etc/rc.local antes de exit e deu certo. Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...