Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
renatobarato

Ajuda montar sistema surround.

Recommended Posts

Tenho esse seguinte modelo de rádio que pretendo usar como amplificador: http://jannisar.com.br/images/AiwaNSX-999MkII(8).JPG  É um Alwa NSX999. Ele vem com duas caixas de som médias de 6 ohms.

 

Tenho duas dessas caixas de som gradiente de 8 ohms: http://www.audiorama.com.br/gradiente/gradiente_MASTER78_usada_large.jpg

 

 

Quero usar as 4 caixas para montar um sistema surround. Na parte de trás do rádio eu tenho 4 saídas para caixa de som. As duas principais que são de 6 ohms e a saída surround que é de 16 omhs. A saída de 6 ohms eu posso ligar direto o fio positivo e negativo (vermelho e preto) de duas caixas de som. Na saída surround de 16 ohms tem apenas duas saídas RCA, uma para a caixa que ficaria na esquerda e uma pra caixa que ficaria na direita e uma para subwoofer.

 

Tenho várias dúvidas:

1- Em qual saída eu uso cada caixa de som? As duas caixas grandes de 8 eu coloco na saída surround para totalizar os 16 omhs? As duas caixas menores de 6 ohms que veio com o rádio eu coloco na saída normal de 6 ohms, é isso?

2- As duas caixas são ligadas pelo fio vermelho e preto, mas a saída surround eu posso colocar só um pino RCA, como eu faço pra fazer isso? O fio negativo e o positivo se juntam em um pino só?

3- Em que posição eu coloco as caixas? As maiores na frente ou atrás?

 

Desculpem, mas eu sou completamente leigo quando se trata de som, eu sei que se a potência da caixa for menor que a do amplificador ela pode queimar, não é o caso das caixas que eu tenho, pelo menos não as de 8 ohms já que as saídas são de 6 que eu estou usando no momento. Não sei como utilizar essas saídas de 16 ohms para o surround, visto que só tem 3 pinos, pro subwoofer, caixa da esquerda e caixa da direita.

 

Por favor, me ajudem em nome de Odin.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado,

 

Tem o manual do aparelho de som?

Caso não o tenha, procure na internet.

 

É preciso saber se essa indicação de "ohms" é para cada saída ou se é a soma de cada uma.

 

É preciso tomar cuidado para não queimar o aparelho de som!

 

Também é preciso verificar se a ligação das caixas funciona em série ou paralelo. Não se recomenda ligar mais de uma caixa de som no mesmo borne.

 

Como regra geral e primária, para evitar problemas, a impedância (ohms) do aparelho de som deve ser menor, ou, no máximo igual, à impedância da caixa.

 

Caixas de 8ohms ligadas em paralelo possuem impedância final de 4ohms, logo, só podem ser ligadas com segurança em saídas de no máximo até 4ohms também!

 

O que acontece se ligar em 8ohms? Pode queimar o aparelho de som.

É certo que queimará? Depende. Se você mantiver níveis bem baixos de volume, pode ser que nada aconteça...subindo o volume, a chance é grande.


A princípio, não é recomendável usar suas caixas de som de 8ohms nesse aparelho de 6ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Encontrei o manual https://www.manualowl.com/m/AIWA/NSX-999/Manual/251683

 

A saída de som normal é de fato 6 ohms, então acho que não tem problema colocar minhas caixas de 8 ohms nele, a diferença é pequena e a da caixa de som é maior que a do amplificador.

 

A saída surround é de duas entradas de 16 ohm, uma para caixa esquerda e uma parada direita. Se eu ligar as minhas duas caixas de 8 em série eu vou ter 16 ohms, o problema é que vão ter duas caixas ligadas no lado direito ou duas no esquerdo, a informação procede?

 

Que solução você me daria?

 

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renato,

 

Pode ligar a caixa de 8ohms no som.

A única ressalva é a perda na potência. Por outro lado, de forma geral, menos potência = menos volume = mais qualidade.

 

A saída surround pode ser usada da forma como você quer. Apenas tenha o cuidado de verificar se o adaptador possui ligação em série!

 

Não é muito recomendada a ligação de duas caixas no mesmo borne por questões de qualidade...mas vale o teste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×