Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
renatobarato

Ajuda montar sistema surround.

Recommended Posts

Tenho esse seguinte modelo de rádio que pretendo usar como amplificador: http://jannisar.com.br/images/AiwaNSX-999MkII(8).JPG  É um Alwa NSX999. Ele vem com duas caixas de som médias de 6 ohms.

Tenho duas dessas caixas de som gradiente de 8 ohms: http://www.audiorama.com.br/gradiente/gradiente_MASTER78_usada_large.jpg

Quero usar as 4 caixas para montar um sistema surround. Na parte de trás do rádio eu tenho 4 saídas para caixa de som. As duas principais que são de 6 ohms e a saída surround que é de 16 omhs. A saída de 6 ohms eu posso ligar direto o fio positivo e negativo (vermelho e preto) de duas caixas de som. Na saída surround de 16 ohms tem apenas duas saídas RCA, uma para a caixa que ficaria na esquerda e uma pra caixa que ficaria na direita e uma para subwoofer.

Tenho várias dúvidas:

1- Em qual saída eu uso cada caixa de som? As duas caixas grandes de 8 eu coloco na saída surround para totalizar os 16 omhs? As duas caixas menores de 6 ohms que veio com o rádio eu coloco na saída normal de 6 ohms, é isso?

2- As duas caixas são ligadas pelo fio vermelho e preto, mas a saída surround eu posso colocar só um pino RCA, como eu faço pra fazer isso? O fio negativo e o positivo se juntam em um pino só?

3- Em que posição eu coloco as caixas? As maiores na frente ou atrás?

Desculpem, mas eu sou completamente leigo quando se trata de som, eu sei que se a potência da caixa for menor que a do amplificador ela pode queimar, não é o caso das caixas que eu tenho, pelo menos não as de 8 ohms já que as saídas são de 6 que eu estou usando no momento. Não sei como utilizar essas saídas de 16 ohms para o surround, visto que só tem 3 pinos, pro subwoofer, caixa da esquerda e caixa da direita.

Por favor, me ajudem em nome de Odin.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado,

Tem o manual do aparelho de som?

Caso não o tenha, procure na internet.

É preciso saber se essa indicação de "ohms" é para cada saída ou se é a soma de cada uma.

É preciso tomar cuidado para não queimar o aparelho de som!

Também é preciso verificar se a ligação das caixas funciona em série ou paralelo. Não se recomenda ligar mais de uma caixa de som no mesmo borne.

Como regra geral e primária, para evitar problemas, a impedância (ohms) do aparelho de som deve ser menor, ou, no máximo igual, à impedância da caixa.

Caixas de 8ohms ligadas em paralelo possuem impedância final de 4ohms, logo, só podem ser ligadas com segurança em saídas de no máximo até 4ohms também!

O que acontece se ligar em 8ohms? Pode queimar o aparelho de som.

É certo que queimará? Depende. Se você mantiver níveis bem baixos de volume, pode ser que nada aconteça...subindo o volume, a chance é grande.

A princípio, não é recomendável usar suas caixas de som de 8ohms nesse aparelho de 6ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei o manual https://www.manualowl.com/m/AIWA/NSX-999/Manual/251683

A saída de som normal é de fato 6 ohms, então acho que não tem problema colocar minhas caixas de 8 ohms nele, a diferença é pequena e a da caixa de som é maior que a do amplificador.

A saída surround é de duas entradas de 16 ohm, uma para caixa esquerda e uma parada direita. Se eu ligar as minhas duas caixas de 8 em série eu vou ter 16 ohms, o problema é que vão ter duas caixas ligadas no lado direito ou duas no esquerdo, a informação procede?

Que solução você me daria?

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Renato,

Pode ligar a caixa de 8ohms no som.

A única ressalva é a perda na potência. Por outro lado, de forma geral, menos potência = menos volume = mais qualidade.

A saída surround pode ser usada da forma como você quer. Apenas tenha o cuidado de verificar se o adaptador possui ligação em série!

Não é muito recomendada a ligação de duas caixas no mesmo borne por questões de qualidade...mas vale o teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais