Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(Dúvida) Melhor forma de compartilhar wireless


Ir à solução Resolvido por Nicola Liberato Miranda,

Posts recomendados

Olá pessoal, alguém pode me ajudar com uma dúvida? 

 

Tenho planos de compartilhar a internet do meu irmão que mora na casa em frente a minha. Do ponto onde está localizado o roteador dele ao local que quero que o sinal chegue deve ter no máximo 80 metros, sendo que nossas casas tem uma distância máxima de 15 metros.  Há paredes mas não muitas ( 4 paredes e 2 muros baixos ).  Qual equipamento posso utilizar e quanto mais ou menos vou gastar pra fazer?..

 

Um diagrama simples que fiz pra ilustrar.

Gmf6gZp.jpg

 

Agradeço sugestões.

 

Obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, falta algumas informações (paredes + arvores + Bebedouros + Estantes). Faça um teste de campo com um notebook ou celular mesmo para medir o sinal do Wireless (aguarde alguns minutos na posição antes de mudar novamente). Dependendo do valor que quiser investir e facilidade de troca e configuração comece com um barato mesmo (R$ 50,00 ou menos) e se não conseguir um bom sinal utilize outro barato como "acess point - AP".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, falta algumas informações (paredes + arvores + Bebedouros + Estantes). Faça um teste de campo com um notebook ou celular mesmo para medir o sinal do Wireless (aguarde alguns minutos na posição antes de mudar novamente). Dependendo do valor que quiser investir e facilidade de troca e configuração comece com um barato mesmo (R$ 50,00 ou menos) e se não conseguir um bom sinal utilize outro barato como "acess point - AP".

 

Obrigado pela resposta. Não há muitos obstáculos, o que separa mesmo são as 4 paredes o os 2 muros..  O Sinal dele chega fraquinho até o meu portão aquele ponto a 20 metros. O Acesse Point chega a amplificar este sinal que chega?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esta é a utilidade dele também, mas deve ser colocado mais ou menos no meio do caminho. Há outras possibilidades como por exemplo utilizar um cabo de 2m no máximo entre o roteador e a antena dele para mudar o local, isso muitas vezes resolve, além é claro de mudar o tamanho da própria antena (2db, 5db, 7db). Se puder me dizer quanto deseja gastar posso informar a melhor solução. pois existem roteadores de R$ 50,00 até R$ 2 000,00 por exemplo. Já fiz isso umas "trocentas" vezes nos últimos 10 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esta é a utilidade dele também, mas deve ser colocado mais ou menos no meio do caminho. Há outras possibilidades como por exemplo utilizar um cabo de 2m no máximo entre o roteador e a antena dele para mudar o local, isso muitas vezes resolve, além é claro de mudar o tamanho da própria antena (2db, 5db, 7db). Se puder me dizer quanto deseja gastar posso informar a melhor solução. pois existem roteadores de R$ 50,00 até R$ 2 000,00 por exemplo. Já fiz isso umas "trocentas" vezes nos últimos 10 anos.

 

Não penso em gastar muito. 300 reais estaria de bom tamanho se for solucionar.

 

Quero fazer este compartilhamento pelo motivo da minha internet ser lenta e cara. No meu endereço a vivo informa que não pode fornecer mais do que 2mb por limitações na rede, porém o preço tá mais caro que a tecnologia da NASA, mais de 100 reais. Liguei reclamando e o máximo que consegui foi desconto de 40% por um ano. O Virtua da net não está disponível para meu endereço. A solução é compartilhar o virtua de 10 megas do meu irmão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. já pensou em colocar com fio, pelo menos uma parte do caminho. Digo mudar o roteador e o AP (Acess Point) para outros lugares, e assim diminuir a distância. Veja também, acredito que já possua um roteador na casa do seu irmão, veja qual o tamanho da antena se for externa e se é "rosqueável".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. já pensou em colocar com fio, pelo menos uma parte do caminho. Digo mudar o roteador e o AP (Acess Point) para outros lugares, e assim diminuir a distância. Veja também, acredito que já possua um roteador na casa do seu irmão, veja qual o tamanho da antena se for externa e se é "rosqueável".

 

Pensei no primeiro momento fazer com que o sinal dele chegue até o portão da minha casa e de lá eu cabear até o meu quarto.. O roteador dele é daqueles novos que a net disponibiliza para o combo (tv a cabo, telefone e internet), não tem antena, é interno.  Ele tem portas para cabo de rede. Pensei também puxar apenas os cabos, mas vai ficar feio fazer pela rua. Minha rua quase não tem fios, então ele ficaria cruzando sozinho. Se usar um roteador (destes de classe N com 3 antenas) como Acess Point eu poderia usar as portas para cabeamento para levar pra dentro de casa, ou estou enganado? Eu receberia o sinal via wifi e repassaria via cabo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Então tá. ========R))))))((((((((((AP--------PC.

=== cabo NET - este serviço a própria NET pode fazer de graça se o(s) cabo(s) não chegarem até onde você desejar.

R Roteador NET (em outro local mais próximo possível, mas na casa dele) - sem custo.

)))((( Sinal Wireless (para atravessar uma parede, rua, parede - sua casa por exemplo) - Grátis de novo.

AP Acess Point ou Roteador com possibilidade de ser utilizado como AP - R$ 180,00 aproximadamente

--- Cabo de rede do AP até seu micro por exemplo - R$ 2,00 o metro aproximadamente.

PC Seu micro.


Sobre o AP: utilizar um cabo de rede dele para o seu micro é possível mas muitas pessoas acham que AP significa só Wireless, cuidado na hora de explicar isso, mas já fiz desta forma também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tá. ========R))))))((((((((((AP--------PC.

=== cabo NET - este serviço a própria NET pode fazer de graça se o(s) cabo(s) não chegarem até onde você desejar.

R Roteador NET (em outro local mais próximo possível, mas na casa dele) - sem custo.

)))((( Sinal Wireless (para atravessar uma parede, rua, parede - sua casa por exemplo) - Grátis de novo.

AP Acess Point ou Roteador com possibilidade de ser utilizado como AP - R$ 180,00 aproximadamente

--- Cabo de rede do AP até seu micro por exemplo - R$ 2,00 o metro aproximadamente.

PC Seu micro.

Sobre o AP: utilizar um cabo de rede dele para o seu micro é possível mas muitas pessoas acham que AP significa só Wireless, cuidado na hora de explicar isso, mas já fiz desta forma também.

 

Acho que é uma boa solução, vou fazer desta forma. Muito obrigado pelo suporte, foi de muita ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!