Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
gravit

RESOLVIDO Duvida comprei um hd novo! format normal e instala ou format lol level e instala?

Recommended Posts

comprei hd novo devo formata ele normal e instalar? ou passa a format lol level e dps instalar ou mais básico ainda so instalar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

instalar o que? o windows? se for, nao ha necessidade nem de formatar ja que no instalador do windows você ja conta com o particionador e la você cria a particao ou particoes do jeito q você quiser

so devemos fazer a formatacao completa ou low level como você citou caso vá vender o hd e queira ter a certeza q nao ficarão dados no hd mesmo depois de formatado.. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes.

Não é "lol" level, é Low Level, e isso é feito somente na fábrica hoje em dia: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1090709-guia-definitivo-sobre-lowlevelformat-e-zero-fill-saiba-o-porqu%C3%AA-desse-tema-ser-usado-da-forma-incorreta/

Zero-Fill não é Low Level, como mostrado no meu tópico.

Há alguma razão para você querer fazer Zero-Fill? Você pode rodar um comando no Linux para zerar somente a MBR e consequentemente inutilizar qualquer código malicioso que estiver na superfície do disco, se essa é sua preocupação.

Zerar a MBR (encher ela de zeros) se livra de qualquer praga que esteja no HD ;)

Vamos primeiro identificar os discos.

Eu faço com um CD Live do Arch Linux. No meu caso, primeiro eu identifico o HD que quero zerar, com

fdisk -l

O resultado pra mim é

Disk /dev/sda: 931.5 GiB, 1000204886016 bytes, 1953525168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes

Perceba que eu deixei o "4096 bytes" em negrito, esse é o tamanho físico dos setores do meu HD. O 'dd' por padrão escreve nos setores com blocos de tamanho 512 bytes e isso leva quase 10 horas pra zerar meu HD inteiro, então se eu quiser zerar meu HD inteiro e acelerar o processo basta comandar o 'dd' pra usar setores de 4096 bytes (pareando com meus setores físicos), assim:

dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=4096

Pra zerar a MBR eu faço assim:

dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=512 count=1

Note que deixei o sda em negrito pois esse é o HD que quero zerar, identificado como sda.

Breve explicação sobre o DD:

dd é um apelido dado ao programa, pois ele pode destruir dados se usado incorretamente. (dd = data destroyer, ou "destruidor de dados")

if=/ especifica o arquivo/local de entrada. Pode ser qualquer arquivo (como uma foto JPG), pode até mesmo ser uma partição completa. Você pode copiar uma partição ou HD inteiro usando-os como entrada. Ex: if=/dev/sdX irá copiar todo o HD "X" para a saida que você desejar. Para copiar uma partição, basta usar o número dela como input, ex: if=/dev/sdX1. Substitua o sdX pelo seu HD já identificado, exemplo: sda

if=/dev/zero especifica que o arquivo de entrada é o arquivo /dev/zero, que é um arquivo cheio de "00000000" (por isso o termo ZERAR).

of=/ especifica o arquivo/local de saída. Pode ser qualquer arquivo (como uma foto), até mesmo uma partição ou HD completo.

Você pode copiar uma partição ou o HD inteiro usando-os como entrada e saída. Ex: if=/dev/sdX of=/dev/sdY irá copiar todo o HD X para a saída que você especificou, nesse caso sendo o HD Y.

if=/dev/zero of=/dev/sdX especifica que a entrada será "0000000" (zeros) e a saída será o HD X (o HD que você selecionar depois de identificar). O DD então preencherá a saída (HD X) com zeros, até que não haja mais espaço.

bs= especifica o tamanho do bloco, ou setor. O tamanho padrão dos setores que o DD escreve é de 512 bytes. Para tamanhos maiores, deve-se usar bs=tamanho-do-bloco, identificados com o comando "fdisk -l" (como lá em cima que expliquei).

count=1 vai logo depois do bs=512, e significa que apenas um setor (nesse caso, o primeiro) será escrito, e com tamanho de 512 bytes.

Então dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=512 count=1 vai encher o HD sda com zeros, com um bloco de 512 bytes.

Uma coisa importante é fazer BackUp da MBR assim que ela for criada, por questões de segurança, porque qualquer problema que der não precisa zerar ela e re-instalar o sistema (ou torcer pra que ele ache suas partições), é só restaurar o backup.

Pra criar um backup:
dd if=/dev/sdX of=/caminho-para-o-backup-da-mbr/mbr bs=512 count=1

Pra restaurar mais tarde:

dd if=/caminho-para-o-backup-da-mbr/mbr of=/dev/sdX bs=512 count=1

Para Zerar a MBR mas manter a tabela de partições para quando você quiser re-instalar o sistema mas não quer recriar as partições:

dd if=/dev/zero of=/dev/sdX bs=446 count=1

Assim só os primeiros 446 bytes são zerados, pois é ali que está o código mestre de boot, o resto é a tabela de partições.

Mais informações: http://www.linuxquestions.org/questions/linux-iniciante-8/learn-the-dd-command-362506/

https://wiki.archlinux.org/index.php/Master_Boot_Record#Backup_and_restoration

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se for instalar Windows ou Linux nele, faça como disse o parceiro madruga, nem precisa formatar porquê na instalação já irá ser formatado. Do contrario, uma formatação rápida basta.

Formatação low level é somente em caso de tentar recuperar/realocar bad blocks. Os dados ainda podem ser recuperados com qualquer tipo de formatação, até mesmo a low level.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado acabaram minhas duvidas. :) 

fiz essa pergunta porque antigamente quando comprava-se um hd novo devia fazer a primeira formatação normal no xp. mas obrigado

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais