Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
gravit

RESOLVIDO Duvida comprei um hd novo! format normal e instala ou format lol level e instala?

Recommended Posts

comprei hd novo devo formata ele normal e instalar? ou passa a format lol level e dps instalar ou mais básico ainda so instalar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

instalar o que? o windows? se for, nao ha necessidade nem de formatar ja que no instalador do windows você ja conta com o particionador e la você cria a particao ou particoes do jeito q você quiser

 

 

so devemos fazer a formatacao completa ou low level como você citou caso vá vender o hd e queira ter a certeza q nao ficarão dados no hd mesmo depois de formatado.. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes.

 

Não é "lol" level, é Low Level, e isso é feito somente na fábrica hoje em dia: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1090709-guia-definitivo-sobre-lowlevelformat-e-zero-fill-saiba-o-porqu%C3%AA-desse-tema-ser-usado-da-forma-incorreta/

Zero-Fill não é Low Level, como mostrado no meu tópico.

 

Há alguma razão para você querer fazer Zero-Fill? Você pode rodar um comando no Linux para zerar somente a MBR e consequentemente inutilizar qualquer código malicioso que estiver na superfície do disco, se essa é sua preocupação.

 

Zerar a MBR (encher ela de zeros) se livra de qualquer praga que esteja no HD ;)

 

Vamos primeiro identificar os discos.

 

Eu faço com um CD Live do Arch Linux. No meu caso, primeiro eu identifico o HD que quero zerar, com

fdisk -l

O resultado pra mim é
 

Disk /dev/sda: 931.5 GiB, 1000204886016 bytes, 1953525168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes

 

Perceba que eu deixei o "4096 bytes" em negrito, esse é o tamanho físico dos setores do meu HD. O 'dd' por padrão escreve nos setores com blocos de tamanho 512 bytes e isso leva quase 10 horas pra zerar meu HD inteiro, então se eu quiser zerar meu HD inteiro e acelerar o processo basta comandar o 'dd' pra usar setores de 4096 bytes (pareando com meus setores físicos), assim:

dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=4096

Pra zerar a MBR eu faço assim:

dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=512 count=1
 
Note que deixei o sda em negrito pois esse é o HD que quero zerar, identificado como sda.
 
Breve explicação sobre o DD:
 
dd é um apelido dado ao programa, pois ele pode destruir dados se usado incorretamente. (dd = data destroyer, ou "destruidor de dados")
 
if=/ especifica o arquivo/local de entrada. Pode ser qualquer arquivo (como uma foto JPG), pode até mesmo ser uma partição completa. Você pode copiar uma partição ou HD inteiro usando-os como entrada. Ex: if=/dev/sdX irá copiar todo o HD "X" para a saida que você desejar. Para copiar uma partição, basta usar o número dela como input, ex: if=/dev/sdX1. Substitua o sdX pelo seu HD já identificado, exemplo: sda
 
if=/dev/zero especifica que o arquivo de entrada é o arquivo /dev/zero, que é um arquivo cheio de "00000000" (por isso o termo ZERAR).
 
of=/ especifica o arquivo/local de saída. Pode ser qualquer arquivo (como uma foto), até mesmo uma partição ou HD completo.
 
Você pode copiar uma partição ou o HD inteiro usando-os como entrada e saída. Ex: if=/dev/sdX of=/dev/sdY irá copiar todo o HD X para a saída que você especificou, nesse caso sendo o HD Y.
 
if=/dev/zero of=/dev/sdX especifica que a entrada será "0000000" (zeros) e a saída será o HD X (o HD que você selecionar depois de identificar). O DD então preencherá a saída (HD X) com zeros, até que não haja mais espaço.
 
bs= especifica o tamanho do bloco, ou setor. O tamanho padrão dos setores que o DD escreve é de 512 bytes. Para tamanhos maiores, deve-se usar bs=tamanho-do-bloco, identificados com o comando "fdisk -l" (como lá em cima que expliquei).
 
count=1 vai logo depois do bs=512, e significa que apenas um setor (nesse caso, o primeiro) será escrito, e com tamanho de 512 bytes.
 
Então dd if=/dev/zero of=/dev/sda bs=512 count=1 vai encher o HD sda com zeros, com um bloco de 512 bytes.
 
Uma coisa importante é fazer BackUp da MBR assim que ela for criada, por questões de segurança, porque qualquer problema que der não precisa zerar ela e re-instalar o sistema (ou torcer pra que ele ache suas partições), é só restaurar o backup.
 
Pra criar um backup:
dd if=/dev/sdX of=/caminho-para-o-backup-da-mbr/mbr bs=512 count=1

Pra restaurar mais tarde:

dd if=/caminho-para-o-backup-da-mbr/mbr of=/dev/sdX bs=512 count=1

Para Zerar a MBR mas manter a tabela de partições para quando você quiser re-instalar o sistema mas não quer recriar as partições:

dd if=/dev/zero of=/dev/sdX bs=446 count=1

Assim só os primeiros 446 bytes são zerados, pois é ali que está o código mestre de boot, o resto é a tabela de partições.

 

Mais informações: http://www.linuxquestions.org/questions/linux-iniciante-8/learn-the-dd-command-362506/

 

https://wiki.archlinux.org/index.php/Master_Boot_Record#Backup_and_restoration

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for instalar Windows ou Linux nele, faça como disse o parceiro madruga, nem precisa formatar porquê na instalação já irá ser formatado. Do contrario, uma formatação rápida basta.

 

Formatação low level é somente em caso de tentar recuperar/realocar bad blocks. Os dados ainda podem ser recuperados com qualquer tipo de formatação, até mesmo a low level.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado acabaram minhas duvidas. :) 

fiz essa pergunta porque antigamente quando comprava-se um hd novo devia fazer a primeira formatação normal no xp. mas obrigado

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×