Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando segundo roteador


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

novamente venho a vocês implorando por ajuda. Eu tenho uma internet da Vivo Fibra de 100mb e eles colocaram um roteador branco em casa que tinha duas antenas e distribuia bem o sinal. Alguns meses depois eles trocaram para um roteador preto, sem antenas, e desde então minha família vêm me enchendo o saco pra melhorar o sinal Wi-Fi da casa. Como eu uso cabeado no meu computador, não sinto nenhum problema, mas minha mãe e irmão sempre reclamam de conexão fraca e quedas frequentes. 

 

O roteador que a Vivo colocou é um Sagemcom f@st 5340 TFN, usando um Modem da marca Blue Castle modelo BC-ONT1B.

 

Meu roteador antigo mesmo com uma internet pior pega o sinal quase na casa inteira de forma bem melhor, ele é um TP-Link WR841ND.

 

Queria saber se é possível utilizar esse roteador ao invés do que já vem da Vivo, o que é preciso fazer para eu usar os dois ou se é melhor eu usar um ou dois repetidores aqui no meu apartamento do que ter esse rolê todo pra executar essa mudança de roteadores.

 

Valeu pessoal, qualquer dúvida que tiverem para poder me ajudar perguntem que eu tento responder para vocês poderem me ajudar da melhor maneira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem simples.

Primeiro você acessa a central de rede e compartilhamento, de um pc ou note ou celular que esteja conectado no roteador da Vivo, e vê o IP que aquele roteador está fornecendo ao seu aparelho. No nosso exemplo, digamos que o seu aparelho tem o IP 192.168.25.17. Isso quer dizer que o seu gateway padrão é 192.168.25.1.

 

agora você reseta o TP-Link.

Liga o roteador na fonte de energia (só na fonte), pressiona o botão reset com um palito de dentes, durante dez segundos, e sem tirar a pressão, retira o cabo de energia. Pronto, o seu roteador tá do jeito que veio da fábrica.

Agora, você liga um cabo de rede numa das portas Lan do roteador, a outra ponta num notebook, e vai configurá-lo como Acess Point.

Desligue a rede sem fio do notebook, pra ele não acessar a internet pelo roteador da Vivo que já está aí.

Agora acesse a rede local, (sem internet), e veja o IP que o roteador TP-Link atribuiu ao notebook. Veja também o gateway padrão IPV4.

 

Tendo o gateway padrão, digite o mesmo no seu navegador, só os numeros e os pontos. P. Ex, 192.168.0.1 

Vai aparecer um quadro de login do roteador, onde você vai digitar "admin", sem as aspas, tudo minusculo, para login e senha. 

 

Já na página de configuração, do lado esquerdo, na quarta linha, tá escrito Interface LAN / WAN. Clique lá e vai ver Tipo de Conexão: IP Dinamico, 

e em vermelho: Porta WAN desconectada! Basta clicar em Salvar, que tá tudo certo.

Agora clique em LAN, e coloque um IP do qual vai se lembrar, para acesso futuro. E que pertença à rede da Vivo. Eu uso sempre o 100. Assim, no nosso exemplo, digite o IP de Lan como: 192.168.25.100. Deixe a mascara como estava, e clique em Salvar. O roteador vai se desligar e ligar novamente. Leva uns dois minutos. Agora com um IP diferente.

Então você volta lá na Central de rede e compartilhamento, olha o gateway novo (aquele que você acabou de colocar), e digita de novo no navegador.

Faz login de novo, usando admin para login e senha, e continua o serviço.

 

Agora clique em Wireless. Na Quinta Linha.

De um nome pra sua rede. De preferência, que identifique ela como sendo a do TP-Link. Por exemplo, se a sua rede wi-fi se chamar VivoWL, coloque VivoWL2. Região Brasil, Modo 11bgn mixed, largura do canal: automatico, e canal: automatico. Marque Habilitar o radio do Roteador Wireless, Habilitar transmissão do SSID, e deixe desmarcado o Habilitar WDS.

Agora clique em Segurança, na sétima linha do lado esquerdo, escolha WPA-PSK/WPA2-PSK , e coloque a mesma senha do wifi do roteador da Vivo. Clique em Salvar novamente.

Agora clique em DHCP, acho que é a 11ª linha, e desative. Ou seja, marque Desabilitado.

Clique em salvar. O roteador TP-Link vai se reiniciar novamente.

Agora você não tem mais rede.

Desligue o cabo de rede do notebook, leve-o até o roteador da Vivo, e ligue aquela ponta do cabo numa das 4 portas Lan do roteador da Vivo. Ligue a energia do TP-Link. 

E tá tudo pronto. Pode ligar a rede sem fio do notebook, que ele vai achar a rede wifi do TP-Link. 

Simples, né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!