Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

A ideia é: Quando apertar e segurar um botão, o relé ligue e desligue. Quando soltar o botão, ele liga e desliga novamente. Parecido como os circuitos de trava elétrica.

Será que alguém tem uma ideia pra ajudar? Pode ser um circuito bem simples com capacitores e transistores.

Obrigado pela atenção

• Membro VIP
Postado

Não pensei em nada mais simples que isso. Pra usar capacitores de menor valor, só mesmo usando 2 transistores pra acionar o relê. Estes valores do esquema têm que ser experimentados porque dependem da resistência da bobina do relê,

post-387879-0-31467000-1432123011_thumb.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

10 @_xyko_ !

acho que pode ser tudo 10k e não precisa do diodo no relé

abç

Então... vai depender do tempo (largura) do pulso que ele quer.

Os 2 de 100K poderiam ser diodos polarizados inversamente (anodos ao GND) pra descarregar mais rápidamente os capacitores.

Quanto ao diodo da bobina... é o vício...heheh

• Curtir 1
Postado

Fiz o esquema no proteus e o relé atraca uma vez só quando fecho a chave. Tenho um simulador para jogos e quero fazer a manopla do Scania 124 funcionar exatamente como o caminhão real.

Quando subir o botão, o relé bate e volta e se descer o botão ele bate e volta novamente. Isso server para os dois botões. Dentro da manopla tem duas micro chaves com um comum para os dois botões.

Tenho uma trava eletrica com defeito aqui, por isso ela funciona do jeito que eu quero.

1.727.377.jpg

• Membro VIP
Postado

Os 2 de 100K poderiam ser diodos polarizados inversamente (anodos ao GND) pra descarregar mais rápidamente os capacitores.

então faça isso que dá certo.

Também pode diminuir os R pra 3k3 p.ex.

abç

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Liga e trava ou liga e demora a desligar?

Se trava, os caacitores podem estar com polaridade invertida. Se tiver correto, não tem como não desligar, mesmo que demore um pouco. Se demorar, leia os posts anteriores.

• Membro VIP
Postado

Está usando chave reversível como está no esquema?

Coloque diodos como dito no post #4 e faça um teste.

Se mesmo assim houver problema, terá que usar transistores para chavear o relê.

Daí os capacitores cairão para algo en torno de 1uF.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!